A importância do diálogo na sucessão familiar e o trabalho para formar as novas lideranças do Agro Brasileiro

Publicado em 20/08/2020 12:13 e atualizado em 20/08/2020 13:24 1156 exibições
Aleksander Horta - Jornalista
Bayer e Faeg/Senar-GO se juntam para preparar jovens lideranças

Podcast

Sucessão familiar no agronegócio

Download

Bayer e Sistema Faeg Senar firmam parceria para desenvolverjovens líderes no agronegócio

Ao todo, mil jovens goianos irão se beneficiar do projeto Lidera Bayer Faeg Jovem, que tem o objetivo de incentivara presença ativa do jovem no campo. O lançamento será dia 11/08, às 19h, no canal de YouTube do Sistema Faeg Senar

Segundo dados divulgados no Censo Agropecuário de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 11 anos, o percentual de produtores com mais de 65 anos aumentou de 18% para 23% no campo, enquanto o de jovens produtores entre 25 e 35 anos caiu de 14% para 10%. O campo tem tido dificuldades em reter jovens. A partir deste cenário, a Bayer se uniu à Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) para contribuir para o aumento da presença do jovem no agronegócio goiano e acelerar o desenvolvimento de jovens talentos no setor.

O resultado dessa parceria será oLidera Bayer FaegJovem - Programa de Capacitação de Jovens no Agro – que visa estimular ações que ampliem o conhecimento dos jovens em relação aos processos de inovação e transformação digital no agronegócio, estimulando também os processos de sucessão familiar. A parceria será lançada no dia 11/08, às 19h, em uma live pelocanal de YouTube do Sistema Faeg Senar.

“Percebemos que a sucessão familiar e a presença do jovem no campo tem sido um tema cada vez mais urgente para as famílias que atuam no agro.A temática geracional é bastante presente na estratégia interna de inclusão e diversidade da Bayer e decidimos nos engajar no tema externamente com nossos parceiros e clientes. Unindo forças com parceiros como o Sistema Faeg Senar vamos incentivar a permanência do jovem no campo, apoiar no desenvolvimento de jovens lideranças, suportá-los com ferramentas e conhecimento que os ajudem a se adaptar às transformações que o agro tem passado e prepará-los para os processos de sucessão familiar”, explica o diretor do negócio de soja e algodão da Bayer para o Brasil e líder do programa na companhia, Marcelo Neves.

“O propósito do projeto vai além da porteira, formando jovens para serem protagonistas no campo. O Sistema Faeg Senar desenvolve programas para formar lideranças do agro, preparando a juventude para dar continuidade ao trabalho na propriedade e também para ocupar espaços importantes nas entidades que representam o setor, como os sindicatos e as federações”, diz o Superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.

Ao todo, mil jovens no Estado de Goiás poderão se beneficiar do Programa, que será realizado em três etapas, e vai ajudar a potencializar a liderança e desenvolver a capacidade em criar soluções à agricultura. A primeira, será em formato de workshops virtuais, ao vivo, com duração de 2h a 3h, sobre tecnologias em agricultura e pecuária de leite, transformação digital, formação de lideranças e sucessão familiar. Em um segundo momento, os jovens participarão de um bate-papo com especialistas em lives abertas à toda a comunidade FAEG Jovem. E, por último, o programa vai realizar um desafio que deve ter início no começo de 2021, para a construção de projetos de diálogo entre o campo e a cidade.

Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário