Luís Turquino, ex-criador de Simental, tem mais lucro e satisfação com as ovelhas Texel

Publicado em 05/09/2019 10:46
Luís Turquino, ex-criador de Simental, tem mais lucro e satisfação com as ovelhas Texel

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas conversou com Luís Turquino, ex-criador de Simental, para entender um pouco mais sobre a criação das ovelhas Texel.

A ovelha Texel tem origem holandesa e segundo o criador, o lucro é mais alto e a criação é mais rápida do que a do boi Simental. "As ovelhas elas têm praticamente cinco meses de gestação, mais três meses de desmame, mais três meses já estamos abatendo, então é mais rápido que o boi", explica Turquino. 

Outra característica que chama atenção do criador, é o fato do leite da ovelha ser mais forte. "O leite de ovelha é muito concentrado. Não sei se você sabe, você precisa de 10 litros de leite de vaca para fazer um quilo de queijo e com seis litros de leite de ovelha, você faz um quilo de queijo", comenta. Segundo ele, o leite também contribuí para que a ovelha cresça mais rápido e mais forte. 

Luís Turquino tem uma fazenda na região sul do Mato Grosso do Sul e aguarda agora o selo de qualidade prometido aos agricultores para aumentar o número do rebanho e trabalhar em um  frigoríficos interno e artesanal na região. 


Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Silvia Faria Turquino

    Ótima reportagem!!!

    1
  • VINICIUS CAETANO MARTIN Curitiba - PR

    O caminho da diversidade de rebanhos é o mais acertado. Diversidade da mais lucro e produz mais...parabens pela reportagem.

    6
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr VINICIUS, juro que li seus comentarios varias vezes tentando entende-los,,,,,No caso do sr Turquino ele antes era criador de Simmental portanto uma unica variedade-----Depois desistiu e passou a criar uma unica variedade de ovelhas Texel---Por favor onde esta' a variedade?? Desculpe estou tentando entender o raciocinio porque ja' deparei num sujeito que achava poder comprar um carro com a riqueza da biodiversidade...

      5
    • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

      Variedade de gado? Variedade de ovelhas?

      Meloni vc esta confundindo vegetais com animais!!?

      Simental e uma raça bovina.

      Texel uma raça de ovelhas!!

      Misericórdia, quanto conhecimento!!!

      6