Máquinas estão no campo neste final de semana, abertura do sol no centro-sul; safra pega ritmo!!!

Publicado em 05/02/2021 15:20
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi

Datagro eleva ligeiramente safras de soja e milho 2020/21 do Brasil

LOGO REUTERS

colheita da soja

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil em 2020/21 deve alcançar 135,87 milhões de toneladas, estimou nesta sexta-feira a consultoria Datagro, elevando ligeiramente sua projeção ante as 135,61 milhões vistas em janeiro.

Já a produção de milho do Brasil em 2020/21 deve atingir 110,06 milhões de toneladas, também um aumento na comparação com o último levantamento (109,93 milhões).

A Datagro confirmou que a colheita da safra de soja está atrasada, dizendo que produtores tinham colhido 1,7% da área de soja até 29 de janeiro, ante 8,2% no mesmo período do ano anterior.

Ambas as safras estão estimadas em recordes.

Na temporada passada, o maior produtor e exportador global de soja produziu aos 127,15 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo a Datagro, que apontou a colheita de milho 2019/20 em 106,3 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora)

Poder360: Bauru sanciona lei que considera bares e clubes “serviços essenciais”

A Câmara dos Vereadores de Bauru, município do interior de São Paulo, aprovou na 4ª feira (3.fev.2021) uma lei que considera bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e clubes como “serviços essenciais”. Eis a íntegra (1 MB).

A nova classificação foi votada em sessão extraordinária pelos legisladores municipais. Dos 15 vereadores, 14 votaram a favor da medida.

O texto também permite o funcionamento do comércio varejista, de shopping centers, praças de alimentação, trailers, food trucks e escritórios durante a pandemia de covid-19.

Logo após a votação, ainda na noite de 4ª (3.fev), a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) foi à Câmara para sancionar o projeto. Ela afirmou que a aprovação foi um “ato dos vereadores” e que ela apenas “não impediu” que fosse colocado em prática.

“Importante ressaltar que apenas não impedi um ato dos vereadores. É a mobilização de todo mundo para conseguir encontrar a saúde e a economia como 2 pontos principais”, afirmou a prefeita.

A lei contraria as medidas determinadas pelo Plano São Paulo, estratégia articulada pelo governo do Estado para enfrentamento à pandemia. Bauru está na fase vermelha do programa (a mais restritiva).

De acordo com as recomendações da administração estadual, apenas farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustível, lavanderias e outros serviços essenciais poderiam abrir.

A nova lei surge em momento de crise na saúde pública de Bauru. O último boletim epidemiológico (íntegra – 637 KB) publicado pela prefeitura aponta que 100% dos leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para tratamento da covid-19 no município estão ocupados.

Até a última 4ª feira (3.fev), 91.832 casos de covid-19 foram registrados em Bauru. Foram registrados 13.868 desde 1º de janeiro. No mesmo período, o número de mortes saltou de 299 para 364.

PREFEITA E DORIA SÃO DESAFETOS

Contrária às medidas de isolamento social, a prefeita Suéllen Rosim foi chamada de “negacionista” pelo governador João Doria (PSDB). Ela é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, adversário político do tucano.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, também criticou Rosim. Em entrevista no Palácio dos Bandeirantes na 3ª feira (2.fev), disse que “Bauru não pode virar Manaus”, em referência à crise de saúde pública na capital do Amazonas.

COMERCIANTES PROTESTAM CONTRA RESTRIÇÕES

No último domingo (31.jan), entidades e pessoas ligadas ao comércio de Bauru fizeram uma carreata contra o fechamento de estabelecimentos na cidade em função da pandemia.

De acordo com os organizadores, aproximadamente 1.000 carros participaram do movimento. Muitos deles exibiam faixas de apoio à prefeita.

Nesta 6ª (5.fev), o Sincomércio Bauru (Sindicato dos Comerciantes de Bauru e Região) contratou espaço publicitário no jornal O Estado de S. Paulo para protestar contra Doria.

Com o título “Doria, nóis num aguenta mais”, a peça convida o governador a visitar a cidade para “conhecer as reais condições” da cidade, de seu comércio e hospitais.

“Governador, empresas têm vida e, por trás de cada porta fechada em nossos lojas, existem muitas delas. Não seja o assassino das que sobreviveram”, afirma o texto.

protesto contra doria em bauru

Leia Mais:

+ Soja: Especialistas reafirmam que preços ainda não estão altos o suficiente para conter demanda

+ Geosys alerta para potencial perda de produção no RS, janela estreita para milho no PR e atraso na colheita com chuvas no MT

+ Chuvas retornam com volumes expressivos para o Brasil Central com formação do 1º corredor de umidade do ano

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário