Chance de cura do câncer de mama chega a 95% quando diagnóstico é feito no estágio inicial

Publicado em 26/10/2017 07:24 e atualizado em 26/10/2017 10:24
Confira a entrevista com Andrea Sousa Cordeiro - Analista de Mercado da Labhoro Corretora
Outubro Rosa: Câncer de mama é o segundo mais comum em mulheres, mas também acomete homens. Prevenção é a palavra chave. Importantes regiões produtoras como Balsas (MA), Jataí (GO), Unaí (MG) e Júlio de Castilhos (RS) oferecem tratamento na rede pública de saúde. Novembro azul reforça a importância da conscientização do câncer de próstata aos homens.

LOGO nalogo

Andrea Sousa Cordeiro, analista de mercado da Labhoro Corretora, destaca a importância da prevenção ao câncer de mama, neste mês de outubro rosa, em que fazer o auto exame tem cerca de 95% de chance de cura, quando a descoberta é feita no estágio inicial. O câncer de mama é não um tema que devemos tratar como um assunto exclusivamente feminino, pois todos devem estar engajados na prevenção da doença. Além disso, cerca de 65% dos casos diagnosticados de câncer  de mama, as mulheres conseguiram prevenir fazendo exame de toque, por isso não pode ser tratado com preconceito.

O câncer de mama é uma  das formas mais comuns de câncer que acomete as mulheres, sendo o primeiro tanto em homens quanto em mulheres é o câncer de pele.  Nos homens o câncer de próstata é o segundo que mais afeta, que em novembro se previne contra a doença. Os dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer)  cerca de 25% dos câncer em mulheres no mundo são de mama, o que não torna exclusivo apenas em mulheres,  pois pode afetar o sexo masculino também. O dado mais recente divulgado pelo o INCA, em 2013, cerca de 181 homens  morreram vitimas de câncer de mama.

 O Ministério da Saúde tem um protocolo que acaba colocando o exame de mamografia sendo obrigatório a partir dos 50 anos, porém tem outras entidades como a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) adverte que mulheres com 40 anos devem fazer o exame de imagem anualmente.  Primeira a mulher deve fazer o exame de toque, como prevenção, caso descoberta de qualquer alteração,  procure por um médico, pois as chances de cura são maiores.     

Andrea fez um levantamento das cidades que são essenciais agrícolas e que fazem a prevenção do câncer de mama, entre os municípios está Balsas que tem 95 mil habitantes, que está localizada no estado do Maranhão, que combate a doença com campanhas de prevenção durante o ano todo. A cidade recebe uma verba mensal para realizar os exames de mamografia, na qual utilizam o protocolo sugerido pelo Ministério da Saúde,  em mulheres a partir dos 50 anos. Porém, quando tem a suspeita de alguma alteração é adotado outro protocolo, e dependendo da verba é autorizado os exames de mamografia. Nos casos de diagnósticos positivos, as pacientes são encaminhadas para o hospital na cidade de Imperatriz, neste caso a Prefeitura de Balsas oferece todo o subsídio de transporte e ajuda de custo.

No Centro-Oeste em Goiás, a cidade de Jataí com 98 mil habitantes, em 2015 registrou 5 casos de câncer de mama, já em 2016 foram 9 casos registrados, o município ainda não fez o acompanhamento deste ano.  A cidade também conta com muitos exames preventivos, entre eles o câncer de colo de útero e o auto exame, além disso quando tem uma suspeita a cidade conta com um médico citologista que verifica a necessidade de uma biópsia.

O município de Unai que tem 85 mil habitantes, que fica no estado de Minas Gerais,  durante todo o mês de outubro a Prefeitura contrata um médico para fazer 150 exames de ultrassonografia. A cidade realizou só neste ano, 1.275 exames de imagem, sendo que 3 deram diagnóstico positivo para câncer de mama, as pacientes são atendidas em hospitais de referência.

Em Júlio de Castilho, no Rio Grande do Sul, realiza um trabalho durante todo o mês de outubro, em que fazem palestras didáticas com mulheres que se curaram da doença. A cidade também conta com uma cota de mamografia bem alta, na qual realizam 80 exames mensais.

A palavra de ordem é a prevenção e os cuidados devem ser durante o ano todo. O alerta agora é para o Novembro Azul, que é a prevenção contra o câncer de próstata.  

 

Outubro Rosa - Labhoro Corretora

Câncer - Fonte: INCA

Fonte: INCA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Waylle França Recife - PE

    Não se previne câncer de mama com mamografia! A prevenção do câncer, seja de qual tipo for, só é possível através de uma alimentação saudável e desintoxicante.

    15
    • Andrea Cordeiro Curitiba - PR

      Ola Waylle, bom dia! Certamente uma alimentação saudável, associada com exercícios regulares e sem excessos de alcool e sem tabagismo contribuem em redução do câncer de Mama. Segundo estudos recentes, fala -se em até 30% de redução do potencial. Mas os exames de imagem contribuem em muito para diagnosticar o Cancer. Precisamos estar atentas para quaisquer alterações! se diagnosticada precocemente as chances de cura são altíssimas, então por que não usarmos a tecnologia ao nosso favor? Saudações

      0
    • Waylle França Recife - PE

      Concordo 100% com suas colocações, desde que a tecnologia utilizada não seja nociva à nossa saúde, como é o caso da mamografia. Infelizmente a população brasileira é muito desinformada no tocante a este assunto. Existem exames que são muito mais precisos do que a mamografia e principalmente inócuos à nossa saúde. Não lhe causa nenhuma estranheza um exame que é feito para rastrear o câncer, dar muitos falsos positivos, falsos negativos e também ele próprio ter o poder de provocar uma metástase, caso a paciente já esteja com um tumor maligno e receba aquela radiação???

      0