Mobilização do dia 04 de abril em Brasília quer cobrar posicionamento do STF sobre pendencias no julgamento do Funrural

Publicado em 29/03/2018 15:26
Confira a entrevista com Marcos da Rosa - Presidente Aprosoja Brasil
Modulação do STF poderia acabar com impasse sobre o passivo do Funrural se confirmasse que contribuição só seria devida após aprovação da constitucionalidade

LOGO nalogo

Nesta quinta-feira (29), o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, conversou com o Notícias Agrícolas para comentar dois temas: a alta dos preços na Bolsa de Chicago (CBOT) após a divulgação do relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a mobilização de produtores rurais marcada para o próximo dia 4 de abril em Brasília, que irá cobrar uma posição do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural).

Ele destaca que a alta em Chicago, em decorrência de uma menor intenção de plantio de soja nos Estados Unidos do que o mercado aguardava, é um bom movimento, mas que seus reflexos nos preços brasileiros irão depender da situação de cada produtor. Na situação particular de Rosa, que é produtor em Canarana (MT), os preços atuais não são remuneradores, exigindo uma colheita de 60 sacas por hectare apenas para cobrir os custos.

Rosa salienta que o preço do frete está bastante elevado e que, por isso, os produtores não estão conseguindo obter renda na região. O presidente espera que, com as novas altas na CBOT, a renda possa ficar um pouco maior.

Mobilização em Brasília

A mobilização em Brasília começou a ser organizada por produtores em Jataí (GO) e pretende reivindicar uma decisão final do STF em relação ao tema do Funrural. Após o acórdão ser publicado, vieram os embargos de declaração. A pressão, agora, é para que os ministros olhem para esses embargos e entendam que uma modulação relacionada ao caso é válida.

A data foi definida em reunião também localizada no Distrito Federal entre os interessados em organizar o movimento e as principais entidades do setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

    Grande Marcão!!! Aprosoja Brasil teve um grande Líder, comprometido verdadeiramente com o lado correto das coisas. Pouca gente sabe do enorme esforço realizado por ti em prol do setor. Eu sou testemunha.

    0