Piloto automático foi a principal evolução tecnológica nas máquinas agrícolas, diz especialista

Publicado em 29/04/2020 16:02 e atualizado em 30/04/2020 11:01
Fernando Schlosser - Professor da UFSM
A evolução das tecnologias em mecanização agrícola, que garantem mais eficiência nas operações do campo e o que podemos esperar para o futuro desta mecanização? Estes são os temas do nosso bate-papo com o Professor da Universidade federal de Santa Maria, Fernando Schlosser

Podcast

Entrevista com Fernando Schlosser - Professor da UFSM

Download

Foi o piloto automático para as máquinas agrícolas, a maior evolução tecnológica do setor que surgiu nos últimos anos, na opinião do professor Fernando Scholosser, da Universidade Federal De Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Com 35 anos de experiência acadêmica, Fernando Scholosser, Professor Doutor da UFSM, em entrevista ao jornalista Frederico Olivi do Programa Marcas e Máquinas, afirmou nesta quarta feira, que nestes últimos anos acompanhando de perto as inovações apresentadas pelos fabricantes de máquinas agrícolas, a que mais chamou a sua atenção em relação ao melhor desempenho dessas máquinas nas operações em campo e que mais trouxe mais benefícios para os produtores rurais para a produtividade nas lavouras seria o piloto automático instalado em tratores, pulverizadores automotrizes.

"Haveria muitos outros componentes que eu destacaria como importantes nessa evolução, como por exemplo as cabines das máquinas, que trouxeram mais conforto para todas as categorias de equipamentos, mas sem dúvida, quando surgiu o piloto automático para os tratores, houve uma revolução na maneira de manejar as lavouras, com mais precisão e menos falhas", disse.

Coordenador do Laboratório de Agrotecnologia da Área de Ciências Agrária da UFSM, Fernando Scholosser já formou nesse período de 35 anos, cerca de 70 turmas de novos Agrônomos e orientou mais de 70 novos profissionais para o mercado.

"Daqui das nossas salas de aula estamos conseguindo formar grandes profissionais, que hoje são disputados pelo mercado. Ficamos todos muito felizes com esses resultado. Hoje vejo nas grandes empresas do setor alunos meus aplicando nas suas decisões de engenharia ou nos seus projetos comerciais, muito das práticas e teorias discutidas aqui em nossas salas de aula e em nossos laboratórios de pesquisa".

Colaborador da Revista Cultivar Máquinas, professor Fernando Scholosser trabalha tb há 11 anos, num projeto denominado Test Drive Revista Cultivar, que avalia no campo, as máquinas no seu real desempenho de campo, apresentando para os leitores da revista um olhar técnico do equipamento em questão, propondo ao leitor, uma oportunidade de ter acesso a uma opinião de um professor de mecanização, sobre as tecnologias apresentadas para aquele produto.

"Poder avaliar esses equipamentos no campo, nos dá uma excelente oportunidade tb de ouvir a opinião dos agricultores que adquiriram essas máquinas. Uma grata experiência, mas tenho sempre minha opinião sobre essas novas tecnologias e quando escrevo para a revista, procuro sempre em primeiro lugar a imparcialidade".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário