Produtores rurais do Brasil carregam dívida de R$ 700 bilhões e temem a execução das garantias

Publicado em 23/07/2020 14:20 e atualizado em 23/07/2020 17:18
Luis Fernando Marasca Fucks - Vice-Presidente da Aprosoja RS
Aprosoja/RS sugere proposta para solucionar o endividamento dos produtores rurais

Podcast

Entrevista com Luis Fernando Marasca Fucks - Vice-Presidente da Aprosoja RS sobre o Endividamento Rural

Download
 

LOGO nalogo

A Aprosoja do Rio Grande do Sul está apresentando à autoridade monetária do País uma nova alternativa para solucionar o crescente endividamento dos produtores rurais do Brasil, denominada de "monetização do passivo rural junto ao Banco Central".

Essa alternativa é diferente de uma securitização que, segundo lideranças do Agro, significaria o fim de muitas propriedades rurais, pois, com a securitização, haveria a cobrança imediata das garantias -- e as propriedades dos produtores passariam às mãos dos credores.

Para evitar o desastre eminente - (calcula-se que o endividamento cresce como bola-de-neve, com a maioria dos produtores já devendo uma safra e meia, tanto nos bancos como nas empresas que financiam o Agro), as lidernças do produtores correm contra o tempo para aproveitar a brecha na politica monetária, advinda das crises provocadas pelo Covid.

Segundo informações do diretor da Aprosoja RS, Luis Fernando Fucks, estima-se que a divida só dos produtores já supere o montante de 700 bilhões de reais, "e é preciso uma solução imediata".

Fucks diz que os produtores querem e precisam pagar o passivo, "mas que a dívida possa ser alongada por um prazo minimo de 20 anos". "O que não é aceitável é cortarem nossos créditos e tomarem nossas propriedades; isso inviabilizaria a produção agricola brasileira nesse momento".

(Acompanhem a entrevista acima).

 
Confira o gráfico enviado pelo o Vice-Presidente da Aprosoja RS, Luis Fernando Marasca Fucks,
sobre o endividamento rural. 
 
Tabela sobre endividamento rural realizado pela a Aprosoja RS
 
Tabela sobre endividamento rural realizado pela a Aprosoja RS
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • VINICIUS CAETANO MARTIN Curitiba - PR

    Dividas contraidas de compra de insumos cotados em dolar, de monoculturas que só podem ser produzidas com agrotóxicos e que levam o rótulo (para os nossos compradores), de serem produzidas sem respeito ao meio ambiente... e o que é pior de tudo...financiado pelo governo... sobre isso eu tenho uma idéia: vamos implantar em nossas propriedades linhas de "vegetação de serviço" (linhas de vegetação para servirem de produtoras de palhada) paralelas às quase extintas curvas de nivel ou no sentido leste oeste para melhorar a insolação... em vez de monoculturas extensas da mesma comoditie...2, 4 6 cultivos diferentes na largura da barra da colheitadeira...diminuir o uso de agrotóxicos aos poucos até se sentir seguro...ter na mesma área varios rendimentos de varias culturas...utilizando a mesma mão de obra incluindo especies arboreas, fruticultura...em sistemas simples e eficientes...paramos de comprar tantos insumos e nos endividar...ganhamos o mercado internacional com produção realmente sustentavel... usamos insumos locais como po de rocha...palhada...o tempo...a área...os funcionarios começamos pequenos ...aparecemos nas reportagens da televisão que é ávida por estas noticias...de repente o Banco do Brasil e agora a Caixa Economica que financia os produtores passa a oferecer melhores condições para quem estiver neste sistema...acho que devemos pensar...todo mundo ganha...eu sei que é dificil mudar para algo desconhecido...mas não precisamos arriscar tudo...muitos arriscam tudo em um cultivo só e agora estão perdendo suas terras...porque não buscar mais conhecimento que só o que recebemos das grandes corporações de insumos???Eles não estão errados de fazerem uma propaganda tão boa do que vendem...já fui vendedor de fertilizantes...eu fazia o maximo para vender meu produto...insisto que temos tudo na mão para vender nossos produtos no exterior sem qualquer contestação...mas precisamos tomar algumas simples atitudes de abraçar de fato a questão ambiental não como nossa inimiga...mas como nossa aliada como de fato é e é invejada por todos os países do mundo...temos as melhores terras o melhor clima e as pessoas mais capacitadas para fazer isto...só temos que colocar o nosso meio ambiente ao nosso lado para não dar margem para que alguém de fora nos diga como fazer nosso dever de casa...e infelizmente não estamos fazendo...mas vamos fazer sim e parar de reclamar e achar desculpas ou ficar se comparando com tragédias ambientais como a que está acontecendo na Africa para justificar nossa teimosia ...me desculpem o desabafo...espero não ter ofendido ninguém... são apenas considerações de quem quer ajudar...

    25
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Caro VINICIUS, quando você diz: ...para não dar margem para que alguém de fora nos diga como fazer nosso dever de casa... e infelizmente não estamos fazendo .... Imagino que esse "alguém de fora" sejam os europeus, estadunidenses, enfim o povo de fora do Brasil. ... ... Agora, por favor, me ajude e responda uma pergunta. ... ... O Brasil é um dos maiores produtores de commodities agrícolas do mundo e, lógico para mexer com essa produção é necessário maquinas de grande porte, correto? ... Quais são as marcas dessas máquinas e, de que países são as matrizes dessas empresas? ... ... Me desculpe mas, como você afirmou no final... "de quem quer ajudar..." .... ... ME AJUDE E CITE ALGUMAS MARCAS E OS PAÍSES DE ORIGEM ...

      0
    • VINICIUS CAETANO MARTIN Curitiba - PR

      Caro Rensi... (que bom saber que se tivermos estas maquinas à venda ja temos um candidato...tomara que alguém das grandes corporações de equipamentos agricolas nos ouça) ... quando eu faço uma provocação de mudança destas...a mudança começa por buscar este conhecimento com quem esta fazendo...você vai descobrir que muitas das operações envolvidas neste processo ainda não estão sendo mecanizadas, mas ja existem pessoas trabalhando nisto...e pessoas com grandes extensões de terra que colocaram uma parte de sua propriedade para aprender esta tecnologia...estamos no inicio deste processo...quem aprender antes vai colher estes frutos antes...mas nada impede de ficar nos bastidores assistindo e quando estiver pronto comprar esta tecnologia como estamos acostumados a fazer na agricultura convencional...eu gostaria de ver mais agricultores profissionais do agronegócio investindo nesta idéia...só o efeito moral disto para com quem compra nossas commodities la fora já repercute muito mais positivamente do que teimosamente insistirmos na ideia equivocada que produzir grandes areas de monoculturas é melhor para o meio ambiente...se trata de uma oportunidade de mercado...gostaria eu com certeza que grandes empresas de maquinas agrícolas já oferecessem estes equipamentos para dar esta opção aos agricultores mas temos que ser realistas...todo parque de maquinas agricolas criado até hoje nasceu da demanda dos agricultores e tecnicos que durante os ultimos 100 anos desenvolveram produtos para vender aos agricultores de grandes monoculturas...e esta demanda de equipamentos só surgiu porque estes agricultores se interessaram em adquirir estes equipamentos...assim está faltando você...se junte a estes agricultores...incentive esta pratica...faça em sua propriedade...crie a demanda...eu não tenho grande extensão de terra para fazer eu mesmo, mas acredito tanto nisso que estou aqui estimulando esta demanda... o que não dá é para ficar parado reclamando que estamos sendo injustiçados e que nossa agricultura de monocultura cheia de venenos é a mais sustentável do mundo...nas palavras do Rômulo de Brasília vamos transformar um em quinhentos ...agricultura da abundância...tomar as redeas de nosso negocio ...se as empresas de maquinas e equipamentos agricolas perceberem esta demanda com certeza também vão aderir...pense na repercussão disto para estas empresas...estamos perdendo tempo...temos que a exemplo de nossos pais e avós sermos protagonistas de nossa propria história...agradecer sempre pelos ensinamentos que recebemos mas sermos protagonistas de nossa propria história... está nas mãos de grandes agricultores

      1
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Com certeza ainda temos alguns problemas ambientais no Brasil. Mas não podemos esquecer que o Brasil é o país que mais preserva o Meio Ambiente e suas florestas, mesmo assim é duramente atacado. As minhas dúvidas são: por que a televisão brasileira não mostra que o Brasil usa só 8% do território nacional para a produção de alimentos, enquanto a Europa usa mais de 50% do seu território????. Sobre o manejo mais correto, Sr. Viníciu, vc tem o exemplo aí perto, pois o campeão do CESB é aí da tua terra.

      0
    • VINICIUS CAETANO MARTIN Curitiba - PR

      Como eu disse anteriormente, eu penso que podemos evoluir nesta questão... não fazendo nosso território chegar à utilização de 49% para ficarmos abaixo dos 50% dos europeus, e sim aumentar para 60, 80 ou até mais com agroflorestas que produzem muito mais e aumentam a area reflorestada... se trata de todois ganharem mais e não competir por desmatar menos, entende???

      2
  • Fernando Cardoso Gonçalves Santiago - RS

    Essa proposta de reorganização das dívidas do produtor rural é inteligente, oportuna e necessária...

    Espero que os produtores entendam a diferença dessa proposta e a securitização...

    Nessa não tem armadilha para comprometer patrimônio.

    3
  • diogo ferreira moura Uberlândia - MG

    Tem que melhorar esta proposta, desse jeito nao passa.

    3