Produtores não podem assumir uma dívida que não é deles e cancelamento de passivo surge como a melhor decisão para o impasse

Publicado em 03/05/2017 15:40
Confira a entrevista com Valdir Edemar Fries - Produtor Rural - Itambé-PR
Proposta de cancelamento do passivo do Funrural foi apresentada pelo senador Ronaldo Caiado durante audiência pública em Brasília

O produtor rural Valdir Edemar Fries, de Itambé (PR), que está, neste momento, em Brasília, conversou com o Notícias Agrícolas para comentar os resultados da Audiência Pública que debateu o Fundo de Apoio Ao Trabalhador Rural (Funrural) na manhã desta quarta-feira (3).

Fries lembra que essa audiência foi antecedida por um período no qual os produtores não se conformaram com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e que a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e a Comissão de Agricultura do Senado atendeu a todos os produtores prontamente e marcou essa audiência pública.

Nos dias 1 e 2 de maio, quando alguns produtores como Fries já se encontravam na capital federal, discussões foram feitas e uma pauta foi definida, que resultou em um projeto de lei protocolado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que pede a remissão das dívidas do passivo e também apresenta soluções para as questões futuras do Funrural. E hoje, após todo o pedido dos produtores, a Audiência foi marcada por argumentos de que os produtores não poderiam assumir uma dívida que não é deles, uma vez que o STF já havia decidido anteriormente pela inconstitucionalidade.

De acordo com o relato de Fries, os produtores aplaudiram de pé a FPA, apontando que o projeto de lei de Caiado veio de encontro com o que o setor almeja. O projeto de lei ainda visa discutir se a cobrança deve ser feita sobre a folha de pagamento ou sobre o faturamento bruto, além de uma redução na alíquota também ser estudada.

O produtor comenta, ainda, que a aprovação da reforma trabalhista isentaria os produtores da contribuição compulsória para a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), que se posicionou contra os interesses dos produtores na questão do Funrural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário