Que tristeza! lavouras de soja do Paraná vazias de grãos... Embrapa Soja investiga 30 possibilidades

Publicado em 11/02/2021 15:32 e atualizado em 11/02/2021 16:21
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
Edição desta 5a.-feira, 11 de fevereiro/2021, com João Batista Olivi

As chuvas que demoraram a chegar no início da temporada 2020/21 de soja do Brasil chegaram de forma mais intensa e até mesmo excessiva em algumas áreas. No Paraná, a consequência destas condições de clima tem resultado no abortamento de vagens.

-- "Um grande período de dias sem incidência direta de luz solar tem sido um dos grandes problemas agronômicos dessa safra", explica Claudeir Pires, CEO da Academia da Soja, que vem visitando lavouras nas principais regiões produtoras do país.

-- "O excesso de nebulosidade em janeiro causou distúrbios fisiológicos nas plantas, que voltaram a vegetar, cresceram além do normal, desenvolveram muitas folhas e abortaram muitas vagens. Esse fenômeno ocorre em várias partes do estado, em menor ou maior grau, e deve afetar a produtividade final, já corrigida para baixo, neste levantamento", informa o boletim mensal da instituição.

No dia 5 foi emitido o primeiro alerta:

Excesso de chuvas prejudica soja em Dr.Camargo/PR com sombreamento, amarelamento e queda de vagens

LOGO nalogo

As lavouras de soja em Dr. Camargo no Paraná já sofreram com estiagem e falta de chuvas que atrasou o plantio em cerca de 35 dias e agora são impactadas pelo excesso de chuvas. O mês de janeiro teve um acumulado de 350 mm e fevereiro já registrou quatro chuvas na região.

Segundo o produtor rural Ildefonso Ausec, mais do que o excesso de chuvas, o excesso de sombreamento tem sido prejudicial às plantas com lavouras crescendo demais, folhas amareladas e vagens caindo. Outro ponto de preocupação é para o aumento da pressão de doenças neste cenário e da impossibilidade de aplicação de defensivos em meio as precipitações.

Ausec relata que ainda não é possível projetar índices de produtividade porque a safra está atrasada pelo plantio e pelo sombreamento e porque as lavouras estão bastante irregulares, enquanto alguns pontos têm perdas totais, outros estão em boas condições.

Outro impacto deste cenário será sentido na segunda safra de milho. Com a colheita da soja adentrando o mês de março, a janela de semeadura do cereal vai ocorrer fora do período ideal, mas deve acontecer ainda assim, já que 90% dos insumos necessários já estão adquiridos pelos produtores.

Publicado em 05/02/2021 10:56 e atualizado em 05/02/2021 13:06
Ildefonso Ausec - Produtor Rural

Lavouras de soja estão abortando no Paraná, veja imagens de ontem,  Maripá/PR:

Abaixo mais algumas imagens de soja improdutiva, em Dr. Camargo/PR:

lavoura_soja_paraná_excesso_chuva_problemas_drcamargo_ildefonso_ausec

lavoura_soja_paraná_excesso_chuva_problemas_drcamargo_ildefonso_ausec

lavoura_soja_paraná_excesso_chuva_problemas_drcamargo_ildefonso_ausec

lavoura_soja_paraná_excesso_chuva_problemas_drcamargo_ildefonso_ausec

lavoura_soja_paraná_excesso_chuva_problemas_drcamargo_ildefonso_ausec

lavoura_soja_paraná_excesso_chuva_problemas_drcamargo_ildefonso_ausec

lavoura_soja_paraná_excesso_chuva_problemas_drcamargo_ildefonso_ausec

Leia Mais:

+ Excesso de chuvas prejudica soja em Dr.Camargo/PR com sombreamento, amarelamento e queda de vagens

Governo estuda auxílio emergencial por 3 ou 4 meses a partir de março, diz Bolsonaro

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que o governo estuda renovar o auxílio emergencial por três ou quatro meses a partir de março, e voltou a defender a necessidade de se fazer isso com "responsabilidade fiscal".

"Está quase certo, ainda não sabemos o valor, com toda certeza, a partir... com toda certeza, pode não ser, né, a partir de março, 3, 4 meses, isso está sendo acertado, com o Executivo, e com o Parlamento também, porque temos que ter responsabilidade fiscal", disse Bolsonaro em rápida entrevista após evento em Alcântara (MA).

Pouco antes, em discurso na cerimônia para entrega de títulos de propriedade na cidade maranhense, Bolsonaro disse que o pagamento do auxílio aos vulneráveis que sofreram impactos da pandemia de Covid-19 representa endividamento para o país e não pode ser eterno.

"No momento a nossa equipe, juntamente com parlamentares, estudamos a extensão por mais alguns meses do auxílio emergencial", afirmou. "Repito, o nome é emergencial, não pode ser eterno, porque isso representa um endividamento muito grande do nosso país. E ninguém quer o país quebrado. E sabemos que o povo quer é trabalho."

A intenção do governo é pagar mais três parcelas de 200 reais do auxílio, mas o novo pagamento deverá ser apenas para pessoas desempregadas durante a pandemia e não deve abarcar os beneficiários do Bolsa Família, como foi feito com o benefício anterior, encerrado em dezembro.

A equipe econômica estuda, com o Congresso, uma alternativa que não viole a regra do teto de gastos, ou algum tipo de liberação legal para que o auxílio possa ser pago fora do teto.

Infraestrutura precária: veja como é o percurso da BR-158, que passa por Confresa/MT:

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário