MPF pede na Justiça a suspensão do uso de sementes transgênicas tolerantes ao glifosato e coloca próxima safra em risco

Publicado em 26/04/2018 13:25
Reginaldo Minaré - Consultor em Tecnologia da CNA
Além de falta de semente para o plantio, produtores podem ter custos elevados por alterações no manejo da safra

Podcast

Suspensão da liberação de sementes tolerantes ao glifosato com Reginaldo Minaré - Consultor em Tecnologia da CNA

Download

LOGO nalogo

O Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal entrou na justiça contra a liberação de sementes tolerantes ao glifosato até que a Anvisa conclua sua revisão toxicológica, que deve ficar pronta apenas em 2019. Esse cenário traz preocupação para a próxima safra no Brasil - em uma realidade na qual as principais commodities dependem dessas sementes.

Reginaldo Minaré, consultor em tecnologia da CNA, destaca que a situação fica bastante complicada para a agricultura, não atingindo apenas a soja, mas também o milho e o algodão. Além disso, a redução da possibilidade do uso de um herbicida pode abrir espaço para que sejam utilizados outros que são mais tóxicos.

Ele diz esperar para que o juiz responsável não conceda essa liminar, que ainda não tem prazo definido para julgamento.

Hoje, a safra brasileira - embora muitas outras iniciativas venham sendo trabalhadas para melhorar essa relação - é bastante dependente do glifosato. Na soja, o uso da tecnologia dessas sementes passa de 70%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • Marcel K Sinop - MT

    Se proibirem o glifosato, vamos voltar ao plantio convencional, arando todas as áreas, e com chuvas pesadas causarão muita erosão.

    0
    • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

      Marcel, o MPF não está preocupado com o meio ambiente, ele está é querendo acabar com o agronegócio. Alguns membros do MP, tanto federal como estadual, não se conformam com o sucesso da agricultura brasileira. Infelizmente a agricultura brasileira é atacada por "autoridades" brasileiras, que receberam poderes para defender os interesses nacionais, mas que agem ao contrário. A agricultura brasileira é tratada com ideologias e não com decisões técnicas e cientificas. Pobres Agricultores!!!!

      1
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      Isto não ocorrera. O pessoal não é louco !!

      0
    • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

      Tudo me faz acreditar que nossas ditas autoridades brasileiras são muito bem pagas para defender interesses internacionais contra nosso Agro por intermédio da importação de ideologias e ambientalismo. Tudo muito bonitinho, mas os interesses são bem outros.

      0
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS

      Eu acredito que isso é mais um jogo de alguém que gosta de propina ou está esperando um louco fazer uma proposta pra engavetar o projeto... pois não é dessa maneira que funciona nesse Brasil??

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Vamos tentar pensar como as pessoas da cidade, que nunca viram uma lavoura, nunca viram uma galinha, não sabem da dificuldade de controlar plantas daninhas. Os membros do MPF , em sua imensa maioria, não sabem como se faz agricultura, muito menos de suas dificuldades. Este pessoal lê artigos dizendo que países da Europa não plantam ou consomem produtos transgênicos, assim como Japão e China (para consumo humano). Também leem artigos dizendo que ratos alimentados com farelo de soja transgênico desenvolveram tumores de câncer. Na cabeça deles, a lógica é clara. Por que nós brasileiros devemos consumir este lixo? Então tomam estas atitudes . Não pensem que isso vai acabar. Só vai piorar. Para a população em geral, transgênico é coisa ruim. A detentora da patente perdeu a batalha na mídia. Ao invés de lançar o primeiro produto transgênico que fosse rico em vitaminas, ou que melhorasse a saúde das pessoas, os espertos e mortos de fome lançam uma estrovenga que é uma mistura de planta com bactéria. Deu cáca. Eu planto soja RR e não tenho medo de consumir estes produtos, mas o pessoal da cidade não pensa assim e eles são a maioria. A bola da vez será os inseticidas neonicotinóides, recentemente banidos da União Européia. Quantos meses vocês acham que vai levar para algum promotor pedir a proibição deles por aqui?

      1
    • DOMÊNICO ANTONIO PERTILE Horizontina - RS

      Sr. Carlos, me perdoe e peço licença, pois eu duvido que qualquer alimento que um ser humano coma possa provocar o cancer... isso não existe, essa praga de doença vem de outras coisas ruim..., contrario qualquer ciencia, pois qual cientista que acredita em DEUS, dificil de comentar isso aqui em poucas palavras.

      0
  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Nunca em nosso Brasil houve fome, nos outros paises já. Nesses países a agricultura é valorizada, incentivada, subsidiada.

    Ja aqui esses manés, Mpf, ongs, ate os vagabundos do Mst, e nao sei mais o que, que travar o agro.

    Por isso, Bolsonaro neles!!

    3
  • Marcelo De Baco Viamão - RS

    E o desastre ambiental da SAMARCO? o que o MPF fez a respeito?

    2
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      MPF tá em cima da Samarco, existe até forca tarefa para isso. Já ajuizou todas as acoes possíveis, mas a justiça.... Aí ta o problema...

      14
  • Petter Zanotti Assis - SP

    Será que o MPF tem uma noção rasa dos impactos de uma medida dessa natureza? Baseado em quais evidências científicas o fazem? Certamente não estão preocupados com as milhões de famílias que teriam inviabilizadas suas atividades produtivas no curto prazo... Um absurdo que não tem explicação lógica! E as ong's estrangeiras devem estar eufóricas com essa medida que acerta em cheio a competitividade do agronegócio brasileiro! Que o juiz responsável por esse processo tenha coerência e refute essa loucura!

    1
    • Gilberto Rossetto Lucas do Rio Verde - MT

      Petter, não tem nenhuma loucura do MPF, eles agem de caso pensado..., o que eles almejam é inviabilizar as propriedades rurais. Quanto mais inviáveis, mais fácil de invadir, depredar, mais fácil de instalar os "cumpanheiros". Lamentavelmente o MPF não age para proteger o cidadão de bem que quer produzir, age por ideologia. Lamentavel.

      3
    • Petter Zanotti Assis - SP

      Gilberto, eu não quero crer nisso ... mas fica difícil imaginar outra hipótese diante de um caso como esse...

      0
    • Samoil Ivanoff Querencia - MT

      No Brasil onde muitos não medem esforços para vencer e alguns idiota tentando destruir o país

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Infelizmente o MPF vê as coisas de maneira rasa. São fiscais da lei e existem membros que são responsáveis só pela questão ambiental. Mas eles conseguem, melhor dizendo não querem, enxergar todas as variáveis existentes em uma demanda como essa, simplificam as coisas e batem em cima somente dos possíveis efeitos nocivos.

      No meu entendimento entre prós e contras a biotecnologia veio mais para ajudar o meio ambiente do que para atrapalhar. Vamos eliminar transgênicos para eliminar o glifosato, mesmo com seus efeitos nocivos sendo menores? Daí voltaram todos a usar diversos produtos com maior toxidade para eliminar folhas largas e folhas estreitas? Pior será que eles querem inviabilizar o plantio direto, ao proibir produtos a base de glifosato?

      Me desculpe, mas é uma tolice, ao invés de ajudar o meio ambiente eles atrapalham, especificamente neste caso!

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Tiago todas as ideias bacanas como essa tem que passar primeiro pelo teste financeiro----

      2
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Quando existe na ponta da agulha outra tecnologia , um pedido deste mais parece parte da orquestra.

      0
  • sandro roberto lautert condor - RS

    O MPF. Poderia proibir de jogar esgoto no Rio Pinheiros em São Paulo. Seria uma boa iniciativa. E multar todas as prefeituras pelo descumprimento.

    0
  • paulo roberto maranho bertão palmital - SP

    Sem dúvida, o país dos senhores da razão. Qualquer cidadão ou autoridade se julga conhecedor e detentor do conhecimento para determinar o que pode ou não nas atividades produtivas. Só rindo mesmo de tanta ignorância para não chorar sobre as catástrofes que podem advir de tais aberrações.

    E vamos lá.......

    2
    • Clesio Woehl

      Senhores "nobres do serviço publico" julgam-se empoderados para decidir por suas razoes e valores... Um dia quem sabe alcançam seus objetivos e terminam de quebrar quem ainda paga os impostos que garantem seus salarios e mordomias. Pode ser o caos, mas quem sabe produzir nao passara fome. O resto morrera.

      2