Produtores se organizam para mobilização contra o Funrural em Brasília no início de maio

Publicado em 03/04/2017 17:32
Confira a entrevista com Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR
Saiba o impacto da cobrança do funrural para médios produtores. O tributo vai inviabilizar novos investimentos no agro

Podcast

Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR

Download

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, por seis votos a cinco, a constitucionalidade da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), que incide sobre 2,1% da renda bruta dos produtores rurais. Com isso, a notícia caiu como uma bomba para produtores como Valdir Edemar Fries, de Itambé (PR), que já realizou as contas do impacto que essa cobrança poderia trazer para o seu negócio.

De acordo com Fries, os números são preocupantes e tiram a capacidade do investimento futuro. Mesmo com os preços atuais da soja e do milho em baixa, o produtor teria de recolher R$34.227,00 anuais, sendo que de Imposto de Renda (IR), ele paga apenas R$10.000,00.

Ele lembra que há quase 1500 ações coletivas protestando contra a forma de pagamento. Ao mesmo tempo, avalia também que a decisão do STF pode ter sido mais política do que técnica, já que alguns ministros mudaram seus votos de última hora, o que leva a acreditar que "algum entendimento diferente houve".

Para Fries, os produtores, neste momento, devem entrar com um embargo declaratório para ganhar tempo e tentar alterar esses votos. Na quarta-feira, mais de 40 advogados estarão reunidos em Brasília (DF) para definir os caminhos a serem tomados. Ele lembra da lei do emplacamento dos veículos agrícolas, que foi alterada mesmo após a sanção presidencial.

No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, os produtores rurais também irão realizar uma manifestação simbólica na capital federal. Dentre as ações, deverá haver uma queima de boletos em frente da sede da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), protestando contra a forma de contribuição para a entidade, que é sobre o valor da terra.

Por fim, Fries lembra ainda que, mesmo com a contribuição do Funrural paga, os produtores poderão se aposentar apenas com um salário mínimo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário