Startups e Hubs dividem espaço tradicional de máquinas agrícolas na Agrishow

Publicado em 02/05/2019 15:00
Guilherme Dal Lago - Pulse Hub Inovação
Nova modalidade de empresa, as startups do agronegócio marcaram presença em feira que nasceu como vitrine para maquinário agrícola

Startups se reúnem na Agrishow, com setor aumentando uso de tecnologia

RIBEIRÃO PRETO (Reuters) - Dezenas de startups de tecnologia se reuniram esta semana na Agrishow, a maior feira agrícola da América Latina, oferecendo serviços e equipamentos para ajudar os produtores a melhorar a produtividade, à medida que o setor vem adotando maior uso da tecnologia.

Essas pequenas empresas, do Brasil e do exterior, oferecem produtos que ajudam os agricultores a utilizar melhor suas máquinas computadorizadas, além de fornecer ferramentas que avaliam o estado das lavouras com mais precisão, permitindo ajustes para melhorar a produção agrícola.

A startup brasileira Prime Field fechou na terça-feira um contrato para fornecer 80 bases móveis de Wifi para a Bunge Açúcar e Bionergia, o braço de açúcar e etanol da companhia de agronegócios Bunge.

"Eles precisam conectar suas colhedoras de cana durante a colheita para melhorar a logística e, como não há cobertura de internet na maioria dos campos, usam nossas bases remotas para conectar o Wifi", disse Francisco Mello, fundador da Prime Field, que está buscando uma parceria de investimento para produzir o pedido da Bunge.

A empresa já possui contratos com a francesa Tereos e com a BP Biocombustíveis, empresa de biocombustível de propriedade da BP.

A SeeTree, de Israel, também estava na Agrishow. A empresa, que levantou 15 milhões de dólares em investimentos, oferece serviços para plantações permanentes, como laranjeiras. Ela desenvolve um perfil de saúde das árvores, procurando problemas como o greening, considerada a pior doença da citricultura.

"Quando concluirmos o estabelecimento de nossos serviços no setor cítrico, avançaremos para outras culturas, de acordo com as necessidades do mercado e nossas capacidades. Nosso objetivo é fornecer serviços para muitas culturas permanentes no Brasil", disse o presidente-executivo, Israel Talpaz.

"É uma grande oferta de serviços e soluções de tecnologia", disse Sérgio Rocha, presidente-executivo da AgroTools, uma das principais empresas de tecnologia agro norte-americana, fundada há 10 anos, e que cresceu fornecendo serviços a dezenas de grandes corporações como JBS, Walmart e Nestlé.

A AgroTools possui uma linha de produtos desenvolvidos a partir de seus sistemas de observação da Terra. Ela ajuda empresas como o McDonald's e grandes comerciantes de commodities, por exemplo, a evitar o fornecimento de matérias-primas de áreas no Brasil que sofreram desmatamento recente.

Rocha diz que a empresa está terminando uma rodada para convidar novos investidores. A empresa planeja levantar 25 milhões de dólares nos próximos 90 dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário