Obstáculos do agro serão superados com a aprovação das reformas no Brasil, diz Fava Neves

Publicado em 07/04/2017 10:52
Confira a entrevista com Marcos Fava Neves - Professor da FEA
No setor agrícola, um dos destaques deverá ser a cana-de-açúcar. As três frentes da cultura - açúcar, etanol e energia - deverão ter grande participação na reestruturação econômica do Brasil. O país precisa rever sua moral, valores e princípios, diz professor da FEAUSP.

Em um momento de transição para o Brasil, o professor da FEA USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), Marcos Fava Neves, em entrevista ao Notícias Agrícolas, afirmou que o país precisa investir cada vez mais em planejamento com ações de longo prazo, deixando para trás medidas imediatistas. "Ainda não fazemos planos estruturantes de 5, 10, 15 anos". 

Para Neves, as mudanças mais profundas - principalmente na política - virão somente a partir de mudanças na educação, na mobilização das bases e na eleição de pessoas comprometidas, verdadeiramente, com o trabalho. "Precisamos de 
um choque de moral, ética valores e princípios no Brasil para transformar essa sociedade", afirma o professor. 

O presente momento de 2017 já se mostra, como explica o professor, muito melhor politica e economicamente em relação ao mesmo período de 2016 e parte desta responsabilidade vem do presidente Michel Temer, "que apesar de não ter levado meu voto, está tomando medidas adequadas", diz. Este ano, portanto, deverá ser lembrado pelas grandes reformas observadas no país, já tendo duas aprovadas - a dos gastos do estado e da lei de terceirização - e na sequência, a previdenciária e a política. 

Nesse cenário, principalmente com a volta do crescimento da economia brasileira, a chance de se eleger uma "aventura" em 2018 é bastante restrita, ou seja, a volta a um 'socialismo' estaria muito limitada. Sobre a presença de Jair Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais, o professor afirma que sua presença na corrida é muito importante para que se denuncie o extremismo do lado esquerdo. "Mas não acredito que ele não ganhe um segundo turno com um político com mais perfil de gestor", lembra. 

"Temos, no ano que vem, três grandes possibilidades: eleger um político tradicional no perfil do governador de São Paulo, eleger alguém do sistema econômico, e acho que o Henrique Meirelles tem chance se a economia voltar a crescer, ou eleger um empresário de sucesso", acredita Fava Neves. 

Oportunidades do AGRO

Dentre as oportunidades que o agronegócio brasileiro pode trazer à economia nacional, o professor destaca a importância da cana-de-açúcar. A cultura estaria entrando em seu terceiro grande ciclo, com uma base ambiental, com o programa RenovaBio. Nos dois anteriores - na década de 1970 e no início dos anos 2000 - as bases foram econômica e tecnológica. 

"O Brasil precisa cumprir a meta que colocou na Conferência de Paris, no fim de 2015, e isso significa produzir, até 2030, 54 bilhões de litros de etanol. O mercado do açúcar vai continuar crescendo, então, estou prevendo que teremos a retomada do desenvolvimento econômico também puxado pela cana, pelas novas unidades e pela novas áreas que têm que se agregadas. Calculamos isso com um investimento que vai trazer grande retorno para a sociedade brasileira", explica. 

As três frentes da atividade devem trazer bons resultados para a economia, açúcar, etanol e energia. "O investimento, entre o agrícola e industrial, de R$ 30 a R$ 35 bilhões. Esse é o investimento até lá, mas com dois anos de tributo do setor - 2030 e 2031 - representa mais do que todo o investimento necessário", diz Fava Neves. 

Ainda segundo o professor, parte dos grandes obstáculos que o agronegócio brasileiro ainda têm de superar serão superados com a aprovação e liberação das reformas estruturais pelas quais o Brasil ainda vai passar. "É hora de o Brasil ser passado a limpo e se tornar uma grande nação. A única oportunidade para a sociedade brasileira é pelo agronegócio", conclui. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário