Desabafo de agricultor do RS expõe a dura realidade da produção agrícola no Brasil e viraliza na internet

Publicado em 06/10/2017 11:54

LOGO nalogo

Ontem (5) à tarde, o produtor rural Giovani Weber, de Santa Cruz do Sul (RS) divulgou um vídeo em sua rede social sobre os custos de produção que estão envolvidos na cadeia do agronegócio.

Ele conta ao Notícias Agrícolas que fez o vídeo pensando em "mostrar as dificuldades enfrentadas para produzir alimentos no país". Em questão de uma hora, ele chegou a 25 mil compartilhamentos e mais de mil comentários.

Weber está localizado em uma região de agricultura familiar e tem uma produção diversificada em sua propriedade, que conta com tabaco, leite, ovos, suínos e hortaliças.

Ele, que sempre viveu em colônia, salienta que "tudo o que puder mostrar para facilitar o dia a dia do campo, procura fazer" - e essa também é uma das motivações para ter realizado o vídeo. O produtor sustenta o argumento de que "uma agricultura forte é um país mais forte ainda".

Assista ao desabafo de Weber no vídeo abaixo:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

7 comentários

  • roberto andrea maffessoni Cascavel - PR

    ate quando vamos aceitar, produzir em vermelho. ? sem uma politica agricola decente, com proteção ao produtor e não ao gastador ? um juro abaixo do selic ?, com menos custo de burocracia ?, com seguro mais protetor e mais barato ?,

    0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    Vejo muitos agricultores de CAMIONETAS... A minha cidade, que e' Sao Miguel Arcanjo, esta' cheia... Os grandes agricultores plantam milho/trigo/soja/feijao/ eucalipto/leite em grande escala... Os de agricultura familiar plantam uva/flores/frutas/verduras/especiarias... Todos andam de camioneta, menos os caras que tiram 200 litros de leite/dia...

    30
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Peço Perdao muitos dos grandes produtores mencionados acima , tambem sao da AGRICULTURA FAMILIAR para poder usufruir emprestimos a juros subsidiados ---

      15
    • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

      Sr. Carlos Meloni veja o comentário do CRISTIANO BURTULI que o Sr poderá entender um pouco de agricultura..

      particularmente eu acho que o Sr tem mesmo e uma bela preguiça de trabalhar e muita inveja de quem começa trabalhar as 4.00 horas da manhã e para quando ja e noite vc. tem essa coragem?

      8
  • carlo meloni sao paulo - SP

    MARCO ANTONIO, o senhor transmitiu a regra da OTIMIZAÇAO, ou seja quem planta mlho e soja precisa plantar no minimo 400 hectares para diluir o custo da colhetadeira, tratores, semeadeiras... O cara que quiser plantar 5 hectares para colher na mao etc e' evidente que, ao fazer a conta dos custos, descobre que toma na cabeça... Nao adianta xingar o governo ou xingar Deus pela injustiça, você tem que sentar com calma, fazer uma analise, e uma autocritica... PORQUE A CULPA E" SUA E NAO DOS OUTROS... O IGNORANTE, O INCOMPETENTE, O CARA DE CEREBRO LIMITADO, NUNCA ACHA QUE A CULPA É DELE... A CULPA E" SEMPRE DOS OUTROS... NOS COMENTARIOS DO MARCO ANTONIO TEM 3 INTELIGENTES e 48 TONTOS ...

    30
    • Heber Marim Katuete - PY - PI

      O que inviabiliza a atividade principalmente dos pequenos produtores não é somente o preço de venda dos produtos, mas a falta de retorno da alta carga tributária que é utilizada para sustentar uma corja de ladrões interessados nos seus particulares interesses... A análise de retorno é uma ferramenta extremamente necessária, porém, vale lembrar que os custos abusivos de insumos, a falta de uma política agrícola séria, com incentivos aos verdadeiros produtores, garantia de um preço mínimo, mesmo que seja baixo, segurança em todos os sentidos, inclusive patrimonial, um conjunto de porcarias de leis trabalhistas que favorecem os vagabundos que querem que o trabalhador os sustentem sem trabalhar, falta de infraestrutura, tudo que poderia ser implantado por um governo sério e não é... E deve se sentar com calma??? Temos governantes nos roubando e sentar com calma??? Tem que parar esse país... O poder que o agricultor tem nas mãos... Não somos animais para ser chicoteados e fazer o que querem... O Brasil está essa ... por causa de pessoas que acham melhor ser vagabundo calado assistindo futebol, carnaval, BBB e consentem com apenas uma análise superficial de retorno de investimento...

      2
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Em um país cujo desemprego e o ócio atinge 30% da polpulação e a diferença entre o preço recebido do produtor e o pago ao consumido é maior que o dobro ,convenhamos que tem muito a ver com governo sim.

      1
  • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

    Parabens; Geovani Vc. e um agricutor de muita coragem num pais dominado por policos desonestos!

    Que deus te abencoe vc. e sua familia sempre!

    0
    • mauro rodrigues Londrina - PR

      Sr. Marco Antonio, paises de primeiro mundo tem alimentos de qualidade a baixo custo, sim, mas tambem tem adubos, sementes, defensivos , oleo diesel e maquinas agricolas a baixo custo... o agricultor brasileiro tambem produz alimentos de qualidade como nos paises de primeiro mundo, a diferença é que o nosso custo de produçao é muito mais alto.

      1
  • joão Lunardi SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MT

    Não tiro tua razão amigo.... pai de família e produtor... nas ficaria melhor se fizesse as contas considerando os valores descontados os custos . No caso de milho onde o custo para produzir um saco de 60 kg está por volta de 15,00 (reais na minha região) e vendemos a 17,00 ou seja ..precisariamos de 102 sacos de milho de 60 kg para pagar 57 litros de diesel . Ficaria mais impactante e realista . Abraço e que Deus abençoe a voce e sua família.

    2
  • cordelio antonio lacerda Cristais - MG

    Emocionante!... esse depoimento é de um brasileiro que mata um leao todo dia para produzir alimentos pra esse país... O país das propinas, o país da lava-jato (que nao da em nada)... Bandidos solto estao pra todo lado, roubando bancos, sitios e fazendas a ponto de ninguem aguentar mais..., nosso Brasil esta virando o pais da bandidagem sem puniçao!

    6
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Esta é a pura realidade em todas as cadeias produtivas... No caso específico do Produtor desta matéria , não cabe um método a economista querer explicar que a economia de alta escala ou baixa escala . A linguagem nossa do pequeno , médio ,ou grande tem que produzir para gerar alimento . Se este parar como é a sugestão dos chamados economistas que é parar ou mudar a atividade . Saí dessa você deveria era estar ao lado destes que levam alimentos é geram empregos .

      Você deve ser um destes que são os consultores que mamam nas empresas que na realidade ajudam sim é acabar com muitos empregos , são os corvos do setor produtivo juntamente com estes Políticos bandidos .

      2