Logística comprometida e volatilidade cambial comprometem chegada de insumos da safra 2018/19; falta de paraquat preocupa

Publicado em 02/10/2018 11:52
Eduardo Lima Porto - Diretor da LucrodoAgro
Nova safra do Brasil carrega intensa insegurança jurídica e, diante dos desafios, produtor tem de estar atento em garantir sua margem de lucro. Atenção ao andamento do dólar, às relações entre cooperativas, revendas, tradings e produtores e à restrição de crédito para investimentos.

Podcast

Entrevista com Eduardo Lima Porto - Diretor da LucrodoAgro sobre a Logística dos insumos da safra 2018/19

Download
 

LOGO nalogo

Nesta terça-feira, Eduardo Lima Porto, diretor da LucrodoAgro, conversou com o Notícias Agrícolas a respeito do custo e da logística dos insumos para a nova safra, frente a um cenário de incerteza cambial e financeira, bem como de dúvidas a respeito da questão dos fretes rodoviários.

Ele salienta que o agricultor, "além de precisar ter habilidade matemática acima do normal, também é um grande malabarista". A situação segue confusa desde o tabelamento dos fretes e alguns produtores não receberam insumos.

Nesta frase, como avalia Porto, o problema caiu na mão das indústrias de fertilizantes, que trabalha com margens afetadas. Contudo, qualquer alteração no quadro logístico traz prejuízos para a cadeia.

A região Centro-Oeste, em principal, está sofrendo a falta do paraquat, já que esta é uma ferramenta de dessecação fundamental nessas áreas, sem uma alternativa tecnicamente viável de performance.

Também há relatos de cancelamentos de pedidos justificados pela alteração de custos e pela variação cambial. Algumas moléculas poderão ter uma diferenciação em termos de custo comparado ao que houve na safra anterior - de forma que esta é a preocupação mais crítica no momento.

O produtor, com a somatória dos preços de Chicago e as questões fundamentais internas, tem conseguido uma margem favorável advinda da safra passada. Essa margem deve influenciar também a nova safra, embora esta esteja com índice de comercialização menor do que as anteriores.

Para ele, o que mais causa preocupação são as recuperações judiciais brasil afora, o que aumentou a percepção de risco no mercado de crédito em relação a determinados players.

Em regiões onde os módulos rurais são menores, como no Sul do país, a presença da cooperativa se torna importante para os fornecedores, já que reduz o custo logístico.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Ricardo Bagatelli Foz do Iguaçu - PR

    Excelentes ponderações Eduardo. Vivemos num momento de turbulência em amplos os sentidos, e neste caso, o insumo mais importante é o capital! O foco na rentabilidade sustentável é grande desafio. Grande abraço

    0