Distribuidora de insumos do RS capta R$ 14 mi utilizando o CRA , título lastreado em recebíveis do agronegócio

Publicado em 22/01/2020 13:10
Homero Quadros - Diretor Comercial da Referência Agroinsumos
É a primeira revenda no RS a finalizar um operação estruturada de crédito desde a formalização do CRA durante o plano safra em meados do ano passado

Podcast

Entrevista Homero Quadros - Diretor Comercial da Referência Agroinsumos sobre a Primeira Operação Estruturada de Crédito no RS

Download

LOGO nalogo

Os produtores rurais da Metade Sul do Rio Grande do Sul que não têm acesso às linhas de crédito tradicionais para compra de insumos agora poderão contar com uma opção de financiamento que permite a compra de produtos de várias marcas. A primeira operação estruturada de crédito foi realizada pela Referência Agroinsumos, conseguindo captar R$ 14 milhões. A rede está presente em oito municípios e abrange mais 43 cidades. 

De acordo com Homero Quadros, diretor comercial da empresa, a intenção é atender aos produtores que tiveram dificuldades com a safra, como intempéries climáticas, por exemplo, e não conseguem contratar financiamentos em instituições financeiras convencionais. 

Ele explica que o volume captado foi de 14 milhões, utilizando os recebiveis emitidos pelos produtores rurais parceiros, como Cédula de Produto Rural (CPR), notas, debêntures, que na prática, não têm liquidez, negociando-os no mercado financeiro como Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA). 

"Cerca de 150 produtores emitiram títulos, produtores que já negociam conosco, e operacionalizamos. Juntamos tudo, viraram títulos e os investidores puderam comprar e ser credores destes títulos", explica. 

De acordo com Quadros, esta modalidade permite ao produtor uma maior liberdade na compra de iinsumos, podendo adquirir produtos das mais variadas marcas, diferente de quando a linha de financiamento é contratada junto à multinacionais, e o produtor precisa adquirir apenas insumos de tal marca.

"A taxa de juros vai depender um pouco do perfil do cliente, do histórico com a empresa, dos riscos, das garantias oferecidas, a escala que ele vai tomar e o prazo em que esses recursos serão utilizados. Mas posso garantir que a taxa não é maior do que a que já paga nos financiamentos em instituições de crédito tradicionais", afirma. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário