Livro desmistifica uso de agrotóxicos e faz um contraponto com a produção de orgânicos no Brasil e no mundo

Publicado em 14/07/2017 16:55
1404 exibições
Jornalista Nicholas Vital, lança o livro "Agradeça aos Agrotóxicos Por Estar Vivo" e reacende discussão sobre o uso de defensivos na agricultura
Confira a entrevista com Nícholas Vital - Jornalista

Podcast

Confira a entrevista com Nícholas Vital - Jornalista

Download

 

Nesta sexta-feira (14), o Notícias Agrícolas entrevistou o jornalista Nicholas Vital, que está lançando o livro "Agradeça aos Agrotóxicos Por Estar Vivo".

Vital conta que o título do livro é polêmico, mas que o conteúdo é ponderado, baseado em pesquisas científicas e na opinião de diversos especialistas. Ele defende um debate mais equilibrado entreos produtos orgânicos e convencionais.

Os orgânicos representam apenas 1% da alimentação do mundo, enquanto os convencionais, 99%. Ele destaca que há um debate desequilibrado nesta questão.

Ele acredita que sua experiência como jornalista de agronegócio e a realidade vista nas fazendas o motivou a escrever este livro, no contraponto das notícias absorvidas na cidade de que os produtos convencionais deveriam ser substituídos pelos orgânicos.

Entrevistando os especialistas para seu livro, ele descobriu que não é possível fazer a produção de alimentos sem o uso desses produtos. Ele salienta a população urbana, em parte, não tem conhecimento deste ponto - portanto, o tom do livro é tranquilizador frente ao discurso que existe contra os defensivos agrícolas.

"O agrotóxico é um defensivo químico e ele precisa ser manejado com cuidado", aponta Vital. No Brasil, menos de 15% dos agricultores usam esses produtos sem os EPIs completos. Desde que sejam seguidas as boas práticas, os defensivos são como remédios: é necessário aplicar a quantidade certa e colher no tempo certo para obter uma quantidade segura do produto nos alimentos, que não causa problemas para a alimentação humana.

Entretanto, ele lembra que tanto os orgânicos quanto os convencionais podem causar problema. O livro, portanto, salienta a necessidade das boas práticas para a produção agrícola em geral.

O livro, além de ser direcionado para a população urbana, traz argumentos que também são importantes para os agricultores se defenderem frente a essa questão.

A partir da próxima semana, o livro, que só possui venda online neste momento, estará disponível também nas livrarias.

 

Tags:
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário