Safra de azeitona 2020 é 60% menor no RS após excesso de chuvas na polinização

Publicado em 27/05/2020 11:09
Paulo Marchioretto - Presidente o Ibraoliva
Produção de azeite no Brasil foi comprometida, mas queda do consumo durante a pandemia do Coronavírus deve ajustar a relação oferta x demanda. Expectativa é para safra cheia em 2021 com clima favorável até o momento

Podcast

Safra de azeitona 2020 é 60% menor no RS após excesso de chuvas na polinização

Download

LOGO nalogo

O Rio Grande do Sul é o principal produtor brasileiro de azeitonas, representando 7 mil dos 14 mil hectares cultivados no Brasil. Neste ano, a colheita já foi encerrada e representou queda de 60% na produção com relação ao ano passado.

Segundo o presidente do Ibraoliva (Instituto Brasileiro de Olivicultura), Paulo Marchioretto, o excesso de chuvas e tempo nublado durante agosto de 2019, mês onde ocorre a polinização das oliveiras, prejudicou o desenvolvimento das árvores e resultou na queda do número de azeitonas.

Como consequência, a produção de azeites, que é o destino de 95% das azeitonas produzidas no Brasil, também caiu, mas o movimento de menor procura pelo produto, em meio a pandemia de Coronavírus, deve ajustar a relação oferta x demanda.

Marchioretto destaca ainda que a atual estiagem enfrentada no Rio Grande do Sul e as baixas temperaturas deste inverno são dois fatores benéficos para as oliveiras, que devem registrar safra cheia em 2021, caso novas precipitações em agosto não voltem a atrapalhar a polinização.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Ibraoliva no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário