O agro tem tudo para explodir em 2021 ("e no ótimo sentido"!), analisa Marcos Fava Neves

Publicado em 23/12/2020 16:37 e atualizado em 03/01/2021 20:09
Marcos Fava Neves - Professor da Faculdade de Administração USP e FGV
Análise das perspectivas para o Agro no novo ano que se incia, com Marcos Fava Neves, prof. de agronegócio da FGV/USp (FEA, Campus de Ribeirão Preto)

 

Podcast

O agro tem tudo para explodir em 2021

Download

 

"Para os principais produtos do Agro brasileiro, e sob todos os ângulos, o ano de 2021 indica que temos uma perspectiva excelente para a agropecuária brasileira e aos negócios existentes antes, dentro e fora da porteira", diz Marcos Fava Neves (prof. de agronegócio da FGV/USP/FEA, Campus de Ribeirão Preto). E arremata: "o Agro BR tem tudo para explodir em 2021... e digo isso no bom e ótimo sentido!".

Em entrevista ao Notícias Agrícolas nesse último dia do ano de 2020, o prof Marcos faz uma síntese das análises que estamos publicando com lideranças setorizadas do Agro. Análises que vem mostrando, cada uma em seu segmento, a enorme oportunidade que os produtores rurais e os profissionais ligados ao Agro tem neste momento.

Os fatores são inúmeros, sendo os mais conhecidos a surpreendente queda nas taxas de juros, a subida no consumo (coronavoucher), demanda chinesa, e abertura de novos mercados. Dificuldades serão também inúmeras. Mas as perspectivas superam as más notícias.

Olhando para o ano que se encerra, Marcos diz que "o 2020 foi um ano surreal; mas estamos muito otimistas com  2021 devido à nossa competitividade e pelas imensas oportunidades que estão desenhadas para o nosso setor".

O professor do agro aponta vantagens e cuidados que os produtores de soja, carnes, cana, milho, leite, laranja, café, algodão, entre outras, terão no ano que se inicia.

-- "Atenção com o Covid e seus repiques (mesmo com a tranquilidade  da chegada das vacinas), com o câmbio (que deverá refluir com o ajuste dos juros), e, principalmente com clima (uma variável que sempre nos escapa). Mas, no geral, nossa mensagem a todos, principalmente às cooperativas, é toda atenção, todo entusiasmo e toda força a frente!!!, acentua.

(Acompanhe a entrevista acima).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    Excelente análise ("O agro tem tudo para explodir em 2021 ("e no ótimo sentido"!), diz Marcos Fava Neves"... Talvez um pouco otimista demais, mas temos que concordar que nunca reunimos tantos fatores favoráveis, apesar das dificuldades da pandemia. Dólar favorável, mercado comprador, reformas importantes em andamento, infraestrutura em recuperação e ampliação, autoridades ligadas ao agro buscando novos negócios e novos parceiros. Talvez finalmente tenhamos condições para cumprir o nosso destino de celeiro do mundo... Que venha 2021, e que todas as previsões dessa análise se confirmem.

    Um ótimo ano novo para todos.

    1