Veranicos indicam necessidade de palhada permanente para conservar a umidade do solo - e gerar mais sacas de grãos

Publicado em 03/01/2021 10:00 e atualizado em 03/01/2021 20:08
Manoel Henrique Jr. - Fazenda Agripastos
Entrevista com Manoel Henrique Pereira Jr. - Fazenda Agripastos/PR - sobre os avanços do Sistema de Plantio Direto na Palha Permanente (por Frederico Olivi)

Podcast

Entrevista com Manoel Henrique Jr. - Fazenda Agripastos

Download

Os novos avanços de produtividade na agricultura brasileira serão conseguidos (percebidos e praticados) abaixo do solo, com o "desenvolvimento e aumento das raizes das plantas, que serão cultivadas, cada vez mais, em terrenos férteis, úmidos e protegidos", diz Manoel Henrique Pereira Jr., descendente de Nonô Pereira, um dos pioneiros da adoção do SPDP - Sistema de Plantio Direto na Palha (permanente).

-- "Em consequencia - complementa Pereira Jr. - acima do solo, haverá menos erosão, menos utiização de agroquímicos, de maquinários e de esforço humano -- e com a obtenção do resultado almejado pelo produtor:, que é o aumento no numero de sacas de grãos colhidas". 

Em resumo, esse é o somatório de conhecimentos resultantes da adoção do SPDP - Sistema de Plantio Direto na Palha (permanente) - que vem sendo praticados por agricultores brasileiros desde 1976 (há 47 anos portanto), mas que na atualidade, além de se espraiar por todas as áreas agrícolas do País, passa a ser encarada como o novo avanço tecnológico posto em prática dentro das propriedades (de todos os tamanhos e em praticamente todas as culturas) do País.

-- "Vamos subir a régua da média da produtividade; hoje já beiramos 60 sacas/média/hectare, e em terras férteis já é comum se obter a média de 80 sacas. Mas, praticando a palhada permanente, sem nunca deixar o solo descoberto, alcançaremos facilmente a marca de 100 sacas/hectare, diz Manoel Pereira Jr.

Para tanto, ele aponta duas necessidades imediatas: o envolvimento cada vez maior dos pesquisadores nessa filosofia agrícola, e a introdução do Sistema de Plantio Direto na Palha também no curriculo das escolas agrícolas.

-- "Os técnicos e pesquisadores de amanhã precisam iniciar suas atividades baseados nesta realidade, que o solo coberto por palhadas permanentes mantem os terrenos úmidos, férteis e muito produtivos,... e estamos chegando lá", frisa o produtor rural do interior do Paraná, de Palmeira (região de Ponta Grossa), onde começou a nova revolução agrícola do Brasil.

Com essa entrevista (acima), produzida por Frederico Olivi, estamos encerrando a série de reportagens e entrevistas especiais que o Notícias Agrícolas realizou neste final de 2020/início de 2021, para que "o sr. e a sra. sejam os produtores rurais mais bem informados do Brasil". Muito obrigado pela atenção. (João Batista Olivi).

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

    São inegáveis os benefícios trazidos pelo plantio direto para a agricultura, mesmo praticado de maneira não totalmente correta, como na maioria dos casos. No nosso "pseudo", (mas mesmo assim eficiente) plantio direto, algumas lições importantes foram aprendidas ou relembradas nesta safra em relação à palhada e ao plantio direto. Nem sempre as áreas com mais palhada tiveram desenvolvimento melhor das lavouras plantadas sobre elas. Áreas com adubação verde manejadas (dessecadas) muito tardiamente tiveram desempenho pior do que as áreas sem adubação verde, assim como áreas com palhada de trigo tiveram desempenho pior do que áreas com palhada de milho. Isso ocorreu porque o pouco de umidade que o solo continha, remanescente das chuvas ocorridas em agosto, naquelas áreas com cobertura verde foi drenada pela evapotranspiração das plantas, o que não ocorreu nas áreas com cobertura morta. Lembrem-se que plantas não comem, elas bebem. Bebem os nutrientes juntamente com a água que tiram do solo. Logicamente as plantas retiraram a água do solo para se desenvolverem ou para encher os grãos, no caso do trigo. Palhada é sempre bom, mas em anos muito secos, como foi 2020, é preciso tomar cuidado com essa questão do balanço hídrico no solo.

    1
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sim, tem muitas vantagem, só que a buva e o amargoso ficaram incontroláveis ... tive que passar a grade e mexer, controlei a buva e tire os pés maiores de amargoso com herbicidas, que matam as invasoras mas as raízes rebrotam sempre ... só arrancando no enxadão pra dar fim...

      6
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Recorde como?! se tivemos em média 30 dias de atraso no plantio da soja????, as consequencias virão no plantio do milho..., todos nós sabemos, quanto mais tardio o plantio menor a produção..., infelizmente.

      0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Aqui na minha região geralmente a melhor condição de plantio acontece quando vc tem uma boa palhada e for dessecada 30 a 45 dias antes de plantar.

      0
    • Antonio Carlos dos Santos Santa Bárbara do Sul - RS

      Muito importante a dessecação antecipada..., nós aqui derrubamos a palhada e deixamos de 15 a 20 dias para fazer a dessecação 40 dias antes do plantio da soja..., a lavoura está ótima este ano, com boas chuvas.

      2