Uso do MIP e amostragem a campo são ferramentas para o produtor economizar com defensivos

Publicado em 09/04/2021 17:42 e atualizado em 11/04/2021 16:38
Sérgio Abud - Pesquisador de Transferência de Tecnologia da Embrapa
Entrevista com Sérgio Abud - Pesquisador do depto. de Transferência de Tecnologia da Embrapa, por Frederico Olivi

Podcast

Entrevista com Sérgio Abud - Pesquisador de Transferência de Tecnologia da Embrapa

Download

O MIP (manejo integrado de pragas) traz ganhos de produtividade e reduz os custos de produçao de uma lavoura, oferecendo sustentabilidade para a agricutura. Em entrevista ao reporter  Frederico Olivi, o pesquisador da area de tansferencia e tecnologia da Embrapa Sergio Abud da Silva, aponta os principais ganhos economicos que os agricultores conseguem ao implementar esse sistema de manejo nas áreas de cultivo.

Segundo  Abud, a produção de forma intensiva de agroquimicos traz redução da população dos inimigos naturais, aumentando consequentemente a população de pragas. O uso excessivo de defensivos quimicos para conter o avanço dessas pragas, principalmente inseticidas, promove ainda mais a diminuiçao dessa população de inimigos naturais, criando um desequilibrio no agroecossistema.

- "Precisamos restabelecer o equilibrio no agroecossistema e o Manejo Integrado, baseado principalmente na amostragem da sua lavoura (bater o pano), colentando as pragas e seus inimigos naturais, definem  o nivel de controle ideal para cada necessidade".

"Quando o agricultor implementa o Manejo Integrado de Pragas o custo de produção reduz sensivelmente, porque há uma queda do uso de defensivos quimicos. Portanto, o MIP é um sistema de controle extremamente mais viavel, do ponto de vista economico e sustentavel para a agricutura", aponta Sergio Abud da Silva da Embrapa.

(Saiba mais na entrevista acima).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário