Pauta do agro nos BRICS evolui com foco na ciência, sustentabilidade e intensificação do justo livre comércio

Publicado em 14/11/2019 14:49
Flávio Betarello - Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do MAPA
Reuniões bilaterais resultam em três acordos para o setor com a China e avanço nas agendas com Rússia, Índia e África do Sul. Objetivo é consolidar o Brasil como importância potencial agroambiental.

Podcast

Entrevista com Flávio Betarello sobre os Resultado das reuniões dos BRICS

Download

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Desde a faculdade que escuto sobre cerimoniais, rapapés e regabofes, cartas de intenção, etc... Isso aí não possui valor nenhum, o que importa são os resultados concretos do que vai ser feito..., respeito demasiado por pessoas que possuem cargos de autoridade é uma coisa do capeta.

    6
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Pessoal, eu não aceito isso, tirar o governo brasileiro da economia e colocar no lugar governos comunistas ou de castas como a China, Rússia e India. Isso não é livre comércio, vejam aí na região de vocês quem são os defensores de políticos mequetrefes e que defendem a intervenção governamental toda vez que as nulidades quebram. Cuidem bem em quais partidos votarão na próxima eleição, lembrem do foro de São Paulo e do apoio de Putin a Venezuela.

    5
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Outro grande engodo, que combato há anos, é essa estória de dizer que é livre comércio colocar de um lado empresas privadas e de outro um estado e governo gigantes como é o partido comunista chinês. Não há como um individuo competir com um estado gigantesco e controlado por mão de ferro por uma casta de comunistas, há muitos anos de Mao Zedong. Por definição qualquer estado ou governo tem mais poder e dinheiro que um único individuo. E também todo estado e governo é controlado por um grupo ou associação de homens.

    5
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Pessoal, talvez o Flávio Betarello não saiba, mas procurem essa palavra sustentabilidade no google com a data de dez anos atrás, ela praticamente não existia e foi sendo colocada aos poucos no vocabulário brasileiro com uma definição bem particular, diria uma perversão do significado da palavra... e digo mais, não há uma definição precisa do que seja isso na agropecuária, é só mais um chavão para que políticos, e políticos comunistas não pensam em outra coisa, a não ser controle da sociedade através de chavões bonitinhos para enganar a massa...

    7
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Sr. Rodrigo, eu diria que não só os políticos estão usando , mas principalmente aqueles que querem aparecer como salvadores da Pátria , meio ambiente etc..... Ocorre que ninguém comenta sobre a Verdadeira Sustentabilidade no sentido verdadeiro que a Possibilidade de o Produtor ter sustentação econômica agregada ao que os grandes palestrantes falam em sustentabilidade . Você não houve destes que é preciso a atividade sustentar a empresa rural . Essa palavra já virou piada nas mãos de Empresas , Governos e Palestrantes .

      7
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Prezado Edmilson, a ministra Tereza Cristina preserva o ranço de pensar que somente com dinheiro público ou estrangeiro, garantido pelo governo, a agropecuária brasileira pode crescer. Ela falou que o plano estratégico junto ao banco mundial para conseguir dinheiro é a governança fundiária, seja lá que diabos seja isso, a inovação tecnológica, na mão das "instituições", entidades e multinacionais como sempre, e qualidade sanitária. Imagino que o governo esteja trabalhando para empresas exportadoras, com os brasileiros assalariados e pobres pagando a conta. Essa turma da FPA e agregados é a mesma que enriqueceu nos governos socialistas de FHC, Lula e Dilma sempre escorados em planos governamentais.

      5
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Excelente entrevista Carla, e concordo com a integração mas... é preciso olhar bem como vai ser feita essa integração tecnológica, se vamos ter acesso à novas tecnologias ou vamos ser meros consumidores de 5G, que dizem não funcionar bem..., e se entregando nossos portos para os chineses, esses não irão manipular os dados de embarque de commodities, que é só que eles compram. Vocês acham ruim negociar com as tradings americanas? Esperem dez anos para ver o que vai resultar entregar o comercio e transporte dos grãos e dos minérios aos chineses, que vocês verão o que é bom prá tosse.

    4