Análise de solo em 30 segundos... É o SpecSolo, uma patente brasileira

Publicado em 17/08/2018 16:38
André Marcelo de Souza - Analista Embrapa Solos
Uma tecnologia que trará grande agilidade na identificação dos solos é a SpecSolo, desenvolvida pela Embrapa Solos. Por meio dela, dezenas de parâmetros de fertilidade (carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros) e física do solo (argila, silte e areia) podem ser analisados simultaneamente em apenas 30 segundos. A análise convencional demora dias para apresentar os mesmos parâmetros.

Podcast

Entrevista com André Marcelo de Souza - Analista Embrapa Solos

Download

O SpecSolo® é uma tecnologia inovadora destinada à análise de solos por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) que faz uso de técnicas de Big Data e Inteligência Artificial, desenvolvidas com o auxílio de um robusto banco de dados com mais de 1 milhão de amostras de solos representativos do Brasil.

A solução conta com um software hospedado em nuvem exclusivo para o processamento da análise e um equipamento automatizado para coleta de espectros de solo, denominado SpecSolo-Scan®.

A Tecnologia SpecSolo® tem a vantagem de analisar amostras de solo de forma não destrutiva, rápida e econômica.

É o primeiro pacote de atributos oferecido ao mercado que contempla os parâmetros de matéria orgânica e física do solo (argila, silte e areia), que podem ser analisados simultaneamente em apenas alguns segundos.

A Plataforma Digital SpecSolo® apresenta uma solução para facilitar a elaboração de recomendações de fertilização e correção do solo.

A elaboração da recomendação é feita de forma on-line através da consulta a um banco de dados onde estão armazenadas todas as informações referentes às culturas, preconizadas pelos principais institutos de pesquisas por diferentes regiões do país.

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Como funciona

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Tiago Pandolfo Balsas - MA

    Senhor João Batista, admiro muito sua defesa do agronegócio e postura de um Brasil melhor, mas o SpecSolo ainda é um projeto futuro. Infelizmente pra todos, pois temos tempo de análise ( entre 3 e 15 dias), resíduos das análises, dentre outras coisas como pontos negativos das análises de solo de hoje. Mas ainda temos de nos render à ela para nos balizarmos em nossas recomendações. O Specsolo caso se mostre eficaz em TODOS os parâmetros, é o sonho de todos os produtores e laboratórios de solo do Brasil. Mas, infelizmente, ainda estamos longe!

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Tiago, sou do tempo do papel carbono, lembra dele? ... Pois é, já não existe mais. ... Lembra que as naves espaciais traziam pedras e, material da lua para detectarem quais as "substâncias" de que eram feitos. ... E hoje, como é feito a análise do solo de Marte? ... Nenhuma nave voltou de lá trazendo materiais para serem analisados, mas como são feitas essas analises?... Ouvi dizer que é através de raio laser e, através da espectrometria são determinados os minerais que o material contém. ... ... Penso que está na hora de se agilizar esses procedimentos. Na citricultura os produtores já usam o refratômetro portátil, que mede o teor de açúcar na laranja. Não é mais necessário colher uma amostra de laranja e mandar para a fábrica para ver se está na hora da colheita. ... ... ... Como sou um velho matuto, que não enxerga as cores do arco-iris, sonho com o dia que o mais importante para o agricultor vai ser saber como está o nível enzimático do seu solo. Esse parâmetro vai determinar se o seu solo está suficientemente vivo para produzir alimento com alto valor biológico. ... ... Lindas palavras, não? ... Mas está aí o próximo degrau de tecnologia, necessário para que o produtor rural fique um pouco mais livre para obter renda em sua atividade.

      0
    • Tiago Pandolfo Balsas - MA

      Sem dúvida Sr. Paulo, esse é o caminho e acredito que chegaremos lá. Mas estamos falando de apenas 2 parâmetros ainda no Specsolo que ainda não resolve nosso problema. Mas chegaremos lá. Parabéns à Embrapa.

      0