Viés produtivista do agro não pode se sobrepor à preservação da água, aponta Afonso Peche

Publicado em 26/03/2021 11:49 e atualizado em 26/03/2021 13:50
Afonso Peche - Pesquisador do IAC e Especialista em Solos
Para o especialista, é preciso quebrar a visão da indiferença para a água e estabelecer uma relação equitativa

Podcast

Entrevista com Afonso Peche - Pesquisador do IAC e Especialista em Solos sobre a semana da Água

Download

LOGO nalogo

A pujança da agricultura brasileira, com foco no aumento da produtividade, precisa estar em relação de equidade com a importância da preservação da qualidade, uso consciente e armazenamento da água, conforme explica o professor Afonso peche, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e especialista em água e solo. 

"Não justifica ter um boom produtivo e, ao mesmo tempo, ter problemas relacionados aoas recursos hídricos. Essa indiferença com a água, esse tratamento de como se fosse um recurso extrativista, precisa ser rompido", disse. 

Segundo o especialista, a questão da água perpassa também pelo bom manejo de solo, com plantas com sistema radicular adequado, rotação de cultura, para que a água se infiltre da maneira correta - nem a mais, nem a menos - e consiga se manter armazenada no solo. 

Peche explica que a agricultura precisa adequar todos os espaços, preparando o ecossistema para as intempéries do clima, sendo possível passar por momentos de estiagem com água armazenada no solo ou d etempestades sem haver erosão, por exemplo. 

"É preciso tratar, além do consumo, que precisa ser racional, da questão de produção de água, armazenamento (superfície e subsolo), e por fim, a qualidade da água. Todo ser vivo precisa de água limpa", disse.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    Agua é vida, somente sabe quem já sofreu secas ou ano sim outro não como ha 60 anos no interior de Erechim, devido a isso migramos p/ Sta. Catarina; também fomos limitados nas secas de 76/77 na região Oeste de SC... e migramos para Sinop-MT ha 41 anos , aqui tem água só que devemos cuidar, com cobertura de solo durante o período da seca anual. Do contrário o solo vai se deteriorando.

    0