Mercado mundial foi da euforia à apreensão com as vacinas; no Brasil, chuvas generalizadas garantem safra farta

Publicado em 18/11/2020 15:04 e atualizado em 18/11/2020 19:19
Tempo & Dinheiro - com João Batista Olivi

Mercado esteva em euforia de manhã; à tarde, virou... com temor de atraso na produção das vacinas

Wall St mergulha com temor de novas restrições à economia sobrepujando esperanças sobre vacina

LOGO REUTERS

NOVA YORK (Reuters) - As ações norte-americanas fecharam em forte queda após uma liquidação de fim de sessão nesta quarta-feira, com investidores avaliando salto nas infecções por Covid-19, aumento de restrições por causa da doença e notícias encorajadoras sobre vacina.

Embora os três principais índices de ações dos EUA tenham oscilado durante grande parte do dia, com papéis de setores cíclicos --sensíveis às perspectivas econômicas-- e de "small caps" (empresas de menor capitalização) à frente, acabaram fecharam em firme queda.

"É um mercado confuso porque os gestores de portfólio não sabem em que período se concentrar", disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos da Inverness Counsel em Nova York.

"É esse dilema entre o curto prazo de seis a nove meses de disseminação contínua do vírus e o período depois disso, quando todos estiverem vacinados e o vírus, erradicado."

"Há muitos problemas por aí, mas o viés tem sido em direção a ações de valor e cíclicas", acrescentou Ghriskey.

A Pfizer Inc e sua parceira alemã BioNTech revelaram uma taxa de sucesso de 95% na conclusão de seu ensaio da vacina para a Covid-19, poucos dias após a Moderna Inc anunciar uma taxa semelhante de sucesso em dados preliminares de sua vacina.

Os participantes do mercado têm saudado o desenvolvimento de vacinas com otimismo cauteloso, mas isso está sendo testado à medida que novas infecções globais atingem níveis recordes e a reversão de reaberturas e novos bloqueios continuam a aumentar.

O índice Dow Jones caiu 1,16%, a 29.438 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 1,156383%, a 3.568 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,82%, a 11.802 pontos.

Brasil registra 756 novas mortes por Covid-19 e 34.091 novos casos

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta quarta-feira 756 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 167.455, informou o Ministério da Saúde.

Também foram notificados 34.091 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas atingindo 5.945.849, acrescentou a pasta.

O governo tem normalizado a publicação dos dados após sofrer por mais de uma semana com problemas técnicos. Apesar disso, o site em que as informações são divulgadas mantém uma mensagem afirmando que "estamos com alguns problemas nos sistemas que podem levar a algum atraso na atualização dos dados, estamos trabalhando na correção".

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Na segunda-feira, o Imperial College de Londres indicou que a taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil atingiu 1,1 nesta semana, após várias semanas abaixo da marca de 1. Uma taxa superior a 1 significa que há aceleração no contágio.

Em publicação em uma rede social no final da tarde desta quarta, o Ministério da Saúde reforçou orientação para busca pelo tratamento precoce para a doença, diante do que disse ser uma "possibilidade do aumento do número de casos".

"A utilização dos medicamentos prescritos pelo médico, com a concordância do paciente, deve ocorrer de imediato. As pessoas que estão no grupo de risco e os idosos devem se precaver e evitar o contato com o público", disse a pasta no Twitter.

São Paulo é o Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, tendo reportado nesta quarta as marcas totais de 1.184.496 infecções e 40.927 óbitos, de acordo com os dados do governo.

O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar entre os Estados com maior número de mortes pela doença, com o registro de 21.698 óbitos e 332.396 casos até o momento.

Na contagem de infecções confirmadas, porém, o Rio fica abaixo de Minas Gerais e da Bahia --Minas soma 387.751 casos e 9.605 mortes, enquanto o Estado nordestino registrou 377.445 infecções e 8.013 óbitos.

O Brasil possui 5.389.863 pessoas recuperadas da doença e 388.531 pacientes em acompanhamento, ainda segundo o ministério.

Ibovespa recua com realização de lucros e fecha abaixo dos 107 mil pontos

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira, após renovar máximas desde março na véspera, em meio a movimentos de realização de lucros, endossados pela correção negativa nos pregões norte-americanos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 1,05%, a 106.119,09 pontos. O volume financeiro somou 37,5 bilhões de reais, em sessão também marcada pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa.

Na véspera, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subiu a 107.248,63 pontos, maior patamar de fechamento desde o início de março, algumas semanas antes das decretações de quarentena no país.

De acordo com análise gráfica de Fernando Góes, da Clear Corretora, o Ibovespa teve o movimento de alta e rompeu os 105/106 mil pontos. "Como o movimento foi bastante forte, é normal que aconteçam algumas realizações", afirmou.

Ele acrescentou que, segundo indicadores técnicos, o índice está em uma forte tendência de alta, e que, apesar de eventuais ajustes no horizonte, é importante não perder o suporte de 102/103 mil pontos ou até mesmo os 100 mil pontos.

No exterior, novas informações favoráveis sobre vacina apoiaram o apetite a risco mais cedo, mas o fôlego foi perdendo força. Wall Street, que renovou recordes para o S&P 500 e o Dow Jones nesta semana, terminou no vermelho.

A Pfizer comunicou nesta quarta-feira que os resultados finais do teste de estágio avançado de sua vacina para Covid-19 mostram que ela é 95% eficaz, acrescentando ter os dados de segurança exigidos referentes a dois meses.

A farmacêutica reiterou que espera produzir até 50 milhões de doses de vacinas este ano, o suficiente para proteger 25 milhões de pessoas, e até 1,3 bilhão de doses em 2021.

De acordo com analistas, o mercado continua contrabalançando o noticiário mais positivo sobre uma vacina contra o Covid-19, que alimenta otimismo quanto à recuperação das economias, com o avanço de casos, principalmente nos EUA e Europa.

A quarta-feira teve também comunicado da Fitch Ratings reafirmando a nota de crédito soberano "BB-" para o Brasil, com perspectiva negativa, e chamando atenção para os riscos fiscais do país.

Ainda no Brasil, a B3 anunciou que a partir de 2022 haverá pregão de negociação e liquidação regular na bolsa de valores em feriados municipais da cidade de São Paulo. Em 2021, nada muda, segundo calendário divulgado.

(notícias da manhã):

Pfizer conclui testes de vacina para Covid-19 com 95% de eficácia

LOGO REUTERS

(Reuters) - A Pfizer Inc informou nesta quarta-feira que os resultados finais do teste de estágio avançado de sua vacina para Covid-19 mostram que o imunizante é 95% eficaz, acrescentando ter os dados de segurança exigidos referentes a dois meses e que solicitaria autorização para uso emergencial nos Estados Unidos em alguns dias.

A taxa de eficácia da vacina, a mais alta de qualquer candidata em testes clínicos em estágio final até agora, agradou os especialistas, que já haviam dito que os resultados provisórios da Pfizer eram muito encorajadores.

A farmacêutica afirmou que houve 170 casos de Covid-19 em seu ensaio com mais de 43.000 voluntários e apenas oito pessoas que tiveram a doença receberam a vacina, o que significa que a dose teve uma taxa de eficácia de 95%. Das 10 pessoas que desenvolveram Covid-19 com sintomas graves, só uma havia recebido a vacina.

"Os dados são muito fortes", disse Ian Jones, professor de virologia da Universidade de Reading, no Reino Unido. "Está parecendo uma verdadeira candidata."

A Pfizer informou que espera que o comitê de vacinas da agência norte-americana de medicamentos e alimentos, a FDA, analise e discuta os dados em uma reunião pública que provavelmente será realizada em dezembro.

A análise final vem apenas uma semana após os resultados iniciais do ensaio terem mostrado que a vacina era mais de 90% eficaz. A concorrente Moderna divulgou na segunda-feira dados preliminares para sua vacina, mostrando 94,5% de eficácia.

Os dados melhores do que o esperado para as duas vacinas, ambas desenvolvidas com a nova tecnologia conhecida como RNA mensageiro (mRNA), aumentaram as esperanças do fim de uma pandemia que já matou mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo e causou estragos na economia e na vida cotidiana.

A Pfizer afirmou que a eficácia da vacina, desenvolvida em parceira com alemã BioNTech SE, foi consistente em dados demográficos de idade e etnia, e que não houve efeitos colaterais importantes, um sinal de que a imunização poderia ser amplamente utilizada ao redor do mundo. A eficácia em adultos com mais de 65 anos, que estão particularmente sob risco de contrair o vírus, foi superior a 94%. A farmacêutica reiterou que espera produzir até 50 milhões de doses de vacinas este ano, o suficiente para proteger 25 milhões de pessoas, e então produzir até 1,3 bilhão de doses em 2021.

Os resultados finais da Pfizer vêm em um momento em que o vírus está se espalhando rapidamente em todo o mundo, colocando uma enorme pressão sobre os sistemas de saúde com um número recorde de novos casos e hospitalizações em vários países de diferentes continentes.

A aproximação do inverno no hemisfério norte, em conjunto com a temporada de férias, deve piorar o número de casos, pois as pessoas passam mais tempo dentro de casa e têm reuniões familiares.

Das dezenas de fabricantes de medicamentos e grupos de pesquisa competindo para desenvolver vacinas contra a Covid-19, o próximo lançamento de dados provavelmente será da AstraZeneca com a Universidade de Oxford, em novembro ou dezembro. A Johnson & Johnson diz que está a caminho de fornecer dados este ano.

Mercado de ações nos EUA opera com apostas em vacina ofuscando salto em casos de coronavírus

LOGO REUTERS

Reuters) - O índice S&P 500 tinha variação discreta nesta quarta-feira, conforme investidores confrontavam o impacto econômico de curto prazo do aumento de casos de coronavírus com o crescente otimismo de que uma vacina eficaz esteja próxima, enquanto o Dow Jones era impulsionado por alta nas ações da Boeing.

A fabricante de aviões avançava 3,2%, depois de obter a aprovação dos EUA para voar com seu jato 737 MAX novamente após uma paralisação de 20 meses depois de dois acidentes fatais.

A notícia também levantava ações de companhias aéreas. American Airlines ganhava 3,6%, e Southwest Airlines subia 2,1%, já que as companhias traçavam planos de voar com a aeronave novamente.

A Pfizer Inc informou que solicitaria autorização de emergência nos EUA para sua vacina para a Covid-19 dentro de alguns dias e divulgou os resultados finais de um ensaio em estágio final que mostrou eficácia de 95% da vacina. As ações da farmacêutica subiam 3%.

O anúncio foi feito após a Moderna Inc divulgar na segunda-feira dados preliminares de sua vacina contra o coronavírus com eficácia semelhante.

Ações europeias fecham em alta com euforia sobre vacina e apoio de fusões

LOGO REUTERS

(Reuters) - As ações europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, com mais notícias positivas sobre uma vacina para a Covid-19 e atividades de fusão na região ajudando a compensar preocupações com a rápida disseminação do vírus.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,41%, a 1.508 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,44%, a 391 pontos, retornando a uma máxima em mais de oito meses atingida mais cedo nesta semana.

Ações economicamente sensíveis, como de montadoras, bancos, mineradoras e varejistas subiram mais de 1%, liderando os ganhos setoriais.

Depois de um início lento, as bolsas europeias receberam um impulso com a notícia de que os resultados finais do teste da vacina da Pfizer mostraram que seu imunizante teve uma taxa de sucesso de 95%, além de possuir dois meses de dados de segurança, abrindo caminho para a solicitação de uma autorização de emergência nos EUA.

No entanto, a resposta do mercado foi limitada, porque os investidores esperam que qualquer implementação de vacina leve tempo, à medida que mais restrições dos EUA e da Europa na ausência de novos estímulos podem pesar sobre a atividade econômica.

Berlim tem protestos contra planos de Merkel para conter coronavírus

LOGO REUTERS

BERLIM (Reuters) - Milhares de pessoas batendo panelas e soprando apitos se reuniram no centro de Berlim, nesta quarta-feira, para protestar contra os planos da chanceler Angela Merkel de atribuir a seu governo poderes para impor restrições destinadas a conter a disseminação do coronavírus.

As Câmaras baixa e alta do Parlamento da Alemanha devem aprovar nesta quarta-feira leis que podem permitir ao governo impor restrições ao contato social e normas sobre uso de máscaras, consumo de álcool em público, fechamento de lojas e interrupção de eventos esportivos.

Embora a maioria dos alemães aceite o mais recente lockdown para enfrentar uma segunda onda do coronavírus, críticos dizem que a lei dá ao governo muito poder e põe em risco os direitos civis dos cidadãos sem a aprovação do Parlamento.

Os manifestantes não usavam máscaras nem se distanciavam socialmente. Policiais com capacetes fizeram fila para impedir que os manifestantes se aproximassem demais do prédio do Parlamento.

A polícia está desesperada para evitar a repetição de um incidente de agosto, quando, durante marchas em massa contra as medidas para conter o coronavírus, manifestantes invadiram as escadas do Parlamento alemão, alguns deles agitando a bandeira de extrema direita do Reichsflagge.

A Alemanha, maior economia da Europa, foi amplamente elogiada por manter as taxas de infecção e mortalidade abaixo das de muitos de seus vizinhos na primeira fase da crise, mas agora está no meio de uma segunda onda, como grande parte da Europa.

O número de casos de coronavírus aumentou em 17.561, subindo para 833.307, mostraram dados do Instituto Robert Koch nesta quarta-feira. O número de mortos é de 13.119.

Atacado pressiona e IGP-M acelera alta a 3,05% na 2ª prévia de novembro, diz FGV

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços das commodities voltaram a pressionar a inflação ao produtor e o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) registrou alta de 3,05% na segunda prévia de novembro, sobre avanço de 2,92% no mesmo período do mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral, subiu 3,98% no período, ante alta de 3,75% no segundo decêndio de outubro.

"O IPA, índice de maior peso no IGP, segue influenciado pelo comportamento das matérias-primas brutas (4,77% para 5,22%), onde estão as commodities, cujo aumento de preços vem influenciando mais a cadeia produtiva", explicou em nota André Braz, coordenador dos índices de preços.

Dentro do grupo Matérias-Primas Brutas, as commodities de principal destaque para o movimento de alta foram milho em grão, algodão em caroço e café em grão.

Já para os consumidores a pressão diminuiu, dado que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,51% na segunda prévia de novembro, de 0,71% no mês anterior.

O grupo Educação, Leitura e Recreação, que desacelerou a alta de 3,05% para 0,20% na segunda prévia de novembro, foi citado como o principal responsável pela leitura do IPC, refletindo o arrefecimento dos preços das passagens aéreas.

Por sua vez, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 1,38%, de uma alta de 1,50% na segunda prévia de outubro.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário