Embrapa Tabuleiros Costeiros acompanha as primeiras lavouras de soja no semi-árido nordestino

Publicado em 05/03/2021 15:55 e atualizado em 06/03/2021 19:35
Antonio Dias Santiago - Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros
Entrevista com Antonio Dias Santiago - Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (por Frederico Olivi)

Podcast

Entrevista com Antonio Dias Santiago - Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Download

Com 1.500 hectares de lavouras de soja já em produção, o semi árido nordestino vai se apresentando como a mais nova fronteira agrícola do Brasil. O plantio da soja nessa região do País ainda é recente, com apenas seis primeiros agricultores produzindo as primeiras safras no ano de 2015, principalmente antigos fornecedores de cana da região do Agreste e Zona da Mata nordestina, tradicionais fornecedores das Usinas de açúcar e álcool.

Plantada em abril e colhida em setembro, numa area com índice de chuvas entre 400 a 500 mm no período,  para a produção de sementes, essa variedade de soja do semiárido nordestino está proporcionando uma produtividade na faixa entre 60 a 75 sacas por hectare, chamando a atenção de agricultores de outras regiões do País para a expansão da soja no semi árido.

Com essa produtividade alta e chuvas regulares no período o cultivo da soja no semi árido é real e vai trazer importantes investimentos para essa nova fronteira, diz Antônio Dias Santiago, pesquisador da Embrapa que está a frente dos trabalhos de melhoramento das variedades cultivadas no semi árido:

-- “Estamos sendo testemunhas de uma virada na produção agrícola do nordeste, oferecendo mais renda para os agricultores e desenvolvimento para mais de 600 municípios dessa regiao do Brasil",conclui Antônio Dias Santiago.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Damiano Campinas - SP

    Gostaria de saber qual a % de argila desta região onde estão plantando soja no semiárido?

    0