Percevejo Castanho, praga dos solos do cerrado, já é combatido pelo fungo Metarhizium

Publicado em 15/08/2019 15:48
Edgar Zanotto - Diretor do Grupo Vittia
Praga ataca diversos tipos de cultura e solução encontrada é um produto microbiológico: o fungo Metarhizium, em formulação líquida

Podcast

Entrevista com Edgar Zanotto - Diretor do Grupo Vittia

Download

LOGO nalogo

Os produtores do Cerrado têm enfrentado uma forte onda de percevejos castanhos. Em algumas regiões, a praga pode ser considerada pior que os nematoides e consequentemente trazem muito prejuízos aos produtores. Para combater os percevejos, a Biovalens encontrou a solução contra a praga na região e em outros pontos do país em que ela já é notada pelos produtores. 

Segundo Edgar Zanotto, diretor da empresa, a solução é o fungo Metarhizum, em formação líquida. “Por ter essa fermentação líquida ela é muito mais agressiva, ela já vem na fase infectiva do fungo”, explica. O novo método tem  o diferencial de poder ser utilizado em qualquer cultura e tem como principal característica protegê-la durante todo o período. O Metarhizum já está disponível em todo o mercado.

O percevejo castanho já uma praga de solo antiga conhecida pelos produtores e foi identificado pela primeira vez em Rio Verde/GO e se proliferou por todo o Cerrado. Segundo o diretor, a vantagem de ser um produto microbiológico, é que ele continua crescendo na matéria orgânica e consegue proteger a cultura do início até o final da lavoura.

Apesar do percevejo já ser conhecido, muitos produtores ainda não atribuem o declínio de produtividade à presença da praga, já que ela age diretamente no subsolo. “A gente vê várias regiões no Mato Grosso do Sul que tem mortes de pastagens e as pessoas ligando isso somente as cigarrinhas de pastagens. E quando a gente vai ver no solo tem percevejo castanho também”, explica.

Edgar explica ainda que o produtor só percebe a presença do percevejo durante a segunda safra. “Na primeira safra quando começa as chuvas, ele leva um tempo para subir. Quando você entra na safrinha ele já está com a população muito alta, é aí que ele vem com a agressividade muito maior, chegando até matar as plantas”, afirma. 

Confira as imagens do percevejo

fotos percevejo

fotos percevejo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário