Eleição histórica no Congresso, dia de limpeza geral!... chega de Rodrigo Maia..., esse atrapalhou demais!

Publicado em 01/02/2021 15:17 e atualizado em 01/02/2021 16:08
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
Edição desta segunda-feira, 1.o de feveriro/2021, com João Batista Olivi

Bolsonaro provoca Maia: "Tudo acaba um dia!!! Seja feliz”

Poder360

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta 2ª feira (1º.fev.2021), que deseja que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), “seja feliz” após a conclusão de seu mandato à frente da Casa.

O congressista está em seu último dia no cargo. No domingo (31.jan), ameaçou abrir um processo de impeachment de Bolsonaro após o DEM e o PSDB abandonarem o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), deputado apoiado por Maia para sucedê-lo.

Em conversa com apoiadores na porta do Palácio do Alvorada, nesta 2ª (1º.fev), Bolsonaro foi incitado a comentar o final do mandato do congressista no comando da Câmara. “Tudo acaba um dia. Meu mandato vai acabar um dia. Vou me preparar para isso”, afirmou.

Após alguns minutos, diante da insistência dos apoiadores para que falasse sobre a saída de Maia, voltou a defender sua gestão da pandemia. Na declaração, criticou indiretamente o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por ter viajado a Miami, no Estados Unidos, no final do ano, e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), por ter ido ao Rio de Janeiro assistir à final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Santos, no sábado (30.jan).

“Cada vez fica mais claro que a política do ‘fique em casa’ acaba com a economia, inunda o Brasil de desempregados. Vem inflação, aumento de preços… Não pode continuar culpando o presidente por uma política que não é minha. ‘Fica em casa’ é para alguns. Para outros, é Miami e Maracanã”, disse.

CONFIANÇA NA VITÓRIA DE LIRA

Perguntado sobre a expectativa para a vitória do deputado Arthur Lira (PP-AL) para presidente da Câmara, Bolsonaro mostrou confiança: “Se Deus quiser, vai dar certo hoje”. O presidente apoia Lira para o cargo e já reafirmou sua boa relação com o candidato diversas vezes.

Favorito para ser eleito presidente da Câmara nesta 2ª feira (1º.fev.2021), Lira deve anular a eventual assinatura de um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro que seja despachado hoje por Rodrigo Maia.

O Poder360 apurou que o caminho a ser seguido por Lira sustentará a argumentação, um tanto controversa, de que Rodrigo Maia somente poderia ter tomado esse tipo de decisão até domingo (31.jan.2021). Para o grupo que apoia Lira, a única função a ser desempenhada hoje por Maia é convocar e presidir a sessão preparatória na qual será eleito o novo presidente da Câmara.

Governo buscará reduzir despesas de caminhoneiros, diz Heleno

Bolsonaro tem “apreço pela categoria”; Busca medida na área econômica

Ministro-chefe do GSI Augusto Heleno, durante anúncio do plano de vacinação contra a covid-19; nesta 2ª feira, escreveu mensagem sobre caminhoneiros  

O ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) disse nesta 2ª feira (1º.fev.2021) que o governo buscará medidas econômicas para diminuir os custos aos caminhoneiros. A declaração foi feita nas contas oficiais do general nas redes sociais. 

“Presidente da República e Ministro da Infraestrutura têm grande apreço pela categoria. Vão buscar, junto à área econômica, recursos legais para reduzir despesas que recaem sobre esses abnegados trabalhadores, essenciais ao dia a dia do país”, escreveu. Na mensagem, Heleno diz respeitar “as aspirações dos caminhoneiros”. 

Bolsonaro manda mensagem aos caminhoneiros: "paridade do diesel com petroleo é uma falácia (mentira)"

 

​PSDB recua e decide entrar no bloco de Baleia Rossi na disputa pela Câmara

Legenda havia desistido de adesão; mas deputados têm autonomia no voto

O PSDB recuou, nesta 2ª feira (1º.fev.2021), da decisão de abandonar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para presidir a Câmara dos Deputados.

O desembarque havia sido definido durante a noite de domingo (31.jan), após a Comissão Executiva Nacional do DEM determinar a saída do partido do bloco de apoio a Baleia.

Com a saída da legenda de Rodrigo Maia (DEM-RJ), principal apoiador de Baleia, a cúpula do PSDB temia que a imagem do partido ficasse associada à do PT e do PC do B, que apoiam o emedebista.

Na manhã desta 2ª feira (1º.fev), no entanto, a avaliação de líderes da sigla mudou. Após uma série de conversas, os tucanos voltaram atrás.

Políticos em cargos de destaque no partido avaliaram que o risco da associação com siglas de esquerda é menor do que a ligação com o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Atuaram fortemente por esse entendimento nomes como o governador João Doria e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na prática, como os deputados têm autonomia para votar nos candidatos em que desejam e o voto é secreto, o recuo da legenda terá pouco impacto na eleição desta 2ª (1º.fev).

O início da sessão está agendado para 19h. A eleição é presencial, secreta e feita em urna eletrônica. As cabines de votação foram instaladas no Salão Verde da Casa na última 2ª feira (25.jan.2021).

O Poder360 irá transmitir ao vivo as eleições em seu canal no YouTube.

Lula tem acesso a conversas entre Moro e procuradores; e quer anulação da sentença (Leia íntegra)

Poder360

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta 2ª feira (1º.fev.2021) ao STF (Supremo Tribunal Federal) petição com o conteúdo das conversas hackeadas apreendidas na operação Spoofing, que foram atribuídas a procuradores da operação Lava Jato e ao ex-juiz federal Sergio Moro.

A operação Spoofing apura a atuação de um grupo de hackers que invadiu celulares de autoridades, como o de procuradores e de Moro. Em 25 de janeiro, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, retirou o sigilo das conversas hackeadas e autorizou acesso à defesa de Lula ao conteúdo apreendido.

O material tem, ao todo, 50 páginas. Leia aqui a íntegra (826 KB).

O ex-presidente Lula –condenado duas vezes na operação Lava Jato, nos casos tríplex do Guarujá e sítio de Atibaia– aposta nas mensagens extraídas do celular do ex-juiz Sergio Moro para obter provas de que o antigo responsável pelos processos na Justiça Federal em Curitiba agiu com parcialidade ao condenar Lula.

Outra parte dos diálogos veio a público na última 6ª feira (29.jan.2021) e revelou Moro orientando os procuradores sobre como apresentar a denúncia contra o petista no caso do tríplex do Guarujá.

Na última 3ª feira (26.jan.2021), os procuradores da Lava Jato em Curitiba apresentaram reclamação ao STF contra decisão de Lewandowski que deu acesso integral ao ex-presidente às mensagens.

Na petição (íntegra – 355 KB), apresentada ao Supremo nesta 2ª feira (1º.fev), os advogados de Lula afirmam que a defesa técnica, juntamente com o perito indicado pelo Supremo, vão verificar se o material fornecido para análise corresponde ao material apreendido –que está na posse do Estado– e que foi indicado nas decisões de Lewandowski. “Por essa razão, será fundamental que a Polícia Federal forneça os laudos em que estão relacionados os hashs do material apreendido”, diz.

A defesa pede ainda ao ministro a autorização do uso do material em processos e procedimentos envolvendo Lula e que estejam relacionados ao objeto das mensagens ora apresentadas, como os processos que pedem a anulação de condenações do ex-presidente com base no argumento de que houve imparcialidade de Moro ao julgar os casos.

“Importante registrar, na mesma toada, que outras mensagens já selecionadas para futura análise confirmam que a ‘Lava Jato’ promoveu diligências e investigações clandestinas contra alguns dos advogados subscritores e contra o escritório de advocacia que integram —com o claro objetivo de intimidar e de criar embaraços para a defesa técnica do reclamante”, diz a defesa na petição apresentada após a análise do conteúdo das conversas.

“De acordo com diálogos específicos, movimentos migratórios foram ilicitamente monitorados; houve quebra de sigilo bancário e fiscal sem autorização judicial; iniciativas para minar a reputação 6 profissional dos advogados; dentre outras coisas. Condutas análogas, em princípio, foram praticadas contra outras pessoas, inclusive contra pessoas com prerrogativa de foro por função — com a expressa referência de levantamentos informais realizados por agentes da Receita Federal, dentre outras iniciativas ilegais.”

Mercado eleva projeção para a inflação e crescimento do PIB (Focus)

Poder360

As mais recentes estimativas do mercado financeiro apontam para inflamação de 3,53% em 2021. Trata-se de aumento em relação à projeção da semana passada, que apontava inflação de 3,50% no ano. No início de 2021, a expectativa era de 3,32%.

As novas projeções foram divulgadas nesta 2ª feira (1º.fev.2021) no Boletim Focus, publicado semanalmente pelo BC (Banco Central). Eis a íntegra (282 KB).

Com isso, os números indicados pelos economistas se aproximam cada vez mais do centro da meta estipulada para a inflação deste ano, de 3,75%. Essa é a 4ª semana seguida que o mercado revisa para cima a estimativa. Para que a meta seja considerada cumprida, ela pode ficar no intervalo de 2,25% a 5,25%.

A expectativa para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano teve leve alta de 3,49% para 3,50% de crescimento. Também é a 4ª semana em que a estimativa tem alta. Já para 2022, a expectativa de crescimento da economia brasileira continua sendo de 2,50%.

Já a projeção para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 3,50% após a revisão da 2ª feira passada (25.jan.2021). O aumento da estimativa foi influenciado pela indicação do Copom (Comitê de Política Monetária) de que na próxima revisão, em março, a taxa de juros pode aumentar em vista do estado de descontrole das contas públicas.

“As expectativas de inflação, assim como as projeções de inflação de seu cenário básico, estão suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária”, disse o Copom na ocasião.

Já para 2022, os economistas do mercado financeiro esperam que a taxa Selic fique em 5% ao ano.

No que diz respeito ao dólar, a projeção apresentou leve alta, de R$ 5 para R$ 5,01, mas manteve a expectativa de que em 2022 mantenha-se a taxa de câmbio estável em R$ 5 por dólar.

Crescimento econômico dos EUA deve chegar a 4,6% em 2021 e desacelerar até final da década, diz CBO

LOGO REUTERS

 

Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos vai se recuperar para 4,6% em 2021, ante contração de 3,5% em 2020, impulsionado por uma retomada da atividade empresarial e gastos com auxílio em resposta ao coronavírus, disse o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) nesta segunda-feira, prevendo, contudo, que a expansão diminua para menos de 2% no final de década.

O CBO --não ligado a partidos e que produz análises independentes de questões orçamentárias e econômicas para apoiar o processo orçamentário do Congresso-- disse que suas últimas previsões são baseadas em leis atuais aprovadas até 12 de janeiro e não incluem quaisquer decretos ou propostas de estímulo da administração do presidente Joe Biden.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
NA/Poder360/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário