Ambientalistas liderados pelo príncipe Charles estão em campanha contra o Cerrado

Publicado em 30/10/2017 14:51
Confira a entrevista com Ricardo Arioli - Engenheiro Agronomo da Aprosoja - MT

LOGO nalogo

Produtores brasileiros, em parceria com a Aprosoja, MAPA e  Abiove, estiveram pela quarta vez num "road show" por tres paises da Europa (inglaterra, Bélgica e Holanda) para mostrar as vantagens da Soja Plus junto às empredas consumidoras européias, dando enfoque para o fato de a soja brasileira ser produzida de forma sustentável.

A visita enfrentou, no entanto, um protesto promovido pelos ambientalistas ligados à WWF que querem impedir o avanço da produção de grãos no cerrado. O movimento é apoiado pelo Príncipe Charles, do Reino Unido, e membro da WWF.

A ONG do Príncipe já teria conseguido 23 assinaturas de empresas multinacionais de alimentos, que se comprometeriam a não adquirir grãos e rações provenientes da área do Matopiba. O objetivo dos ambientalistas é conseguir implantar a ideía de desmatamento zero nessa região, com uma maratória na comercialização da soja e milho tal como aconteceu na Amazonia Legal.

Ricardo Arioli, engenheiro agrônomo da Aprosoja MT, que esteve presente nesta comitiva, destaca que a campanha contra a produção no cerrado não é coisa nova. E que os produtores brasileiros  estão combatendo este argumento com fatos, "mostrando que produzimos de acordo com os requisitos ambientais e trabalhistas".

-- "Estamos entregando mais do que o mercado comprador esperava, quando demonstramos que o Brasil preserva 63% de seu territorio, e que 33% dessas preservação acontece dentro das propriedades".

Arioli reconhece que há a necessidade de se combater o desamatamento "ilegal", conforme define o Código Florestal Brasileiro. Segundo o novo código, 65% da área do Cerrado pode ser ocupado pela produção agrícola, enquanto 35% deve ser preservada.

Para ele, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma grande novidade que os produtores brasileiros estão levando para a Europa, já que é possível visualizar, através de imagens de satélite, a propriedade de cada produtor e observar as áreas preservadas. O engenheiro enfatiza que o Brasil está fazendo "muito mais do que outros países estão fazendo", uma vez que, para ser produtor rural, essas áreas de proteção ambiental têm que ser comprovadas. 

Sobre a visita aos empresários europeus, ele avalia que a comitiva brasileira conseguiu chegar com um discurso melhor e com propostas muito mais avançadas do que havia anteriormente e que "este é o caminho para continuarmos com a Soja Plus".

Quanto à moratória do cerrado, Arioli lembra que não há nada assinado pelo Brasil para que se aceite a pressão em torno de uma idéia de desmatamento zero, e espera que o Governo brasileiro tenha uma posição firme contra a demanda dos ambientalistas. Para Arioli, a agricultura brasileira possui "força e argumentos" para fazer reconhecer sua responsabilidade ambiental.

Ouça no Momento Agrícola desta semana, onde Ricardo Arioli aborda o movimento ambientalista contra o plantio no cerrado.

Thiago da Embaixada Brasileira em Londres fala sobre nosso Road Show mostrando o Soja Plus e das oportunidades com o Brexit:

Podcast

2017.10.28- Bloco 1 MomAgriMT Thiago Londres

Download
 
Marcio, Adido Agricola em Bruxelas fala dos desafios do Brasil na União Europeia, quanto mais Sustentabilidade e Proteção Ambiental mais cobrança?

Podcast

2017.10.28- Bloco 2 MomAgri MT Marcio Adido Bruxelas

Download
 
Raimundo Deusdará Filho, chefe do CAR, fala sobre o nosso Road Show: Governo-Indústria-Produtores e sobre a SEMA-MT;

Podcast

2017.10.28- Bloco 3 MomAgriMT Deusdara CAR Roadshow

Download
 
Marcos da Rosa e Nélson Piccoli analisam os resultados deste Road Show. Temos uma posição mais forte com o Soja Plus e o Memorando de Entendimento com os Europeus? Ou não?
Tá bom, ou não tá?

Podcast

2017.10.28- Bloco 4 MomAgriMT Analise Road Show Europa

Download

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

10 comentários

  • Raquel dos Santos Sousa Macapá - AP

    Todo agricultor deve ter suas responsabilidades. .

    Trabalho como pesquisadora em ecologia no cerrado.

    Fica difícil vc tentar trabalhar nessas áreas já que elas são poucas e ainda querem destruir. .

    O problema é que eles querem degradar uma áreas e quando aquela terra não dá mais nada pra eles, eles vão pra outros lugares. Para degradar mais..

    So acho que não é um príncipe de fora que deveria vim fazer isso por nós.

    Mas sim nos mesmos..

    E acreditem, tem muito dinheiro envolvido nisso

    72
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sra. Raquel, temos de respeitar todos os profissionais. Seu posicionamento em relação aos produtores -- que estes deveriam ser os que deveriam se preocupar com o cerrado brasileiro --, está defasado... isso já vem sendo realizado há muito tempo, desde que os produtores passaram a desbravar e transformar estas áreas em terras produtivas, levando o Brasil a ser a grande referência na produção de Grãos e transformando-os em Proteína Animal, fazendo com que o Brasil tenha sobrevivido ao caos Econômico, e possibilitando que a economia brasileira tenha sobrevivido aos ataques dos políticos , ONGs Ambientais (como essa do Príncipe Charles) e demais cabeças que ainda acham que leite caí do céu já embaladas em caixas...

      Mesmo com toda está evolução na produção o agricultor é o único no setor produtivo que faz o dever de casa com relação ao meio ambiente.. .Quero que você me apresente um resultado igual ao Rural no que diz respeito à devolução das embalagens de agrotóxicos e isso bancado com o próprio dinheiro do Produtor?

      Você, e demais profissionais preocupados com o meio ambiente, deveriam investir seus esforços em resolver os problemas ambientais das Áreas Urbanas, onde os Administradores públicos não cumprem com seus deveres na aplicação e solução dos Resíduos Urbanos.

      O produtor rural é o maior interessado em preservar pois sem água no solo não teremos agricultura e demais atividades do Agro (frango, peixe, leite, suíno etc..).

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Cara Raquel... explique pra gente o que voce ja descobriu de PRODUTIVO e COM RESULTADOS FACTIVEIS em suas pesquisas... Macapá é a capital dos MARAJAS... estado só tem funcionarios publicos... sem tratamento de agua..esgoto..é uma calamidade publica...o que voce ja consertou em MACAPÁ...mostre.. mas sem balela...gostaria de conhecer...

      0
    • Samoil Ivanoff Querencia - MT

      Da para perceber que a maioria do povo brasileiro não entende nada de agricultura por isso sofremos tantas arbitrariedades injustas e mentirosas

      0
    • Cesar Schmitt Maringá - PR

      Claro que tem muito dinheiro nisso. Se não tivesse você não estaria nem aí para o meio ambiente.

      0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Acho a vc está mal informda sobre a agricultura brasileira.Estamos a anos com plantio direto,fazendo plalhada,agricultura de precisão e varias outras coisas para proteger o solo e aumentar a produtividade.Então c na sua região está acontecendo isso,fale por ela.Convido a Senhora para visitar o Rio Grande e ver como estamos trabalhando.

      0
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      ...Até pensei em tecer alguns comentários sobre a agricultura do Seculo XXI, a qual praticamos, para esclarecer a Dra. Raquel, mas daí cheguei a conclusão que " ela não merece"... Deixe-a ser feliz no século XIX.

      0
    • Telmo Heinen Formosa - GO

      Ela (Raquel) está no Amapá e que meter o bedelho no Cerrado? Ora convenhamos Dra. Raquel, já basta condenar os amapaenses à miséria, deixe o pessoa do Cerrado progredir!

      0
  • Antonio Nascimento campo mourão - PR

    Assinale a resposta correta: (a) a cada visita desses "príncipes' é mais um pedacinho do país que se vai; (B) recentemente temos um Ibama mais repressivo e mais voraz com sua atuação em diversos estados; (C) Industria de multas ambientais, algumas quase que milionárias; (D) cúpula palaciana justificando dinheiro gringo investido e desaparecido... (E) Todas as respostas anteriores e mais outras.

    2
  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    A Inglaterra é a "pátria irmã" dos EUA. Mas não vejo eles dando palpite nos EUA. Por que? Porque eles não se atrevem. Os americanos não dão essa ousadia para os outros países. Mas o Brasil tem que ser uma "prostituta" internacional. Não adianta reclamar do Topo Gígio .... Tem que ter atitude e impor respeito!!!

    0
  • Iraci Manfrin

    há 40 anos atras o cerrado já vinha sendo exterminado , com queimadas e destruição com pastos p/gado imagine hoje como estará...lá vivem varias especies em extinção como nosso lobo guara e mts outros animais ...o cerrado em si é frágil a terra muito arenosa logo teremos um novo deserto do Saara !

    86
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Cara Iraci..pelo visto voce é daquelas que nao conhece a realidade rural brasileira..olhe suas colocações... há 40 anos ja vinha sendo exterminado..e ainda não acabou!!!! o que é mentira!!!! aguardo sua resposta..clara e objetiva e FACTIVEL...ai voce afirma ..la vivem varias especies em extinção como nosso lobo guara e mts outros..se o cerrado foi exterminado como voce afirma e ainda tem lobos guaras...eles estao vivendo onde..na sua casa!!!!me responda o que voce fez de REAL...DE VERDADEIRO...DO SEU BOLSO para evitar!!!!!!mas diga do seu bolso!!!!!so repicar o que papagaios xiitas falam é uma maravilha...mas escreva o quanto voce INVESTIU PARA SALVAR O CERRADO SUA FLORA E SUA FAUNA...mostre..escreva..comprove..no Brasil é moda falar..e chique ser ambientalista de GOGÒ...vejam os paulistas de sao paulo..olhe o TIETE...voce acha que alguem desta cidade e limitrofes tem moral para falar dos produtores!!!! olhe a rede bobo o projac foi construido mata atlantica em região umida..banahdos..e ai voce acha que tem MORAL de criticar...olhe os cariocas aqueles costumazes cantores bainos..artistas esquerdistas..o que eles cagam..mijam..lavam vai direto ao mar...eles tem moral de criticar os produtores!!!!!!por isto falar ..papagaiar..viajar na maionese...COBRAR DOS OUTROS AQUILO QUE VOCE NAO FAZ!!!!!! é umas maravilha...ou seja tem autoridade e cheios de grau a falar dos outros..e cade a responsabilidade da parte que lhes CABE!!!!!!!!é brincadeira IRACI...

      1
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Sou um entusiasta para que tenhamos cuidado com o cerrado, berço das águas. Mas não é para tanto amigo, há um certo sensacionalismo em suas palavras. Nem tanto ao céu nem tanto ao inferno. Cabe sim, aos produtores rurais, terem mais consciência em relação ao cuidado com o meio ambiente, afinal ele é o maior prejudicado com a degradação ambiental. Existem atitudes positivas no meio rural em relação ao meio ambiente, culpá-lo por todos males do mundo é covardia.

      Com relação aos animais do cerrado, tenho observado que tem aumentado de quantidade, inclusive lobos-guará, mesmo com a caça predatória, como havia antigamente, até por subsistencia, diminuiu muito. Hoje sequer vemos pessoas com estilingue ou armando arapucas para pegar passarinhos. Um pouco de racionalidade e analise como menos paixão é importante.

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      THIAGO a sua frase ** cabe aos produtores rurais, terem mais consciência**-----Esse cabe e' um jeito sem nenhum respaldo moral de botar a mão no bolso dos outros--O seu jeito de ser e' o mesmo do punguista que no empurra empurra do trem tira a carteira dos desavisados----TODOS OS BRASILEIROS TEM DEVER DE CONSERVAR O MEIO AMBIENTE so' que em todos os países os produtores rurais recebem ajuda para conservar, só' no Brasil se inventa que a obrigação e só dele e ao invés de ajudar pisa-se na garoupa deles--

      2
    • Ana Burgi Piracicaba - SP

      Iraci Manfrin, você não sabe de nada...

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Tiago...o Tiete..as praias cariocas..as besteiras que a 40 anos o cerrado sua flora e fauna estavam exterminados..querer que os outros conservem sem o devida participação com o BOLSO..é aquilo que o Meloni te disse..ou seja são apaixonados pelo meio ambiente mas quem FAZ>somos nos os produtores...isto roubar..passar o passivo aos outros e ficar com o ativo...ficar com o contas a receber e passar o contas a pagar aos OUTROS...ou ficar com a autoridade jogando a responsabilidade aos outros..suas colocações estão para um bebe chorão..criado na barra da saia da mãe...que se acha o dono da verdade e conhece pouco...

      1
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Prezado Dalzir,

      Não sei se você confundiu a minha pessoa, mas em meu texto faço uma defesa do nosso setor. Espero que você tenha confundido a pessoa e não tenha entrado nessa onda maluca da histeria coletiva que toma conta do Brasil, seja pro lado de cá ou para o lado de lá.

      Não sou bebê chorão, meu caro..., minha família e eu estamos na lida diária no setor rural, já fomos penalizados por questões juridicas ambientais na propriedade da família, mas nem por isso colocamos uma venda nos olhos para não podermos enxergar alguns erros sim que existem no nosso setor em relação à questão ambiental.

      Discordo desse sensacionalismo esquerdista em que joga na conta do produtor todos os males do mundo e faço sempre que poço nas discussões com os urbanóides no dia a dia a defesa do setor em relação a isso.

      Mas nessa onda de FlaxFlu ideológico parece que não pode haver um pouco de ponderação e racionalidade nas análises se não você já é tachado como do outro lado da força.

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Senhor Carlos Meloni, com relação aos produtores rurais terem mais consciência, digo isso não pela preservação pura e simples da natureza, sinceramente isso seria até o de menos. Digo isso por razões econômicas $$$ mesmo, especialmente em áreas de pecuária que até hoje vemos muitos produtores deixando gado pastorear em cima de nascentes sem a menor necessidade, pisoteando-as e as destruindo. Passamos por isso em um curso d"água da propriedade da família em Minas Gerais, a montante do córrego em outra propriedade onde fica a nascente, o pisoteio do gado simplesmente exauriu a nascente, fora o desvio de parte do córrego para se ter um rego (sem funcionalidade) na passando na porta da casa do cidadão. Fora uma barragem mal projetada que acabou por piorar a situação de todo o manancial. As 12 famílias a jusante do córrego evidentemente sairam prejudicadas.

      Aí talvez o senhor diga que isso é um caso pontual... mas não é, em Goiás -- onde trabalho no meio agrícola -- essa situação é comum. Percorrendo a região agrícola de Caçu e São Simão, em Goiás, o que mais vi por esses dias foi pecuária extensiva com o gado percorrendo nascentes e cursos da água, uma cerca com pelo menos cinco metros do curso da agua não mataria o produtor. No passado se justificava o gado andar em beira de grotas para pegar brotos para sobreviver na seca, mas já faz tempo que isso não se justifica, pois existem inúmeras formas de suplementar gado na seca.

      É isso... não precisamos de desmatamento zero, nada dessa falácia, etc, só pedi consciência para vermos a nossa parte só isso, que inclusive nos beneficie economicamente.

      Concordo com o senhor quanto a quem deve pagar a conta por preservar, ela tem, sim, de ser dividida com a sociedade como um todo.

      0
  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS

    Cumprimentos ao João Batista e ao Ricardo Arioli pela bela entrevista! Conheço esse filme! tudo está dentro do roteiro. Mas estamos indo muito bem. Mas não pode acontecer desse Principe Charles vir ao Brasil na favela no Rio, depois ir até a Amazônia sem pedir para ninguém. Ele tem que se apresentar para a Aprosoja, para o Dr Evaristo de Miranda e receber uma aula sobre o Meio Ambiente e a produção brasileira. Mas ainda não mexemos na farsa que é a famigerada Reserva Legal e Sustentabilidade. Em breve voltaremos sobre o assunto. Há poucos dias tivemos um seminário em Tupanciretã promovido pelo Ministério Público orientados por ONGs para falar sobre os Impactos dos agrotóxicos na produção agrícola. "Demos de relho" neles porque vieram com a mentira pronta e não souberam debater com nosso grupo de produtores rurais quando mostramos a realidade moderna da produção de alimentos no Brasil. A dica é essa: vamos continuar fazendo o que Esse grupo fez na Europa... temos que enfrentar as feras ... e argumento temos bastante. Viva o Brasil e viva o Produtor brasileiro!!!!

    0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Acho que a grande maioria dos produtores ainda nao percebeu a camisa de força que e' o bioma da Mata Atlantica -- RS-SC-PR- SP-ES-BA -- Um mato qualquer fora da Reserva Legal, se for mexido, leva mais multa do que APP...

      2
  • Cesar Schmitt Maringá - PR

    Mas quem vai levar esse sujeito a sério? O coitado mora em uma ilha que só chove, cheia de mulheres feias, vivem lambendo as botas dos americanos, morrem de medo dos alemães, apanham até dos Franceses, tem medo dos japoneses e a chinesada está comprando o país inteiro.

    2
    • luiz linhares Engenheiro Beltrão - PR

      Príncipe de araque, não conseguiu cuidar nem da Diane, alias a Monarquia da Inglaterra é uma grande mentira...

      3
    • Arci Mendes Pompéia - SP

      ...é outro perdido no sentido da vida, carregando os brotos Real na testa! não sabe o que fazer e está sendo usado como garoto de propaganda dos interesses comerciais, invejosos do melhor agronegócio do mundo, que nem com subsídios conseguem competir! Também não precisam ir tão longe! Dentro do estado de SP (oeste) existem 6 milhões de ha de solo degradado esperando para a nova fronteira agrícola, dentro do próprio pátio, com toda a infraestrutura e outros recursos a mão.

      0
    • mauro rodrigues Londrina - PR

      Este senhor nasceu principe, teve vida de principe, mais nunca fez jus ao titulo que tem. É o tal que foi, sem nunca ter sido. Mais como tem muito dinheiro, vai ter um monte de pessoas que vao se tornar ambientalista do dia para a noite.

      0
  • Andre Luis Mariani

    Vai trabalhar Charles !

    0
  • Edmeu Levorato Uberaba - MG

    O Brasil é um país sem independência. Tem que ficar se justificando pra todo mundo. Manda esse povo a merda inclusive esse príncipe Charles. Temos uma lei e é a ela que temos que nos reportar. E pronto. Mas temos um governo amorfo, que não tem ação, parece que treme sempre.

    1
  • Vitor Rossetto Lucas do Rio Verde - MT

    O que esperar de um orelhudo que só fez papel figurativo até hoje? Ficou gagá depois de velho.

    0
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      É isso aí Vitor , gostei da sua colocação " Este Orelhudo " .

      Vai cuidar do seu País de sua província que nós aqui queremos trabalhar e produzir o Melhor Alimento do Mundo .

      Vitor Parabéns por ver um Jovem dando sua opinião e defendendo o Agronegócio.

      0
  • Joao Alberto Souza Soledade - RS

    QUEM TEM COMIDA NA MESA, E COMIDA FARTA, ESQUECE QUEM PRODUZ E ONDE SE PRODUZ. SÃO DAQUELE GRUPO "INTELECTUAL" QUE ACREDITAM QUE LEITE JÁ VEM NA CAIXINHA E ÓLEO DE SOJA VEM DESTILADO E PRONTO DE ALGUM LUGAR. GENTE ASSIM SEMPRE VIVEU A SUA MANEIRA OU ÀS CUSTAS DOS OUTROS, TIPO O PRÍNCIPE MAU GOSTO QUE ESTEVE SEMPRE ESCONDIDO DEBAIXO DA SAIA DA SUA MÃE RAINHA. O MELHOR É O AGRICULTOR APRENDER A FAZER MAIS BARULHO, NÃO SÓ DE MÁQUINAS NA LAVOURA, MAS NO SEU DIA A DIA, NAS RODAS DE AMIZADE, NAS REDES SOCIAIS.... VAMOS AUMENTAR A PUA PORQUE OS GALOS CUCHINCHOS TÃO CANTANDO DE MACHOS.

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Nao reclamen..do bonecao da ingratera....estas castas são a verdade..honestidade..atitudes exemplares...sempre andaram na linha..uma piada...este pais hoje é rico PORQUE!!!!! porque explorou as colonias que detinha muito tempo..olhe o exemplo...escravizaram povos..paizes..botaram o dinheiro no bolso e agora esta com o BURRO AMARRADO NA SOMBRA e querem criticar quem não explorou populações o que deve e o que não deve fazer para manterem seu dominio tecnologico e financeiro!!!!!!ou seja um BANANAO,,riquinho...nasceu em berço de ouro..nunca trabalhou...vive as custas dos paises que foram EXPLORADOS...ora vai criar vergonha na cara..nunca se sustentou...um vagabundo da pior especie...nunca trabalhou...que exemplo voce é bonecao CHARLES...é bonito passear na amazonia...subir o morro no rio...farriar com as morenas...com dinheiro de paises explorados...isto é ETICAMENTE CORRETO..

      Me admira as tais empresas..citem os nomes delas..os brasileiros deveriam BOICOTA-LAS...os produtores rurais deveriam boicota-las..afinal elas conhecem o Brasil...e sabem que o dinheiro do BONECAO é dinheiro de exploração de escravização de paises..enfim pregar moral de cueca é uma atitude de vadios..preguiçosos que em vez de calos nas maos de trabalhar tem calo na lingua e na bunda por nada fazer.

      0
    • Eduardo Rocha de Moraes Santo Angelo - RS

      E aqui no brasil tem muitos desses, Joao, deviam ir pro mato comer fruta e casca de arvore quando tiverem fome, nao sabem de onde vem o alimento.

      0