Entenda a decisão do STF sobre a cobrança do Funrural em vídeo da Aprosoja-MT

Publicado em 11/04/2017 17:34
Confira a entrevista com Endrigo Dalcin - Presidente Aprosoja/MT
Aprosoja Brasil busca solução jurídica e política para contornar cobrança do Funrural

Aprosoja Brasil busca solução jurídica e política para contornar cobrança do Funrural 

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela constitucionalidade da cobrança do Funrural foi política e não jurídica. A manifestação foi feita pelo presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, durante reunião entre presidentes da Aprosoja nos estados e representantes de outras entidades nesta quinta­feira (6/4), na sede do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), em Brasília. Marcos da Rosa lamentou a decisão dos ministros do STF, que já haviam julgado casos anteriores e se manifestando contra a cobrança.

“Por que chamamos de decisão política? Porque os ministros já haviam se manifestado pela inconstitucionalidade do Funrural. E nós acreditávamos nisso. Tanto que o placar foi 6 a 5. E ministros do Supremo, que conhecem a realidade e que entenderam este processo, votaram ao contrário das percepções que eles tinham no começo. A grande dor do produtor rural é que não foi uma decisão jurídica. Foi uma decisão política,” afirmou.

Participaram do encontro os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Arlindo Moura, representantes da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e presidentes da Aprosoja nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e Distrito Federal.

Também prestigiaram o encontro os deputados Nilson Leitão (PSDB­MT) e Tereza Cristina (PSB­MS), respectivamente presidente e vice da vice­presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e o deputado Luis Carlos Heinze (PP­RS), que é autor de um projeto de lei (PL 8448/2011) que isenta os produtores da cobrança.

As entidades do setor agropecuário decidiram que vão aguardar a publicação do acórdão com a decisão do STF para definir as próximas ações. Nesta semana, uma comitiva formada por advogados, parlamentares e representantes do IPA se reuniu com os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes para buscar soluções jurídicas ao impasse. E em abril deve ocorrer uma audiência pública com membros da FPA no Congresso Nacional para debater o assunto. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
TV Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    Na briga por mercados, vale tudo...

    0