Produtores rurais holandeses protestam contra imposições governamentais e rótulos negativos

Publicado em 02/10/2019 17:59
Bruno Loman - Graduando em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP
Entrevista com Bruno Loman - Graduando em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP sobre Produtores rurais da Holanda fazem protesto
LOGO nalogo

A Holanda, um dos principais países agricolas da Europa e segundo maior exportador de alimentos do mundo, se orgulha de sua história agrícola. Após a Segunda Guerra Mundial, o país passou por uma grande crise de abastecimento de alimentos, o que forçou que os produtores rurais buscassem metodologias inovadoras para a retomada da agricultura no país. 

Seguindo o sentimento de orgulho nacional, os produtores holandeses se mobilizaram entre a tarde desta terça-feira (1) e a madrugada de hoje, criando um grande protesto a favor do setor produtivo. Entre as principais causas da mobilização, estão tentativas governamentais de diminuir a quantidade de cabeça de gado por propriedade, além de rótulos negativos que denigrem a imagem da agropecuária.

O equilíbrio entre questões ambientais e o setor produtivo tem gerado debates em diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. De um lado, vê-se um setor tentando se adaptar aos novos padrões de consumo, do outro, vozes urbanas, ambientalistas e governamentais com exigências cada vez mais complexas de serem adotadas no campo.

Podcast

Entrevista com Bruno Loman - Graduando em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP sobre Produtores rurais da Holanda fazem protesto

Download

Produtores rurais holandeses protestam contra rótulos de poluidores e maus tratos aos animais

Na região de Haia, na Holanda, centenas de produtores rurais participaram de um protesto para enviar uma mensagem ao governo holandês. Assim como aqui no Brasil, os rótulos de que o agronegócio é poluidor e foco de maus tratos aos animais foram os motivos que geraram indignação e movimentaram os produtores holandeses.

Haia é uma das pricipais cidades holandesas, sendo capital da província da Holanda do Sul. Pelo menos dois mil agricultores participaram do protesto, utilizando seus tratores para fazer um “tratoraço” nas principais rodovias e estradas da cidade. A movimentação, juntamente com o mau tempo e acidentes, resultou em mais de 1.000 quilômetros de congestionamentos.

O vídeo abaixo, publicado pelo canal The Netherlands & Dutch Culture no Youtube, mostra o momento em que os tratores passam por uma das rodovias da região de Haia:

Os manifestantes dizem que sua indústria está sendo injustamente apontada pelas emissões de nitrogênio que poluem o meio ambiente. Eles também procuraram combater a "imagem negativa" que os agricultores têm na Holanda.

Anna Holligan, correpondente internacional da BBC, postou alguns momentos do protesto em seu Twitter:

 

 

Até o momento, o governo não tomou medidas contra os agricultores, mas pelo menos um partido político sugeriu que a Holanda se movesse para reduzir o número de animais vivos que seus agricultores mantêm. Outro plano concederia ajuda financeira aos agricultores que cessassem suas operações ou adotassem práticas agrícolas mais sustentáveis.

 

 

https://www.dw.com/en/netherlands-farmers-stage-tractor-protest-cause-huge-jams/a-50665750

https://www.bbc.com/news/world-europe-49891449

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário