INPI reconhece nulidade de patente da Intacta mas decisão sobre suspensão de royalties ainda depende da Justiça

Publicado em 23/01/2018 13:02
Aprosoja alerta que suspensão de cobrança de royalties da soja Intacta ainda depende de decisão judicial

LOGO nalogo

Sidney Pereira de Souza Junior, advogado da Aprosoja, conversou com o Notícias Agrícolas nesta terça-feira (23) para destacar que o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) realizou uma revisão sobre o caso da patente da soja Intacta, da Monsanto, avaliando a possibilidade de anulação desta.

Essa ainda não é uma decisão tomada, que cabe uma decisão judicial, mas o INPI entendeu que a patente não preenche os requisitos legais exigidos pelo órgão, concordando com os pontos apresentados pela Aprosoja-MT e pedindo por uma inversão de seu papel no processo, participando como assistente do autor.

As três irregularidades identificadas estão no fato de que a invenção não traz um efeito técnico não-existente, na adição de matéria realizada na invenção após o pedido de patente e a descrição incorreta da patente.

Por hora, nada muda para o produtor, já que não há nenhuma decisão oficial a respeito. Souza Junior pede para que estes sigam atentos às notícias para receber orientações a medida em que as coisas forem se desenrolando. "Tem que ter pé no chão, porque é um processo que só está começando neste momento", diz.

Caso os produtores deixem de pagar pela patente, a economia estimada é de R$800 milhões para o Mato Grosso e de R$2,6 bilhões para todo o Brasil.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

    INPI reconhece nulidade de patente da Intacta mas decisão sobre suspensão de royalties ainda depende da Justiça... Trata-se de uma opinião da Aprosoja divulgada como se fosse do INPI. Portanto, parece prudente não alimentar nenhuma ilusão. Opinião é Opinião. Cada um tem a sua.

    4