Dia do zootecnista: profissional pode ajudar na mitigação da pressão dos custos de produção de proteínas animais

Publicado em 13/05/2021 14:56 e atualizado em 13/05/2021 15:39
Renata Helena Branco Arnandes - Pesquisadora Científica de Zootecnia do IZ
Formulação de dietas especiais para os animais, com alternativas para substituição de insumos, podem ser aplicadas e ainda assim garantir bons resultados na produção

Podcast

Entrevista com Renata Helena Branco Arnandes - Pesquisadora Científica de Zootecnia do IZ sobre o Índices Zootécnicos em Tempos

Download

LOGO nalogo

Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia do Zootecnista, profissional responsável pela melhoria na qualidade da produção animal e aumento na quantidade produzida, além de ajudar a garantir a segurança alimentar de forma sustentável.

De acordo com a pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ) de São Paulo, Renata Helena Branco Arnandes, a importância do zootecnista se mostra, sobretudo, em temos como os atuais em que o país atua como grande produtor de carnes não só para o mercado interno como para exportação, e ao mesmo tempo, o produtor enfrenta altos custos na alimentação dos animais. 

"Neste sentido, o papel do zootecnista é de extrema importância na construção de uma dieta para que o animal consiga exprimir todo seu potencial produtivo com menores custos", explica. 

A pesquisadora aponta que a substituição de parte do milho e do farelo de soja por outros insumos, como cereais de inverno, deve ser estudada regionalmente pelos profissionais para garantir a viabilidade tanto financeira quanto nos resultados zootécnicos positivos. 

"É possível construir uma formulação específica com insumos alternativos para cada setor produtivo e ainda assim obter boa produção de proteína. Entretanto, outros componentes que são dolarizados e que cujos preços estão altos, como suplementos vitamínicos e de aminoácidos, não são fáceis de serem substituídos, sobretudo na alimentação dos monogástricos", afirma.

Além de melhorar a qualidade na produção, o zootecnista também dá o suporte para que a produção aumente de maneira sustentável, garantindo o bem-estar do animal e do meio ambiente em geral. "O Brasil tem vastidão, tecnologia e potencial para produzir de maneira sustentável, mas é preciso que estes critérios sejam aplicados em propriedades que ainda atuam de forma obsoleta", ponderou.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães dos Santos
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário