Anvisa quer banir o glifosato e, por consequência, atingir sementes transgênicas, como as Intactas

Publicado em 24/05/2018 12:24
Reginaldo Minaré - Consultor em Tecnologia da CNA
A reavaliação dos defensivos pode exigir a mudança nos sistemas de plantio do Brasil. No momento a Anvisa analisa (e pode banir) o carbofuram, a abamectina e o paraquate. De 15 produtos, 10 já estão proibidos e sem substitutos.

Podcast

Entrevista com Reginaldo Minaré - Consultor em Tecnologia da CNA sobre o projeto de lei dos defensivos

Download

 

LOGO nalogo

O consultor em tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré, conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (24) para destacar dois movimentos que ocorrem simultaneamente: a reavaliação de alguns princípios ativos pela Anvisa e a tramitação da Lei dos Defensivos em Comissão Especial do Congresso Nacional.

Segundo ele, a CNA não é contra a reavaliação, desde que esta seja feita com embasamento científico e transparência adequada. A Anvisa reavaliou 15 produtos, dos quais 10 foram proibidos e alguns foram mantidos com restrição. Ainda há mais quatro produtos em reavaliação.

O principal desses produtos ainda pendentes é o glifosato. Minaré diz esperar que esse processo seja feito dentro de um "padrão de elevada qualidade científica", já que este é um herbicida muito utilizado por haver diversas plantas tolerantes ao seu uso. Para criar novas plantas tolerantes não é simples - exigiria muito tempo.

Ele acredita, porém, ser "ingênuo pensar que não corremos risco", já que há pressão de grupos contrários e do Ministério Público (MP). Para ele, seria interessante consultar fontes acadêmicas a respeito do assunto.

Lei dos Defensivos

Minaré ressalta que o foco da nova Lei dos Defensivos, que já deveria ter ocorrido há mais de 10 anos, segundo ele, vem para melhorar, tirar a burocracia das aprovações e dar uma maior transparência.

Ele salienta que "o uso de defensivos é mundialmente aceito". "Não existe país que não utiliza esses produtos", aponta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário