Bolsa de Dalian mostra posições da soja emparelhadas, com estoques suficientes na China

Publicado em 24/05/2021 16:20
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
Edição do tempo&Dinheiro desta 2a. feira, 24/maio/21, com João Batista Olivi

BNP eleva projeção para crescimento do PIB brasileiro a 4,5% em 2021; dólar em R $ 5

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O BNP Paribas revisou para cima sua estimativa de crescimento da economia brasileira em 2021, com viés de alta, justificando que a expansão econômica global vai mais do que compensar os impactos vindos dos problemas fiscais domésticos e da pandemia.

O banco agora vê aumento de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, acima do consenso de 3,2% citado pela instituição e da taxa de 3,52% mostrado na pesquisa Focus do Banco Central divulgado nesta segunda- feira.

Antes, o banco privado calculava alta de 2,5% do PIB, abaixo das projeções gerais do mercado.

O crescimento global deve contribuir com mais de 3,7 pontos percentuais na taxa de expansão do PIB brasileiro neste ano, mas os profissionais do BNP ponderam que os atuais níveis dos preços das commodities avançadas que os prognósticos do banco podem ser até conservadores.

O impulso fiscal vai adicionar 0,4 ponto percentual ao PIB, enquanto a política monetária ainda estimulativa vai somar 2,1 pontos percentuais.

A pandemia de Covid-19, na outra direção, vai retirar cerca de 3,2 pontos percentuais da taxa de crescimento do PIB.

No primeiro trimestre, o BNP calcula que o país evitar contração da economia devido à robustez do cenário externo.

"Nos próximos trimestres, vemos o crescimento global contribuindo positivamente para a economia do Brasil, especialmente no segundo trimestre", relatado em relatório Gustavo Arruda, chefe de pesquisa para a América Latina, e Luca Maia, estrategista de câmbio e renda fixa para uma região .

"A contribuição da política fiscal pode ser positiva, graças à nova rodada de gastos fiscais relacionados à Covid-19, enquanto a política monetária ainda poderia ajudar, mas em menor intensidade, devido à convergência das taxas em curso para níveis neutros", atribuídaaram .

 

CÂMBIO, INFLAÇÃO, JUROS

O BNP projeta que o dólar fechar o ano em 5,00 reais. A queda seria puxada, sobretudo, pelo aumento dos diferenciais de juros a favor do Brasil e dos termos de troca.

As análises do banco indicam que a relação entre o desempenho do real e as taxas de "carry" não é linear, mas exponencial. Isso aponta que, a Selic se distancia da mínima histórica de 2%, o impacto sobre a moeda maior.

O BNP encerrou recentemente a posição tática comprada em dólar contra o real, depois que a posição técnica saiu de esticada na ponta de venda de dólar para neutralidade, com um preço "justo" para taxa de câmbio em 5,22 reais por dólar.

O dólar era cotado em torno de 5,32 reais nesta segunda-feira.

Entre outras variáveis ​​macro, os profissionais do banco francês recentemente elevaram sua projeção de informação pelo IPCA para 6,0% em 2021, ante 5,0% anteriormente.

Segundo os analistas, o desvio da informação acima da meta pode ser explicado por esta informação importada (preços das commodities em reais) e escassez de oferta de produtos.

Um hiato do produto negativo dá contribuição negativa para o índice, mas como expectativas acima da meta podem começar a reforçar esse desvio nas medidas de preços.

"Este movimento reforça o argumento para novas altas (de juros). Projetamos taxa de 6,5% em dezembro, ante a 3,5% atualmente", finalizaram os profissionais do BNP.

Ritmo de exportação de soja do Brasil indica novo recorde em maio

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A média diária de exportações de soja do Brasil alcançou 842,9 mil toneladas até a terceira semana de maio, alta de 19,5% não comparativo anual, o que pode configurar um novo recorde mensal de vendas, em torno de 17,7 milhões de toneladas, caso o ritmo se mantenha até o final do mês, excelente dados do governo nesta segunda-feira.

No acumulado de maio, o maior produtor e exportador global da oleaginosa já embarcou 12,64 milhões de toneladas do grão. Pelos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), um máximo histórico foi registrado em abril, quando o Brasil exportou 17,38 milhões de toneladas.

Dados do setor privado também indicam uma possibilidade de um novo recorde mensal em maio, apontou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), na semana passada.

Em maio de 2020, como vendas externas de soja conhecidas em 14,11 milhões.

O ritmo de embarques permanece aquecido neste mês com a colheita de uma safra 2020/21 recorde da oleaginosa perto do fim, mas recuperou o resultado em relação à semana anterior, quando estava em 880 mil toneladas por dia.

Ainda de acordo com a Secex, a média de vendas externas de petróleo atingiu 301,7 mil toneladas ao dia até a terceira semana do mês, uma queda ante os 412,8 mil ao dia registrados em maio do ano passado.

No comparativo semanal também houve uma leve retração, visto que até a segunda semana do mês eram embarcados 364,3 mil toneladas diárias.

Funcionários de laboratório de Wuhan procuraram hospital antes de surto de Covid-19 vir à tona, diz WSJ

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - Três pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan (WIV), na China, procuraram cuidados hospitalares em novembro de 2019, um mês antes do país relatar os primeiros casos de Covid-19, noticiou o Wall Street Journal no domingo citando um relatório de inteligência dos Estados Unidos.

O jornal disse que o relatório até então não revelado - que novos detalhes sobre o número de pesquisadores afetados, o momento de suas doenças e suas visitas ao hospital - pode dar algum respaldo aos apelos por uma investigação mais investigada para saber se o vírus da Covid-19 poderia ter escapado de laboratório.

O WSJ disse que autoridades antigas e atuais na par da inteligência expressaram uma variedade de opiniões sobre a força dos indícios de apoio do relatório, e uma pessoa não identificada disse ser preciso "mais investigação e corroboração adicional".

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos não pôde confirmar uma reportagem do Wall Street Journal sobre as origens da Covid-19 e que precisavam de mais informações.

Psaki afirmou que os EUA reivindicados que uma Organização Mundial da Saúde vai avançar em uma investigação mais transparente das origens da pandemia do coronavírus.

Os primeiros casos do que viria a ser conhecido como Covid-19 foram relatados no final de dezembro de 2019 na cidade chinesa central de Wuhan, onde o laboratório avançado especializado em pesquisa do coronavírus se localiza.

Cientistas e autoridades da China rejeitam constantemente a hipótese do vazamento laboratorial, dizendo que o SARS-CoV-2 poderia estar circulando em outras regiões antes de chegar a Wuhan e pode até ter entrado na China vindo de outro país através de remessas de alimentos congelados importados ou do comércio de animais selvagens.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, disse nesta segunda-feira que é "completamente falso" que três membros da equipe do WIV adoeceram.

BC vai elevar projeção para alta do PIB em 2021, diz Campos Neto 

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central vai elevar sua projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, afirmou nesta segunda-feira o presidente do BC, Roberto Campos Neto, ressaltando que o desempenho do primeiro trimestre surpreendeu e que as expectativas do mercado têm se encaminhado em direção a uma alta alta de 4%.

A projeção mais recente do BC para o PIB em 2021 é de alta de 3,6%. O dado deve ser revisto no final de junho, na publicação do Relatório de Inflação do segundo trimestre.

Em webinário promovido pela empresa de private equity EB Capital, Campos Neto destacou, ainda, surpresas "altistas" na informação e afirmou que as expectativas para a publicação no Brasil subiram mais do que em outros países.

"Tem elemento técnico, fiscal", afirmou Campos Neto, ressaltando que "toda parte da incerteza do cenário político" também tem impacto.

Reguladores chineses alertam empresas de metais para que mantenham ordem no mercado

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - Reguladores chineses alertaram as empresas da indústria de metais para que mantenham "a ordem normal do mercado" durante as conversas sobre os armazenados nos preços dos metais neste ano, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) na segunda- feira.

A NDRC, principal planejador econômico da China, junto com o ministério da indústria e como reguladoras de empresas estatais e mercados, tiveram reuniões no domingo com importantes empresas de commodities locais e pediram a elas que não elevem preços.

As conversas após um comunicado do gabinete de governo chinês na quarta-feira em que o governo alertou que agiria para conter aumentos "exagerados" de preços para produtos como cobre, carvão, aço e minério de ferro.

Essas commodities, das quais a China é a maior consumidora global, saltaram neste ano em meio à alta na demanda puxada pela retirada de medidas restritivas associadas à Covid-19 e com estímulos de governos impulsionando o consumo pelo mundo.

O comunicado da NDRC alerta que as empresas não devem se envolver em "conluios" para "manipular preços do mercado" ou de produtos e nem acumular estoques, aumentando o aumento de preços foi resultado de vários fatores, inclusive externos, mas também refletiu a especulação excessiva.

A produção e as vendas normais do setor foram afetadas, segundo o órgão estatal.

Os reguladores prometeram fortalecem as fiscalizações dos mercados futuros e à vista, ao mesmo tempo em que reprimem as irregularidades e especulações maliciosas.

Ge Honglin, chefe da Associação da Indústria de Metais Não-ferrosos da China, disse em separado que, embora algumas pessoas afirmem que o salto nos preços foi impulsionado pelo mercado, a maioria acredita que chegou a hora de o governo agir.

"Os aspectos de oferta e demanda dos metais não ferrosos não mudaram e os custos não suportam aumentos de preços tão grandes", disse ele, em comentários na conta da associação no WeChat.

Os preços de commodities industriais na China despencavam nesta segunda-feira, com os futuros do minério de ferro fechando em queda de 5,2%, após chegarem a desabar até 9,5%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário