Meirelles vai à FPA e diz que governo não abrirá mão da cobrança do Funrural aprovada pelo STF, mas diz ser possível negociar

Publicado em 26/04/2017 16:03
Confira a entrevista com Luis Carlos Heinze
Deputado considera renegociação da dívida complexa e pondera que ideal é isentar cobrança passada e reformular recolhimentos futuros

Podcast

Luiz Carlos Heinze - Deputado Federal

Download

 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) informou, em primeira mão, que está confirmada, para o próximo dia 3 de maio, uma audiência pública conjunta entre deputados, senadores, ministérios da Fazenda e Agricultura, além das entidades que representam os produtores. A audiência será realizada a partir das 9h na sala Petrônio Portela e irá tratar da polêmica em torno do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural).

A audiência aproveita a presença dos produtores rurais em Brasília, que estarão reunidos desde o dia 1º para se manifestar contra a cobrança do tributo, em especial, contra a cobrança do passivo dos últimos anos. Heinze informa que a sala tem capacidade para 500 pessoas senatadas e convoca a todos aqueles produtores que puderem para marcar presença.

Ontem à noite, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, esteve na Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). Os deputados conversaram abertamente com o ministro, mostrando as dificuldades que terão com a bitributação, mas o ministro se manteve firme na posição de cobrar o que foi definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A recomendação, entretanto, foi para que os deputados se reunissem com outros setores do Governo Federal, como a Procuradoria Geral da Fazenda e com o advogado da Casa Civil. Heinze destaca que está buscando agenda com esses setores e que espera, em breve, poder levar o questionamento a eles.

O ministro da Fazenda se mostra disposto apenas a uma modulação - ou seja, uma negociação que pode ocorrer de várias formas. Mas Heinze destaca que "esse ponto ainda não serve para a FPA" e que as saídas continuarão a ser buscadas. O objetivo é esquecer o passivo. Com isso, ele lembra também que possui um projeto que acerta o Funrural daqui para a frente, composto por duas emendas e uma Medida Provisória (MP), isentando os produtores do passivo e liberando o dinheiro de quem tem depositado.

Amanhã, haverá também uma reunião presencial com vários advogados que tratam do tema, além das assessorias de senadores e deputados que tratam dos assuntos e da assessoria de entidades. Advogados de grandes empresas ligadas ao setor também possuem conhecimento dessa ação e querem ver se, juridicamente, há a possibilidade de buscar uma saída no legislativo, no executivo ou na própria decisão do STF, já que o acórdão ainda não foi publicado.

O deputado destaca que são mais de 10 situações diferentes no caso do Funrural e que será complexo para ajustar todas elas. Por isso, ele conclama a entidades para apresentar ideias e propostas para que, nos próximos dias, esse futuro possa ser decidido.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário