Liminar diz que Monsanto deve depositar em juízo os royalties da intacta até que pedido de nulidade da patente seja julgado

Publicado em 04/07/2018 14:17
Sidney Pereira de Souza Junior - Advogado da Aprosoja de Cuiabá - MT
Para produtor, nada muda em relação ao pagamento dos royalties, no entanto, advogado da Aprosoja diz que decisão reflete a pertinência do pedido

Podcast

Entrevista com Sidney Pereira de Souza Junior: Monsanto deve depositar royalties semente de soja

Download
 

LOGO nalogo

Ontem (04), uma decisão tomada pela justiça obrigou a Monsanto a realizar o depósito em juízo dos royalities da Intacta RR2 para os produtores associados à Aprosoja de Mato Grosso, que havia movido uma ação na justiça contra a empresa.

Sidney Pereira de Souza Junior, advogado da Aprosoja-MT e responsável pela ação, conta que a decisão judicial foi acolhida após ser indeferido um outro pedido que solicitava a suspensão da cobrança de royalities, bem como a nulidade da patente.

Agora, os produtores irão continuar pagando o valor dos royalities. Ao final do processo, o juiz irá avaliar se a patente é válida ou não. A decisão, contudo, ainda pode ser contestada pela Monsanto.

Para Souza Junior, a decisão foi "positiva", já que o juiz entendeu os aspectos técnicos favoráveis para a Aprosoja Mato Grosso e alguns pontos apresentados como a falta de inovação, a inclusão de matéria nova no curso e a falta de revelação integral da tecnologia.

O próximo passo também é um encaminhamento para que todas as Aprosojas façam a adesão dessa ação.

Veja o posicionamento da MONSANTO, clique aqui

 

Na Reuters: Justiça no Brasil ordena que Monsanto deposite royalties de semente de soja

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - Um juiz brasileiro ordenou que unidades locais da Monsanto realizem depósitos dos royalties relacionados à tecnologia de sementes de soja geneticamente modificadas Intacta RR2 Pro em uma conta judicial, de acordo com uma cópia da decisão vista pela Reuters.

A decisão, datada de 3 de julho, diz respeito a uma disputa de patentes entre produtores de soja brasileiros no Estado de Mato Grosso e a empresa sementes norte-americana, que foi adquirida pela Bayer em um negócio de 63 bilhões de euros.

A decisão, em relação aos royalties que esses produtores normalmente pagariam à Monsanto, entra em vigor imediatamente, disse um advogado dos produtores em uma breve entrevista por telefone.

A Monsanto não comentou de imediato. A Bayer se recusou a comentar, dizendo que não pode discutir assuntos da Monsanto antes de sua integração.

A decisão está relacionada apenas à Intacta RR2 Pro, que é protegida pela patente PI0016460-7, segundo os documentos judiciais.

Produtores de soja no Estado de Mato Grosso, o maior produtor de soja e milho do Brasil, pediram a um tribunal federal que cancelasse a patente da Monsanto Intacta RR2 Pro em novembro do ano passado.

No processo, eles alegaram irregularidades relacionadas à patente, incluindo o suposto fracasso da empresa em provar que ela traz inovação tecnológica de fato.

Em janeiro, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por patentes no Brasil, disse que a patente Intacta RR2 Pro para a tecnologia de sementes de soja geneticamente modificadas deveria ser declarada nula depois de reexaminar a questão.

A proteção de patentes da Intacta se estende até outubro de 2022.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário