Cinco temas que precisam ser monitorados em junho pois podem dar novos rumos aos preços das commodities agrícolas

O professor de agronegócios Marcos Fava Neves, da USP e da FGV, conversou com o Notícias Agrícolas a respeito dos cinco itens que o produtor rural deve acompanhar ao longo do mês de junho. Neves escreve, mensalmente, uma coluna para o site destacando alguns fatores que podem fazer a diferença na comercialização e no plantio.
Dentre esses fatores, o mais importante é a oferta de grãos nos Estados Unidos. Neste mês, deve-se observar o plantio no país que, com o excesso de chuva, deve sofrer algumas perdas por conta do atraso. A janela para a colher também deve ser menor. Haverá, portanto, redução no milho previsto e também, possivelmente, para a soja. Neste momento, o professor recomenda que, aqueles produtores que puderem segurar um pouco de grãos, aguardem mais resultados.
Por sua vez, a peste suína africana na China pode trazer oportunidades para o Brasil exportar não apenas carne suína, mas também outras proteínas. A briga entre Donald Trump e China ainda pode trazer mais benefícios para o Brasil, embora reduza a perspectiva da economia mundial.
Neves também acredita que, com a aprovação das reformas propostas pelo Governo brasileiro, a tendência é que o real se valorize no próximo semestre. O produtor, assim, poderia ganhar no custo de produção, mesmo com o problema cambial na comercialização. Ele recomenda que haja uma trava de preços no câmbio atual.
Ele ainda se posiciona contra a revogação da Lei Kandir e também contra o tabelamento de fretes, pontos que ele considera prejudiciais para a cadeia agrícola.
0 comentário
Taxas dos DIs têm altas firmes com "fator Flávio" pressionando o mercado
Conversa de Cerca #183 - Atenção, produtor! O cenário fitossanitário do milho começa na soja
Ricardo Nicodemos e diretoria são reconduzidos à liderança da ABMRA para o biênio 2026/27
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Exportações de panetone alcançam US$ 20,6 milhões até novembro, afirma Abimapi
Cotada a R$ 6,08/kg, menor preço da safra 2025, ameixa Rubi Mel é o destaque da semana (15 a 19/12) no atacado da CEAGESP