Investir em capital humano é a saída para encontrar soluções para problemas climáticos, produtivos e econômicos

Publicado em 21/06/2021 18:53 e atualizado em 15/12/2021 09:45
Conexão Campo Cidade -
O crescimento tecnológico permitiu que a sociedade global tivesse maior conforto e qualidade de vida. No agronegócio, o aumento de produtividade apenas foi possível com os avanços industriais, aliados a manejos conservacionistas. No Brasil, a Embrapa teve um papel fundamental para que o país se tornasse um expoente no agronegócio global

Podcast

CONEXÃO CAMPO CIDADE (21/06)

Download

LOGO nalogo

O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.

Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade

conexão campo e cidade 1

O que foi destaque no programa:

Capital humano

O investimento em capital humano é uma necessidade para o futuro do agronegócio, já que a capacitação e a especialização das pessoas caíram drasticamente durante a pandemia de Covid. No passado do Brasil, durante o Governo Geisel, centenas de cientistas brasileiros foram enviados para o exterior para aprender as melhores práticas agrícolas do mundo. Assim nasceu a Embrapa e a tropicalização da agricultura no Brasil.

Valores sociais

Conforme as tecnologias avançaram, os valores sociais e os comportamentos de consumo mudaram. Há cerca de 20 anos atrás, ter o carro próprio era um dos maiores desejos de consumo das pessoas. Hoje em dia, com a popularização da economia compartilhada, ter o carro próprio virou um investimento desnecessário.

Sucessão familiar

A continuidade das propriedades rurais é uma preocupação constante, já que a agricultura familiar produz 70% dos alimentos produzidos no Brasil. Os jovens, que antes abandonavam suas raízes em busca de melhores condições de vida nas cidades, atualmente fazem o caminho contrário e se especializam para continuarem nas propriedades de suas famílias. A agricultura digital, ou 4.0, foi um fator importantíssimo para que essa mudança de perspectiva fosse possível.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário