HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Janela curta para milho safrinha fortalece culturas alternativas como sorgo e consórcios forrageiros

Publicado em 12/03/2021 11:11 e atualizado em 12/03/2021 14:04
Flávio Wruck e Flávio Tardin - Embrapa Agrossilvipastoril e Embrapa Milho e Sorgo
Produtor que saiu do período ideal para cultivo do milho pode optar pode mudar de cultura na segunda safra mantendo os ganhos de rentabilidade e melhorando as condições do terreno para as safras seguintes

Podcast

Janela curta para milho safrinha fortalece culturas alternativas como sorgo e consórcios forrageiros

Download

LOGO nalogo

A safra de soja verão 2020/21 teve atrasos de plantio em diversas regiões do Brasil e isso refletiu também nas atividades da segunda safra de milho. Assim, muitas lavouras ficaram foram das janelas ideais de cultivo, o que aumenta o risco de redução de produtividade por questões climáticas.

Sendo assim, algumas outras culturas surgem como alternativas neste momento entre elas o sorgo e consórcios forrageiros, conforme explicam Flávio Wruck, chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril e Flávio Tardin, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Na opção pelo sorgo, o produtor acrescenta 20 dias à sua janela de plantio, pode melhorar condições de solo, combater nematóides e ainda rentabilizar bem, com o sorgo sendo negociado por 85% do valor de mercado do milho.

Já para os consórcios de forrageiras, existem diversas opções de mix de plantas, cada uma atendendo um objetivo específico e se adaptando melhor as características de cada terreno.

Confira a íntegra da entrevista com o chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril e com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário