O uso do glifosato segue como tecnologia importante para o cultivo da soja mas não deve ser encarado como única alternativa

Publicado em 01/10/2018 13:06
Áureo Lantmann - Consultor Técnico
O uso inadequado do glifosato gerou problemas sérios de resistência e precisa ser revisto para prolongar a vida útil do produto

Podcast

Entrevista com Áureo Lantmann - Consultor Técnico sobre o Glifosato

Download

 

LOGO nalogo

Nesta segunda-feira (01), o consultor técnico Áureo Lantmann conversou com o Notícias Agrícolas a respeito do futuro da utilização do glifosato no agronegócio brasileiro. Após a liberação do uso do produto para esta safra, a pergunta agora é: até quando essa tecnologia será viável para os produtores do país?

Na discussão apresentada pelo consultor, observa-se que o uso do produto, por questões biológicas, está sendo vencido. "Não podemos imaginar que uma única tecnologia vai dar certo. Isso acaba criando um problema ao invés de trazer uma solução", ressalta.

Ele lembra que a biologia é dinâmica e muda de acordo com a pressão que se coloca sobre ela. O glifosato é uma tecnologia prática e barata para o produtor, mas há muito manejo inadequado envolvido em seu uso, sobretudo no que diz respeito à dose segura para a aplicação.

Para Lantmann, o uso do glifosato precisa ser redefinido. Até o momento, não existe uma tecnologia melhor no mercado e será precico retroceder para dar conta do que está vindo em forma de resistência. Ele lembra que, desde que bem conduzido, é possível fazer plantio direto sem glifosato.

O consultor ainda salienta que há materiais convencionais no mercado com potencial de produção igual ou até maior do que os transgênicos. Essa seria, portanto, uma forma de diversificar a tecnologia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário