Pequeno produtor acusado por trabalho análogo à escravidão pode perder propriedade de 16 hectares em Guaíra-PR

Publicado em 15/03/2018 14:47
Decisão judicial condena pequeno produtor ao pagamento de multas e serviços comunitários e determina que propriedade seja transferida para a União

LOGO nalogo

O presidente do Sindicato Rural de Guaíra (PR), Silvanir Rosset, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (15) para comentar a condenação de Adenir Stefenon, pequeno produtor do município que foi acusado de trabalho análogo à escravidão.

Para Rosset, "a situação na qual ele foi enquadrado não condiz com a verdade". Hoje, a sentença condenou Stefenon por 3 anos e 9 meses, podendo cumprir essa pena em liberdade com o pagamento de multas e serviço comunitário, mas com a consequência da perda de propriedade.

O produtor, dono de 16 hectares, contratou funcionários para colher uma pequena área de mandioca e realizou os pagamentos a um "gato", uma pessoa que seria responsável por repassar o dinheiro a esses trabalhadores. Contudo, estes não receberam e realizaram uma denúncia no Ministério Público, quando foi acionado também o Ministério do Trabalho para tratar da situação.

Quando a denúncia foi feita, a mulher e o filho de Stefenon foram presos, devido à ausência do produtor. Foram pagos 60 mil reais em fiança e 23 encargos trabalhistas enquanto o processo criminal transcorria.

O presidente do Sindicato salienta a necessidade de recorrer ao caso, bem como ressalta que a população do município se mostra revoltada em relação ao ocorrido.

Decisão do produtor em Guaíra (PR)

Decisão do produtor em Guaíra (PR)

Decisão do produtor em Guaíra (PR)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Deocleciano Pentello Goiânia - GO

    Esse judiciário tá preocupado é com o auxílio moradia e privilégios, totalmente desconectado com a realidade

    0
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      No fundo, a prisão deste trabalhador e agora a perda da propriedade é culpa nossa que elegemos estes deputados imbecis que aprovaram sem ler este lei estúpida, estão tão preocupados em arrumar mamatas que não perdem tempo com o serviço que teriam, legislar

      1
  • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

    É sentença de primeiro grau... cabe recurso às instâncias superiores, que provavelmente irão reformar a sentença de 1.o grau... O tamanho da propriedade é muito pequena... nem à União interessa juntar uma área desse tamanho... Gostaria de saber se esse juiz daria sentença semelhante caso o réu fosse um político poderoso na região, com uma propriedade acima de 1.000 has, ou se fosse uma empresa multinacional do agronegócio...

    4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Parodiando Shakespeare ***MUITO BARULHO POR NADA ****

      3
  • jean de assis rossato terra roxa - PR

    Brasil!!! país da injustiça!!!

    0
  • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

    Essa é a "JUSTIÇA SOCIAL" pregada por Marielles, Jeans Willys, Marias do Rosário e Jandiras Feghali, além de artistas globais toxicômanos. Toma-se a propriedade de quem realmente TRABALHA, e distribua-se para os parasitas poderem torrar tudo depois (de preferência, em drogas). Nosso país precisa de uma guerra civil, urgentemente. Nosso país precisa de um CHOQUE DE ORDEM. Não podemos nos calar e nem fechar os olhos para essa realidade. Ou tomamos uma atitude agora, ou preparem-se para vivermos na nova Venezuela.

    2
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Alexandre, acho que você tem uma imagem muito dissociada da realidade, decorrente possivelmente das informações às quais você tem acesso, manipuladas com uma mídia corrupta ligada aos grandes grupos economicos brasileiros e multinacionais. Busque outras fontes de informações alternativas e analise com bastante consciência a respeito dos grandes problemas existentes nas áreas rurais, onde poucas mudanças ocorreram desde a época do Brasil Império. E quanto à Venezuela, os motivos pelos quais aquele país passa por graves problemas são decorrentes da orquestrada campanha movida pelos USA, país vassalo da sionista máfia khazarian-banksters, interessados em tomar conta das maiores reservas de petróleo do planeta - 300 bilhões de barris. E o povo da Venezuela não permitiu a rapinagem, daí o ataque economico contra a Venezuela, diferente do Brasil, onde mudaram a legislação e entregaram o pré-sal e a Petrobrás para grupos multinacionais, aliados e financiadores do golpe parlamentar que derrubou uma presidente eleita para colocar seus vassalos brasileiros no poder, promovendo a entrega do patrimonio do povo brasileiro para essa corja estrangeira. Acho que isto é um assunto muito mais importante do que a presença de pobres próximos à sua porteira.

      42
    • Onofre Pires Tupanciretã - RS

      Sr. Euclides, a Venezuela ainda tem como maior comprador os EUA, sendo que durante os governos chavistas a percentagem da produçao destinada a este foi aumentando. Houve sim um aparelhamento da estatal venezuelana (PDVSA) que hoje tem muito mais custos por barril produzido que qualquer outra petroleira. Isso sem falar na total incapacidade de gestao economica e diversificaçao da produçao naquele país, que tem as maiores reservas de petroleo... Sobre o discurso do golpe no Brasil é apenas uma estrategia das lideranças da esquerda para nao deixarem ter criticas à sua gestao por seus proprios integrantes. E assim manter o status quo. Euclides, voce esta sendo usado como papel higienico sendo militante desta seita.

      2
    • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

      Sr. Euclides, com todo respeito que lhe devo (afinal, não lhe conheço), nem vou comentar suas palavras. Tenha um excelente final de semana.

      0
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Sr. João P. Guimarães, A PDVS têm, ainda, uma quantidade razoável de exportação de petróleo para os USA, uma vez que é sócia de uma refinaria localizada naquele país. Atualmente, a China e a Russia estão importando a maior parte do petróleo produzido naquele país, em função de interesses financeiros, de vez que as sanções impostas pelos USA sobre a Venezuela impediam a mesma de receber os valores referentes às vendas... e a China e Russia intercederam para ajudar o país a enfrentar seus problemas financeiros. Quero aproveitar para esclarecer que não faço parte do PT, nunca gostei do Lula-foi um bode colocado na sala, para atrapalhar a política brasileira... sempre foi adepto do sistema, desde a época do sindicalismo... misturou-se à imundície da política dos coronéis de fazenda e outros grupos que vivem da rapinagem do erário público...

      14
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Mas senhor EUCLIDES, o senhor disse que a Russia importa petroleo ??? Haja a santa paciencia...

      1
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Sr. Carlo Meloni, a Russia importa o petróleo da Venezuela como pagamento da ajuda recente feita àquele país, no valor de 9 bilhões de dólares, para resgatar parte da dívida venezuelana com bancos internacionais. Como a Russia possui reservas de 500 bilhões de dólares, em títulos do Governo dos USA, utilizou uma fração desses recursos para ajudar o parceiro que está passando por momentos difíceis... coisas de amigo...

      1
    • Onofre Pires Tupanciretã - RS

      Segundo o atlas.mit.edu as exportaçoes de petroleo pela Venezuela mais atual foram feitas para estes seguintes países: EUA (50%), INDIA (23%), CHINA (18% ), ESPANHA (3%) ... RUSSIA (0).

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sim Euclides a Russia simplesmente atua como revendedor do petróleo venezuelano, e nessa revenda recupera o dinheiro que a Russia emprestou para a Venezuela-----Algumas pessoas acham que a Russia esta' explorando a Venezuela ....coisa de pouco amigo.

      1
    • Euclides de Oliveira Pinto Neto Duque de Caxias - RJ

      Meloni, pelo que eu sei, a Venezuela entrega o petróleo à Russia pelo preço do dia... claro que o frete é pago à parte, mas pelo menos todas as contas externas da Venezuela estão em dia...com essa nova modalidade de captação, através do Petro-cripto moeda criada pela Venezuela (com plataforma da Russia...) a Venezuela terá condições de negociar um ativo real - petróleo, que dará a garantia à moeda... Agora me responde - Qual a garantia que oferece o dólar norte-americano ? Ouro ?Não tem... o Federal Reserve - que é um banco particular - emite papel pintado, entrega ao Tesouro e cobra juros sobre o valor... o passivo do Tesouro norte-americano já ultrapassa 23,5 TRILHÕES DE DÓLARES - não é só aqueles 20 que falam... se juntar os passivos dos bancos "grande demais para falir" supera 250 TRILHÕES DE DÓLARES; se incluir o passivo com DERIVATIVOS a coisa fica preta - MAIS DE 1,8 QUATRILHÕES DE DÓLARES... vivemos num mundo movido a papel pintado, submetidos e constrangidos (prá não dizer chantageados) pelos banksters, apoiados por um enorme contingente militar, que funciona como a guarda pretoriana de um grupo de sionistas khazarians, desde o século 18...

      2
  • OSCAR AUGUSTO WESCHENFELDER TREZE TILIAS - SC

    Sinto-me envergonhado pela nossa Justiça, inaceitável a desmoralização imposta a este agricultor (Adenir Stefenon), levando, ele, sua esposa e filho, à cadeia, multá-lo e tomar-lhe a terra (todo seu patrimônio), tudo em nome da " justiça "..., e tudo por ter dado trabalho para um grupo de paraguaios esfomeados, que certamente neste momento estão acampados em outra propriedade, talvez em seu próprio país.

    Certamente o galpão que o Stefenon disponibilizou a estes trabalhadores, é muito mais digno do que as barracas em que os Venezuelanos estão amontoados em Roraima.

    Povo de Guaíra, unam-se em favor deste injustiçado, protestem junto ao fórum e Ministério do Trabalho de Guaíra, até que esta injustiça seja revista.

    1