Parceria pode ser saída para realização do sonho do trator zero km para pequenos cafeicultores

Publicado em 12/02/2020 18:36
André Rorato e José Geraldo Junqueira - Vice Presidente LS-Mtron Brasil e Gerente Comercial Cooxupé
Convênio vai beneficiar principalmente aqueles cafeicultores que têm dificuldade ou receio de acessar financiamentos tradicionais

Podcast

Entrevista com André Rorato e José Geraldo Junqeuira - Vice Presidente LS-Mtron Brasil e Gerente Comercial Cooxupé

Download

LOGO nalogo

Os pequenos e médios produtores de café, associados à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) agora têm a oportunidade de comprar tratores zero quilômetro da LS-Mtron Brasil. A cooperativa e a fabricante de tratores estão apresentando a opção para os cooperados na 19ª ediçlão da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), em Guaxupé. Com esse convênio, o produtor pode comprar o veículo e pagar com sua moeda de troca: o café. 

Segundo José Geraldo Junqeuira, gerente comercial da Cooxupé, o perfil da maioria dos associados é de pequenos e médios produtores, e ainda que a cooperativa já atendesse a necessidade por insumos, máquinas e implementos, ainda havia a necessidade por oferta de tratores. 

"Hoje nós temos condição de atender por causa dessa parceria com a LS, que inclusive são líderes no segmento de café, e o interessante é que a gente consegue financiar para o produtor na moeda de troca dele, que é a troca de café", explica. 

De acordo com André Rorato, vice-presidente da LS-Mtron Brasil, o convêniuo atinge todas as linhas de crédito que existem no mercado, mas principalmente, "pela expertise da Cooxupé em fazer troca por café, essa seguramente é uma ferramenta que o produtor vai utilizar muito para poder adquirir um trator". 

Junqueira explica que basta o produtor ir até a unidade Cooxupé que o atende, ou em alguma concessionária da LS, fazer o negócio e fechar em café, ao invés de ir ao banco, apresentar propostas, ter encargose enfrentar a burocracia. Ele ressalta que pelo perfil da maioria dos produtores atendidos pela Cooxupé serem de pequeno ou médio porte, muitos têm dificuldade de acessar as linhas de crédito oferecidas por bancos, e essa modalidade do convênio vai facilitar a compra.

"Aqui na Cooxupé ele já resolve a compra dele financiada, muitas vezes no próprio balcão, muito rápido e de uma forma bastante tranquila. E essa troca pode ser em quatro ou até cinco anos aqui na Femagri", disse. 

Com o conhecimento que a Cooxupé tem de seus associados, segundo Junqueira, é possível, pelo histórico, ter noção de quanto o produtor pode comprometer de sua produção para o pagamento do trator, sem prejudicá-lo. 

Rorato conta que muitas das tecnologias oferecidas pela LS podem ser incluídas na compra do trator, como telemetria e piloto, de forma a tecnificar ainda mais a produção. Junqueira ressalta que a tecnificação do produtpor de café é importante para que ele melhore a produtividade no campo e seu padrão de vida. 

De 12 a 14 de fevereiro, o site Notícias Agrícolas estará na Femagri, maior feira agrícola voltada para o setor cafeeiro e organizada pela Cooxupé, em Guaxupé/MG. Diretamente do evento, as equipes do site trarão informações do setor cafeeiro, novidades em tecnologia e opiniões de especialistas para que os cafeicultores tomem as melhores decisões. Acompanhe também as redes sociais do Notícias Agricolas pelo InstagramFacebook LinkedIn.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário