Iniciativa da ABAG, de Ribeirão Preto/SP, leva o agronegócio para as escolas e profissionais da educação

Publicado em 23/07/2020 14:59 e atualizado em 23/07/2020 15:33
Mônika Bergamaschi - Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP
Entrevista com Mônika Bergamaschi - Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP sobre o Projeto Agronegócio para as escolas

Podcast

Entrevista com Mônika Bergamaschi - Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP sobre o Projeto Agronegócio para as escolas

Download

Professores e alunos da região de Ribeirão Preto ficam mais próximos do agronegócio, mas sem sair de casa

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - ABAG

 

O grande diferencial do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” sempre foi o de proporcionar atividades práticas para professores e alunos. Por meio de palestras e visitas, mais de 3.300 professores e 256 mil estudantes, de 106 municípios da região, conheceram um pouco mais sobre o agronegócio.

Porém, com o impedimento para a realização de atividades presenciais nas instituições de pesquisa, fazendas, cooperativas e agroindústrias associadas, em virtude do isolamento social causado pela Pandemia do COVID-19, foi necessário encontrar um novo modelo para transmitir os conhecimentos.

Para dar prosseguimento aos 20 anos de história do Programa Educacional a ABAG/RP criou a Etapa Digital. Com ajuda da tecnologia, vídeos, ilustrações e textos, com linguagens simples e diretas, foram agrupados de modo a facilitar a compreensão do desenvolvimento e da importância do agronegócio.

Agora, mesmo fora do ambiente escolar, e sem poder ver in loco as atividades de vários elos que compõem as cadeias produtivas do agro, professores e alunos poderão conhecer o setor sob perspectivas diferentes daquelas normalmente apresentadas nos livros didáticos. A Etapa Digital foi desenhada para conduzir os participantes a uma viagem pelo tempo, percorrendo a história do agro: das incipientes atividades atribuídas a descobertas dos homens das cavernas, até o estágio atual, no qual são utilizadas tecnologias semelhantes às aplicadas na corrida espacial.

Foram formatados 3 Módulos, com 2 Capítulos cada. Além de teoria existem desafios e testes para professores e alunos. Os que mais se destacarem podem ganhar prêmios, inclusive para suas Escolas. Participarão deste piloto da Etapa Digital mais de 300 professores de escolas públicas da região de Ribeirão Preto.

Em futuro próximo a expectativa é a de retomar as atividades presenciais do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” e, ao mesmo tempo, incorporar novos conteúdos e recursos em outras etapas digitais.

Sobre o Programa Educacional “Agronegócio na Escola”

A ABAG/RP desenvolve o Programa desde o ano 2000 com uma metodologia baseada na capacitação de professores. Um modelo prático para que estes se familiarizem com o assunto, e façam a conexão entre a teoria ensinada na sala de aula, e o dia a dia observado nas atividades das organizações ligadas ao agro, contribuindo para melhorar a percepção da interligação entre o rural e o urbano.  Para saber mais acesse www.abagrp.org.br/programa-educacional-agronegocio-na-escola

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário