Independente de a UE barrar ou não frangos de nove empresas, o BR vai entrar na OMC contra interpretação da salmonelose

Publicado em 18/04/2018 13:24
Ricardo Santin - Vice Presidente de Mercado da ABPA
Até 5ª ou 6ª feira Bruxelas deve anunciar a decisão sobre se embarga ou não plantas da BRF e de outros exportadores, movimento que, por trás do disfarce técnico sobre a salmonela, está o interesse em tirar o produto brasileiro do mercado, enquanto cresce a produção da UE. Também em jogo o acesso a produtos europeus, especialmente enquanto se discute os acordos Mercosul-EU.

Podcast

Protecionismo da UE ao frango Brasileiro com Ricardo Santin - Vice Presidente de Mercado da ABPA

Download

 

LOGO nalogo

Entre hoje (18) e amanhã (19) está em andamento uma reunião em Bruxelas, na sede da União Europeia, para definir as questões relativas à carne de frango brasileira, com o embargo à BRF em destaque.

Ricardo Santin, vice-presidente de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), destaca que são nove empresas brasileiras que estão envolvidas nesta reunião, tendo como um dos principais temas o entendimento dos europeus à respeito do disfarce técnico sobre a salmonela.

Mesmo que haja uma decisão favorável para o Brasil, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, vê a possibilidade de entrar na Organização Mundial do Comércio (OMC) para modular os critérios diferentes que são utilizados para o mesmo produto em torno da presença da salmonela.

A produção europeia de frango está em torno de 11 milhões de toneladas, das quais 26%, ou 3 milhões de toneladas, são referentes à carne de frango. O Brasil, portanto, oferece um grande suprimento a este mercado, com 320 mil toneladas de peito de frango e 80 mil toneladas de peito de peru exportadas.

O mercado europeu já adota o sistema de cotas, de forma que esta não seria uma alternativa a ser implementada, segundo Santin. As outras empresas que não estão na lista da União Europeia não devem sofrer nenhuma consequência neste momento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário