ITR menor para quem investe mais na propriedade, uma lógica do imposto e que não tem funcionado nos últimos anos

Publicado em 29/01/2019 14:17 e atualizado em 29/01/2019 15:06
1764 exibições
Calcular o VTN ( Valor da Terra Nua) que é a base da cobrança do ITR ainda é um desafio para produtores rurais e também para as prefeituras que são responsáveis pela fiscalização e cobrança do imposto
Leonardo Oliveira - Diretor do LucrodoAgro Consultoria Agroeconômica

Podcast

Entrevista com Leonardo Oliveira - Diretor do LucrodoAgro Consultoria Agroeconômica sobre o ITR

Download

 

LOGO nalogo

No segundo semestre do ano, os produtores devem fazer a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR). Mas, segundo o especialista Leonardo Oliveira, diretor do LucroDoAgro Consultoria Agroeconômica, alguns produtores podem estar pagando mais do que deveriam.

Oliveira, que irá lançar um livro sobre o tema, relata ao Notícias Agrícolas que, desde 2010, a Receita Federal passou a atribuição desse imposto para os municípios. Entretanto, há algumas situações abstratas que não estão sendo utilizadas nos cálculos.

Ele aponta que os produtores precisam do auxílio de um técnico agronômico para identificar as benfeitorias e reduzir o valor total da área, já que todos os itens contidos dentro da propriedade contam no resultado final.

Logo, além de construções e instalações, fatores como a fertilidade do solo podem ser levados em conta nos cálculos.

Confira a entrevista completa, com as dicas de Oliveira, no vídeo acima

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

1 comentário

  • Marco Pugliesi -

    Interessante artigo parabéns... (https://www.logisticaavancada.com.br/).

    1
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      MARCO ( senza s) Desconfie sempre do governo, ele nunca foi bonzinho----Em 1987 iniciou os trabalhos da Constituinte para libertar o cidadao da opressao do estado ( era uma alusao à ditadura)-----Em 1987 o estado retirava 27% de impostos, hoje retira 45% ( sempre as tres juntas)... ENTAO NUNCA ACREDITE NO GOVERNO DE QUAISQUER ESPECIES... PODE TER CERTEZA QUE DEPOIS DE DECLARAR O INVESTIMENTO

      0