Tratoraço: Coopercitrus apoia o movimento com 38 mil cooperados em 40 cidades, diz Fernando Degobbi

Publicado em 05/01/2021 10:44 e atualizado em 05/01/2021 13:34
Fernando Degobbi - Presidente-executivo da Coopercitrus
entrevista com o presidente-executivo da Coopercitrus, Fernando Degobbi, com atuação em 40 cidades e 38 mil cooperados

CLIQUE AQUI e acompanhe as principais notícias, análises e opiniões sobre os impactos que o aumento deste imposto pode causar na cadeia de alimentos.

Podcast

Tratoraço: Coopercitrus apoia o movimento com 38 mil cooperados em 40 cidades, diz Fernando Degobbi

Download

 

Uma das maiores cooperativas do Páis, a Coopercitrus, com sede em Bebedouro (centro-norte de S. Paulo) é, desde o início, uma das mais fortes entidades a participar e apoiar o tratoraço da proxima quinta-feira, dia 7, movimento de protesto que será realizado no Estado de S. Paulo por mais de 150 sindicatos agrícolas e entidades listadas nesse movimento denominado "ICMS não!".

Com atuação em 40 municipios, e contado com 38 mil cooperados, Fernando Degobbi - presidente-executivo da Coopercitrus -  frisa que o movimento, embora apartidário, não deixa de ser político, "pois precisamos de uma ação na Assembléia Legislativa do Estado que reverta a decisão do governador João Dória que implicou no aumento dos impostos sobre produtos agricolas, principalmente os da cesta básica".

-- "Após a manifestação do dia 7 (que deve ser a maior manifestação do Agro acontecida em nosso País), certamente os deputados vão mudar a votação que deu ao governador o poder de subir os impostos. Como, na prática, a decisão é absurda e inócua (pois não aumenta a arrecadação e principamente empobrece o pequeno agricultor), os deputados tenderão a ouvir as bases e encaminhar outra solução para o impasse", diz ele.

Enquanto o setor juridico da cooperativa encaminha um mandado de segurança contra a decisão da Assembléia, Degobbi considera que uma grande ajuda ao movimento virá dos consumidores urbanos, principalmente das donas de casa, que vão perceber o aumento no preço dos principais itens da alimentação das famílias.

--"É essa pressão na base, tanto por parte do agricultores como dos consumidores, que fará os deputados reverem a ação que culiminou no aumento dos impostos sobre produtos e insumos agricolas".

Protestos na Ceagesp e paralisação dos caminhoneiros

De outra parte, comerciantes e produtores que atuam na Ceagesp e nas centrais (ceasas) espalhadas no Estado, farão manifestação no dia 8, na sequencia do tratoraço, também denunciando e protestando contra os aumentos de tributos que vão encarecer os alimentos.

E, caso nada modifique a decisão de João Doria, há a promessa por parte dos caminhoneiros que realizarem paralisação em todo o Estado de S. Paulo no dia 1.o de fevereiro. Só a lembrança das paralisações dos caminhões atravancando as rodovias perturbam as decisões politicas, pois o movimento poderá redundar numa grave crise economca não só no Estado como em todo o País.

Fernando Degobbi acha que o governador João Dória "não vai deixar o impasse crescer a esse ponto", acredita ele.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário