Adequação à legislações e normas também compromete renda do produtor

Publicado em 12/05/2017 11:21
Confira a entrevista com Mauro Osaki - Pesquisador do Cepea/Esalq
Reserva financeira das últimas safras foi empregada em adequação das propriedades, para que os produtores evitassem prolemas mais sérios mais adiantes. No entanto, nesta temporada os preços seguem pressionados, as vendas caminham lentamente, o câmbio segue baixo e os investimentos acabam comprometidos. Proposta é aproveitar a crise para mudar o modelo.

Os produtores reclamam, cada vez mais, de uma falta de renda. As safras são cheias, com altas produtividades, mas os produtores reclamam que não sobra dinheiro para a próxima safra.

De acordo com Mauro Osaki, pesquisador do Cepea/Esalq, os produtores têm razão de reclamar. Foram três anos de rentabilidade baixa e agora, os produtores que fizeram investimento na safra passada precisam saldar os seus investimentos.

Muito desse dinheiro também é implantado para melhorias na fazenda para atender às necessidades ambientais, como o próprio Cadastro Ambiental Rural (CAR). Osaki destaca que alguns produtores cometem exageros nesses investimentos que vão além da necessidade de adequação.

Neste instante, há cenários distintos: produtores mais racionais, que ainda têm saldo positivo e produtores que erraram um pouco e estão passando mais apertado.

Para o pesquisador, é preciso refazer o processo e repensar o modelo. Algumas alternativas que protejam a rentabilidade, como contratos futuros de opção e armazenagem, são algumas das alternativas que ele destaca para se fazer isso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário