SPARCBio: São Paulo sedia novo centro de excelência em pesquisa sobre controle biológico de pragas e doenças

Publicado em 13/02/2020 15:54
Prof. José Roberto Postali Parra - Diretor do SPARCBio
Iniciativa é da Fapesp em parceria com a Esalq e a Koppert e busca disseminar conhecimento aos produtores brasileiros e mudar a perspectiva sobre o controle biológico.

Podcast

Lançamento do SPARCBio - Entrevista com Prof. José Roberto Postali Parra - Diretor do SPARCBio

Download
 

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a Koppert Biological Systems e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) investirão R$ 40 milhões nos próximos anos em um centro de pesquisas que terá como foco o desenvolvimento de um novo modelo de manejo de controle de pragas e doenças para a agricultura brasileira,mais sustentável.

Os investimentos no SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) serão feitos pela FAPESP, por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia, e pela Koppert, e terão como contrapartida recursos da Esalq para infraestrutura de pesquisa e custos de pessoal.

O centro terá como meta a transferência de conhecimento para a empresa e para a sociedade e prever, durante o desenvolvimento dos estudos, a interação com o sistema educacional, incluindo os níveis fundamental e médio.

O lançamento do centro foi neste dia 11 de fevereiro, durante cerimônia na Esalq, que sedia o SPARCBio. O centro ficano Departamento de Entomologia e Acarologia, em Piracicaba (SP), mas tem integração com outras universidades e instituições no Brasil e exterior.

Há parcerias com instituições brasileiras como Unesp (Universidade Estadual Paulista), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e Embrapa. No exterior, as parcerias são com pesquisadores de instituições como University of Minnesota e University of California, ambas dos Estados Unidos, Institut National de la Recherche Agronomique/INRA (França) e University of Copenhagen (Dinamarca).

O centro conta com a participação de diversos pesquisadores e especialistas diretamente envolvidos com o projeto e com as seguintes linhas de pesquisa: descoberta de novos agentes biológicos de controle; desenvolvimento de novas tecnologias e geração de conhecimento em manejo integrado de pragas e doenças.

“O programa FAPESP de Centro de Pesquisas em Engenharia tem despertado enorme interesse por parte de empresas inovadoras no Brasil e exterior. No SPARCBio, a equipe liderada pelo professor José Roberto Postali Parra, um dos maiores especialistas em controle biológico no país, se associa à Koppert, empresa com tradição em P&D avançada. Este será o 13º Centro criado pela FAPESP nos últimos cinco anos, demonstrando a vitalidade da interação universidade-empresa em São Paulo”, afirma o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz.

O diretor industrial da Koppert, Danilo Pedrazzoli, também destaca que a parceria para criação do novo centro de pesquisas trará benefícios a todos os envolvidos. “A universidade ganha com royalties, o governo com impostos de produtos que vierem a ser desenvolvidos e a empresa, com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Vamos deixar de ser replicadores de tecnologia para sermos geradores e disseminadores”, disse.

Já o professor Parra, diretor do SPARCBio, ressalta a importância da difusão de conhecimento que será feita pelo centro.  “O projeto tem como um dos desafios a mudança de cultura dos produtores rurais brasileiros em relação à competitividade e reprodutibilidade das tecnologias de controle biológico, na comparação com os agroquímicos. Essa quebra de paradigma só será viável com educação e difusão do conhecimento que resultem em maior aceitação dos biológicos.”

Prof. José Roberto Postali Parra - Diretor do SPARCBio - 16:9Prof. José Roberto Postali Parra - Diretor do SPARCBio - 16:9

 

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.

Sobre a Koppert

A Koppert Biological Systems, líder mundial em controle biológico, está presente no Brasil desde 2011, quando iniciou seus primeiros registros. Possui duas fábricas no Brasil, a de macrobiológicos, em Charqueada (SP), e a de microbiológicos, em Piracicaba. (SP). Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade dos seus mais de 15 produtos. A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, ajudando a tornar a produção agrícola brasileira mais sustentável, saudável e em harmonia com a natureza.

Sobre a Esalq

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP) voltada ao ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas das ciências agrárias, sociais aplicadas, biológicas e ambientais, localizada no Campus "Luiz de Queiroz", no município de Piracicaba. Oferece sete cursos de graduação e 18programas de pós-graduação, somando cerca de 2.000 alunos de graduação e 1.100 de pós-graduação e recentemente foi classificada entre as cinco melhores faculdades de agronomia do mundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário