Estudo aponta que entre os países da América do Sul e Central, Brasil se destaca em qualidade e segurança dos alimentos

Publicado em 07/04/2020 07:32 e atualizado em 07/04/2020 10:50
Márcio Zanetti - Diretor Geral no Brasil do EIU (The Economist Intelligente Unit)
Índice que avalia a segurança alimentar de 113 países foi desenvolvido pelo Economist Intelligence Unit (EIU) e patrocinado pela Corteva Agriscience. Levantamento aponta ainda que o Brasil precisa seguir atento às questões logísticas, ainda deficientes.

Podcast

Entrevista com Márcio Zanetti - Diretor Geral no Brasi do EIU (The Economist Intelligente Unit) sobre Segurança alimentar

Download
 

A Corteva Agriscience patrocina a mais recente edição do Índice Global de Segurança Alimentar (Global Food Security Index - GFSI, em inglês), que examina o estado dos sistemas alimentares de 113 países, incluindo o Brasil. O estudo foi desenvolvido pelo Economist Intelligence Unit (EIU) e apresenta uma análise sobre como as regiões estão em relação à segurança alimentar considerando três categorias: Acesso, Disponibilidade e Qualidade & Segurança dos alimentos. O estudo também considera um quarto fator, classificado pela equipe do EIU como Fator de Risco e que avalia a resiliência dos países em relação às mudanças climáticas e disponibilidade de recursos naturais.

A segurança alimentar é definida como o estado em que as pessoas têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes e nutritivos que atendam às suas necessidades alimentares para uma vida saudável e ativa. Essa definição é internacionalmente aceita e foi estabelecida na Cúpula Mundial da Alimentação de 1996.

Entre os países da região da América do Sul e Central, o Brasil é o quarto colocado no ranking, empatado com a Costa Rica. No índice geral, com os 113 países de cinco continentes, o país ocupa a trigésima nona posição.

O Brasil se destaca em Qualidade & Segurança Alimentar, ocupando a primeira posição na região, resultado da melhoria na qualidade da produção local e atualização das diretrizes e estratégias nutricionais. Entre os critérios avaliados nesta categoria, o Brasil obteve nota máxima (escala de 0 a 100) nos quesitos: Presença e qualidade de programas de rede de segurança alimentar, Acesso a financiamento para agricultores e Padrões nutricionais. Mesmo diante dos desafios que o Brasil enfrenta com questões de financiamento agrícola, o país ocupa uma posição de destaque quando comparado com os demais países da América do Sul e Central.

Risco crescente de desastres relacionados ao clima

O relatório também revelou que a América do Sul e Central está exposta a riscos climáticos, como aumento de temperatura e severidade das tempestades, que podem comprometer a segurança alimentar em toda a região, principalmente nos países insulares da América Central e do Caribe. Essa ameaça é ainda maior pelo progresso limitado da região no desenvolvimento de medidas de alerta precoce ou no investimento em práticas agrícolas inteligentes em termos climáticos.

Acesso e disponibilidade 

Apesar dos programas de segurança alimentar estabelecidos em toda a região, o acesso aos alimentos está ameaçado pelo aumento dos preços entre os países pesquisados da América do Sul e Central. Infraestrutura rodoviária também é um problema, dificultando o transporte eficiente de alimentos, particularmente nas áreas rurais. Ao investir na qualidade das estradas, os países podem melhorar as cadeias de suprimento e garantir disponibilidade de alimentos de forma consistente.  

Disparidade significativa em variedade, qualidade nutricional e segurança dos alimentos

Os governos da América do Sul e Central demonstram um forte compromisso com a melhoria dos níveis de nutrição, com a maioria dos países atualizando diretrizes e estratégias nutricionais recentemente. O Brasil ocupa uma posição de destaque nesse pilar, sendo o país com a nota mais alta da região.

No entanto, países de baixa e média renda, como Haiti e Bolívia, têm níveis mais baixos de diversidade alimentar, disponibilidade de micronutrientes e acesso a eletricidade e água potável. Investimentos como subsídios a frutas e legumes ou programas para aumentar a disponibilidade de suplementos nesses países podem, assim, ajudar a aumentar o consumo de micronutrientes críticos.

Para mais informações sobre o GFSI 2019, confira este vídeo e infográfico. Faça o download dos relatórios regionais do GFSI 2019 aqui.

Sobre o Índice Global de Segurança Alimentar

O GFSI (sigla em inglês) é uma avaliação abrangente do estado da segurança alimentar global desenvolvida pela Economist Intelligence Unit (EIU), apoiada pela Corteva Agriscience. O Índice, divulgado anualmente, fornece uma estrutura comum para entender as principais causas da insegurança alimentar - o estado de estar sem acesso a alimentos suficientes, seguros e nutritivos para manter uma vida saudável e ativa - usando um modelo dinâmico de avaliação quantitativa e qualitativa. Ele examina as mudanças no ambiente global e nos sistemas alimentares de 113 países, comparando-os com os três principais pilares – acessibilidade, disponibilidade, qualidade e um quarto fator de ajuste, recursos naturais e resiliência. Agora em sua 8ª edição, o GFSI se tornou uma referência política para os governos, uma ferramenta de pesquisa para a academia e uma ferramenta de diagnóstico do país para o setor privado em investimentos.

Os cinco relatórios regionais do GFSI 2019 incluíram Ásia-Pacífico, África (incluindo a África Subsaariana e Norte da África) e Oriente Médio, América Central e do Sul, Europa e América do Norte.

Sobre a Corteva Agriscience

A Corteva Agriscience é uma empresa agrícola global de capital aberto que oferece aos agricultores de todo o mundo o portfólio mais completo do setor - incluindo uma mistura equilibrada e diversificada de sementes, proteção de cultivos e soluções digitais focadas em maximizar a produtividade para aumentar o rendimento e a lucratividade. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de produtos e tecnologia líder do setor, posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em trabalhar com as partes interessadas em todo a cadeia alimentar, para cumprir o seu propósito de enriquecer a vida daqueles que produzem e consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. A Corteva Agriscience tornou-se uma empresa pública independente em 1 de junho de 2019. Antes dessa data, era a Divisão de Agricultura da DowDuPont. Mais informações podem ser encontradas em www.corteva.com.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário